Deus e Sua sede de sangue

Ir à página 1, 2, 3 ... 12, 13, 14  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Sarah
Sem-noção mor
Sem-noção mor

MensagemEnviada: 23-01-2008 1:42 am Responder com Citação

Oi, gente!

esse assunto surgiu numa conversa com meu amiguinho daniel, rs... falávamos sobre a necessidade dos sacrifícios no antigo testamento. pq era necessário que os animais fossem mortos e tal, tanto derramamento de sangue?

a questão não é o motivo que talvez passe na cabeça de todo mundo (passou pela minha, rs) de ser uma lei... a questão é: por que deveria haver morte de animais inocentes?

conversei com minha irmã e ela disse algo interessante: que o pecado gera morte. logo, era preciso haver morte pra que a pessoa fosse perdoada de seus pecados. tudo bem. mas as dúvidas que ficam são:
pq um animal que não tinha absolutamente nada a ver com o assunto tinha que entrar na história? rs. outra: hoje ñ precisamos mais de sacrifícios pq Jesus já morreu, ele foi o Cordeiro sacrificado por nós. mas pegando palavras emprestadas, rs, Deus não poderia simplesmente falar: deixa pra lá, eu te amo? pq ainda assim teve que ter sangue no meio?

eu tenho certeza que vai ter uns comentários bem interessantes por aqui. pelo menos espero por isso, rs. já adianto que já me chamaram de cética o suficiente aqui no fórum, então se alguém já tiver pensando na possibilidade, arrume outro adjetivo. =p

rs... mas é sério, o que vcs pensam sobre isso, hein?

SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 23-01-2008 1:50 am Responder com Citação

Então, antes que alguém queira crucificar a Sarah, fui eu que dei a idéia do título do tópico... Rolling Eyes

Mas esses questionamentos realmente me incomodam. Muitas pessoas não conseguem conciliar a lógica sangrenta de Deus com as palavras de amor de Jesus, inclusive eu tenho essa dificuldade.

Espero que esse tópico ajude a aplacar as minhas dúvidas e as da minha amiguinha Sarah... Smile

Voltaire
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
atlas
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 23-01-2008 5:50 am Responder com Citação

Olha... se vai aplacar as suas dúvidas, eu não sei, mas talvez ajude a começar a entender...

Acho que a irmã da Sarah já deu boa parte da resposta.... ou seja, o pecado gera morte e, por isso, deve ser transferido para o sangue do animal (imaginando que estamos falando de Velho Testamento). Obviamente, o perdão para o pecado não está no sacrifício em si, mas na fé em que aquele sangue limpa, purifica, o pecado que a pessoa cometeu, daí todas as leis rituais de Levítico. Talvez a melhor imagem deste processo todo esteja em Levítico 16, de onde surgiu a expressão "bode expiatório" que usamos até hoje. E Levítico 17:11 fala que a essência da vida está no sangue, versículo usado, por exemplo, pelas testemunhas de Jeová para opor-se à transfusão sanguínea.

Se nos choca idéia do sacrifício do animal que expia os pecados individuais e de um determinado povo, muito mais nos choca a idéia do sacrifício humano, e, no caso específico do cristianismo, do sacrifício do próprio Deus feito homem, em prol da humanidade. Como disse anteriormente, a ênfase não está no sacrifício em si, mas sim na fé de que aquele sangue derramado perdoa e salva o pecador. Deus já havia dito por intermédio do profeta, que "misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos" (Oséias 6:6). Jesus comentou este versículo duas vezes (Mateus 9:13 e 12:7), sabendo, na sua onisciência, que Ele próprio seria ofertado em sacrifício. E não podemos nos esquecer de que, quando Deus pediu a Abraão que sacrificasse Isaque (Gênesis 22), era também a fé que estava em jogo. Afinal, foi a fé de Abraão de que impediu o sacrifício, pois ele cria que, mesmo se sacrificasse seu filho, Deus o ressuscitaria (Hebreus 11:19).

Dito isto, o fato é que existe um certo mistério que envolve o sacrifício de animais, ou mesmo o sacrifício humano de determinadas culturas e civilizações. Eu ia dizer "civilizações passadas", mas se nós observarmos bem, até hoje existe sacrifício humano em muitos países ditos civilizados. A pena de morte é o melhor exemplo. Existe pena de morte em países muçulmanos, por exemplo, em que se aplica a "sharia", a lei religiosa. Existe também nos EUA, em que a pena de morte é uma espécie de "sacrifício civil" das penas criminais, ou seja, o Estado oferece a vida do criminoso como pagamento pelo seu pecado de ter tirado a vida da vítima. E, sejamos sinceros, ¿quantos de nós, por mais que sejamos contra a pena de morte, quando estamos diante de crimes cruéis, como aquele do João Hélio no Rio de Janeiro, não sentimos uma vontade enorme, mesmo que por um instante, de ver os criminosos pagarem com a própria vida?

Existe, portanto, toda uma relação atávica do ser humano com o sangue. As religiões animistas comprovam isso. As macumbas nas encruzilhadas também. O desejo de vingança idem. Mas não só o sangue é que deve ser oferecido em sacrifício. É muito comum, não só no Brasil, que, antes de beberem, as pessoas ofereçam um "gole pro santo". Existe, portanto, uma idéia primitiva, atávica, genética talvez, do contato com uma divindade que requer um determinado sacrifício. De onde vem isso? Não sei... perdeu-se na poeira dos tempos, mas no próprio relato da criação, em Gênesis 3:21, depois do pecado instalado no mundo, Deus faz túnicas de pele para Adão e Eva. Ora, para fazer túnicas de pele para ambos foi necessário matar algum animal. E isto gerou desordem num mundo que, até então, vivia em harmonia. No primeiro homicídio da Bíblia, Caim mata Abel (Gênesis 4), e quando Deus lhe pergunta onde está o irmão, ele responde com outra pergunta, o clássico "sou eu o guarda do meu irmão?" (v. 9), ao que Deus lhe diz, finalmente, que o sangue de Abel clamava desde a terra (v. 10), como se o sangue derramado na terra clamasse por justiça. Curiosamente, neste que é o primeiro homicídio e, talvez, o segundo pecado narrado na Bíblia, Caim é punido de outra forma que não a morte, pois Deus prometeu vingar quem o matasse (v. 15), mas, digamos, a regra bíblica é que, como disse a irmã da Sarah, o pecado gera morte (Romanos 6:23).

Ainda que esta relação sangue-sacrifício tenda a continuar envolta no mistério, no misticismo, eu acho que o cristianismo é original exatamente por romper com essa tradição humana ancestral e propor um sacrifício único e radical por todos os pecados da humanidade, a cruficicação do próprio Deus-homem, que nos permite viver, na plenitude da fé, a graça de sermos salvos em Cristo.

http://ocontornodasombra.blogspot.com/
http://www.e-cristianismo.com.br

Editado pela última vez por atlas em 23-01-2008 7:36 am, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Medley
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 23-01-2008 6:47 am Responder com Citação

Essa é uma dúvida bem interessente
vou pesquisar alguns textos biblicos
Very Happy

"Uma masmorra com Cristo é um trono, e um trono sem Cristo é um inferno".
(Martinho Lutero)

Acesse o meu blog. Very Happy
www.twitter.com/gosteidisso
www.twitter.com/dannsouza
www.gosteidisso.com.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 23-01-2008 9:19 am Responder com Citação

Atlas, pelo que eu entendi Deus instituiu o sacrifício para que a fé do homem fosse em algo mais palpável?

Voltaire
John4EVER
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 23-01-2008 9:37 am Responder com Citação

Isso é simbolismo, certo?
e tem um significado, certo?

Não tem nada de místico nisso.
Faby
Arrebatado
Arrebatado

MensagemEnviada: 23-01-2008 10:07 am Responder com Citação

Nossa! Eu gostei muito das explicações do Atlas.

Realmente, nos comovemos c/ a morte d animais inocentes; porém, nos eskecemos q Jesus tb era Sto. e inocente, e deu a vida por nós em sacrifício.

http://www.kids4truth.com/newcreationportuguese.html
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
atlas
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 23-01-2008 11:12 am Responder com Citação

Forever escreveu:
Isso é simbolismo, certo?
e tem um significado, certo?

Não tem nada de místico nisso.

De fato, Forever, para nós, cristãos, tudo isto é simbolismo. Quando me referi ao misticismo, tinha em mente esta relação genérica que há entre sangue e sacrifício na maioria das religiões primitivas, ou mesmo em religiões que não exigem sacrifício de animais, como o budismo e hinduísmo, mas em que sempre há algum tipo de oferta aos deuses pelo pecado do ser humano, ou pelo seu "aperfeiçoamento", o que não deixa de ser uma maneira de dizer a mesma coisa.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
atlas
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 23-01-2008 11:17 am Responder com Citação

SwItChFoOt escreveu:
Atlas, pelo que eu entendi Deus instituiu o sacrifício para que a fé do homem fosse em algo mais palpável?

Switch, eu não saberia te responder exatamente esta pergunta, mas talvez fazer apenas algumas suposições, no sentido de que a resposta ao seu questionamento parece ser afirmativa.

O fato é que a harmonia do Éden foi quebrada pelo pecado do homem e, ato contínuo, um animal (ou mais) é sacrificado pelo próprio Deus para fazer as túnicas de pele de Adão e Eva (Gênesis 3:21). No relato de Caim e Abel, Deus diz que a terra clama pelo sangue derramado (Gênesis 4:9-10). Ao que parece, não havia, até então, nenhum tipo de ritual religioso, pois Gênesis 4 diz o seguinte:

25 Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
26 A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor.

Então, foi somente a partir do momento em que Abel foi substituído por Sete que os homens começaram a invocar o nome do Senhor, ou seja, começaram a identificar-se como uma família especialmente ligada a Deus. Sem querer entrar em muitos detalhes sobre isso, me chama a atenção o fato da substituição de Abel por Sete preceder o primeiro ritual religioso (ou invocação de Deus pelo ser humano) na Bíblia. Talvez essa seja uma figura do que viria a ser o sacrifício substitutivo de Cristo por nós.

Então, voltando especificamente à sua pergunta, me parece que Deus dá valor ao que você chama de palpável, e ao que Paulo chama de "sombras das coisas futuras" (Colossenses 2:17). De alguma maneira, estes sacrifícios apontavam para a crucificação de Jesus, mas não era o palpável que justificava alguém, e sim a fé no palpável, no caso, no sangue que escorria do altar. São, portanto, vislumbres do que seria um relacionamento com Deus a partir do Novo Testamento.

SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 23-01-2008 11:23 am Responder com Citação

Então o sangue sempre foi um intermediário entre Deus e o homem? Eu digo "sempre foi" porque até os dias atuais somos remidos pelo sangue do Cordeiro.

Voltaire
atlas
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 23-01-2008 11:44 am Responder com Citação

SwItChFoOt escreveu:
Então o sangue sempre foi um intermediário entre Deus e o homem? Eu digo "sempre foi" porque até os dias atuais somos remidos pelo sangue do Cordeiro.

Nem sempre... há exceções mesmo no regime sacrificial.

Bem, aí eu acho que entra o livro de Hebreus, né... o livro todo, mas o capítulo 9 diz o seguinte:

22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.
23 De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes.

A exceção era feita aos muito pobres, conforme está em Levítico 5:

11 Se, porém, as suas posses não bastarem para duas rolas, ou dois pombinhos, então, como oferta por aquilo em que houver pecado, trará a décima parte duma efa de flor de farinha como oferta pelo pecado; não lhe deitará azeite nem lhe porá em cima incenso, porquanto é oferta pelo pecado;
12 e o trará ao sacerdote, o qual lhe tomará um punhado como o memorial da oferta, e a queimará sobre o altar em cima das ofertas queimadas do Senhor; é oferta pelo pecado.
13 Assim o sacerdote fará por ele expiação do seu pecado, que houver cometido em alguma destas coisas, e ele será perdoado; e o restante pertencerá ao sacerdote, como a oferta de cereais.

De qualquer maneira, o simbolismo estava presente, bem como o material palpável, para usar a expressão que você comentou.

SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 23-01-2008 11:48 am Responder com Citação

Deus não poderia ter escolhido uma simbologia menos macabra?

Voltaire
atlas
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 23-01-2008 12:33 pm Responder com Citação

SwItChFoOt escreveu:
Deus não poderia ter escolhido uma simbologia menos macabra?

Esta também é uma excelente pergunta...

Primeiro, temos que entender o que é macabro para nós hoje, pode ser macabro pra mim, pra você, mas talvez não seja pra quem sacrifica um frango na encruzilhada.

Digo isso porque o conceito de "macabro" varia de pessoa para pessoa, e de cultura para cultura, mesmo em "tribos" como a dos góticos, por exemplo, que se reúnem em cemitérios. Para mim, isso é, digamos, exótico, mas não considero macabro, embora tenha quem assim o considere. A "farra do boi" e as touradas em Madrid podem parecer macabras para muitos de nós, mas para muitos catarinenses e espanhóis, não é. A escravidão era algo considerado normal até o começo do século XIX. A colonização de países africanos por potências européias era considerada normal até metade do século XX. Remover à força e matar milhões de pessoas de fome, em nome de uma ideologia, era considerado "normal" na Rússia de Stalin, na primeira metade, e na China de Mao Tse Tung, na segunda metade do século XX. Direitos humanos é algo recente na história da humanidade, e só ganhou força mesmo após a Segunda Guerra Mundial. Mesmo assim, torturar presos, até nas prisões americanas, é algo ainda considerado "normal" por muita gente. Vide Guantânamo e Abu Graib.

Enfim, cada época e cada civilização tem o seu grau de "normalidade". Será que o sacrifício de animais foi a única maneira que Deus encontrou para se relacionar com uma civilização específica, a dos judeus na Palestina de 3.000 anos atrás? Será que era esta a única linguagem que eles entendiam, já que todas as civilizações antigas tinham essa, digamos, queda pelo sangue? Não sei...talvez tenha sido assim.

Entretanto, Deus deixou claro, várias vezes, que não tinha prazer nos sacrifícios. Davi, por exemplo, diz no Salmo 51:

16 Pois tu não te comprazes em sacrifícios; se eu te oferecesse holocaustos, tu não te deleitarias.
17 O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

E, ainda:

Isaías 1:11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.

E Deus deixa claro que os sacrifícios só foram instituídos cerimonialmente após o êxodo do Egito:

Jeremias 7:

21 Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei a carne.
22 Pois não falei a vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.

Essas são questões que também me intrigam, Switch, mas não acho que temos hoje todos os elementos que nos permitam entender como se dava exatamente este relacionamento sacrificial no passado remoto. Quando essas questões aparecem, eu me conforto com o que Jesus disse:

João 16:12 Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora.

SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 23-01-2008 12:50 pm Responder com Citação

Eu sou catarinense e acho macabra a "Farra do Boi"... Confused

Em todos os exemplos que você citou sempre houveram vozes contemporâneas aos fatos denunciando o absurdo e a violência dos atos citados. O conceito de violência e brutalidade sempre foi claro, as pessoas que costumam ignorá-lo por comodismo ou impotência.

Voltaire
Sarah
Sem-noção mor
Sem-noção mor

MensagemEnviada: 23-01-2008 1:50 pm Responder com Citação

(é só aqui ou a página do dot tá cortada? não consigo ler as últimas palavras! Confused )

hum, mas não impediu que eu pudesse entender o que tava escrito, rs. gostei muito das explicações do Atlas. mas eu tenho uma pergunta, que talvez soe repetitiva, mas tudo bem... no que diz respeito a fé. se é fé, porque ter algo palpável como o sangue de um animal? quero dizer, a fé ñ deve depender de coisas palpáveis, certo?

SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 23-01-2008 2:03 pm Responder com Citação

Sarah, isso também tá acontecendo comigo. Quando quero ler os tópicos, estou clicando em post reply, pra ler os últimos posts.

E eu achei ótima sua pergunta.

Voltaire
atlas
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 23-01-2008 2:31 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
(é só aqui ou a página do dot tá cortada? não consigo ler as últimas palavras! Confused )

hum, mas não impediu que eu pudesse entender o que tava escrito, rs. gostei muito das explicações do Atlas. mas eu tenho uma pergunta, que talvez soe repetitiva, mas tudo bem... no que diz respeito a fé. se é fé, porque ter algo palpável como o sangue de um animal? quero dizer, a fé ñ deve depender de coisas palpáveis, certo?

É verdade, Sarah...

Sacrifício, entretanto, é um fenômeno do Velho Testamento, e alguma forma de símbolo era necessária. O êxodo do Egito é o acontecimento marcante e, por assim dizer, fundador da nação de Israel, da sua divisão em 12 tribos, das instruções específicas do tabernáculo, dos dez mandamentos, da arca e seus querubins, do pentateuco, enfim, de uma série de instituições que marcariam para sempre este povo. Acho que o livro de Hebreus inteiro fala desta transição do Velho para o Novo Testamento, em especial do capítulo 9 ao 11, que mostra a transição do sacrifício para a fé.

SwItChFoOt
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 23-01-2008 2:35 pm Responder com Citação

Acho que sacrifício não é algo inerente somente ao Velho Testamento. Afinal, foi através do sacrifício do Cordeiro que foi concedida a Graça. O Novo Testamento é a história de um sacrifício extremo.

Voltaire
Sarah
Sem-noção mor
Sem-noção mor

MensagemEnviada: 23-01-2008 2:54 pm Responder com Citação

pois é... foi nisso que pensei tb no sacrifício de Cristo. de qualquer maneira eu vou rever Hebreus daqui a pouco, quando sair daqui, rs...

cara, que chato isso de ñ dar pra ler... mas obrigada pela dica, daniel, rs.

QUEST
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 23-01-2008 3:25 pm Responder com Citação

Atlas, só agora percebi sua assinatura. Você crê que seja assim mesmo... mulheres não devem usar "roupas" de homens??? Rolling Eyes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Munição de Deus Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3 ... 12, 13, 14  Próximo
Página 1 de 14

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!