| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 25-01-2008 2:28 pm |
|
|
haha, a ordem dos fatores ñ altera a soma...
então, eu tb espero participar até o fim (minha net tá problemática). vamos ver no que vai dar isso. preciso roubar a bíblia do meu irmão. =p _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
|
|
 |
FJunior Sarado

Registrado: Feb 03, 2003 Idade: 30 Mensagens: 3291 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: 25-01-2008 2:34 pm |
|
|
|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 25-01-2008 2:40 pm |
|
|
| FJunior escreveu: | | Lilindinha escreveu: | | FJunior escreveu: | | Lilindinha escreveu: |
(Né Jorge Fernando não??) |
NÃO SEI, eu sou CRENTE, não assisto a globo não... =P |
hehehe, sabia! Eu sei q é esse o nome pq sou fã dos filmes da Xuxa, hahahaha |
fã dos filmes da Xuxa?
se você me falsse que gostou de Sexo, Amor e traição
ou Se eu fosse você... eu já iria ficar assustado... agora Xuxa e os duendes???? Xuxa quer ser criança?
Se fosse ao menos Xuxa contra o baixo astral, crâssico dos anos 80
ou então... Lua de Cristal... eu até entenderia... mas... Xuxa e os macrobióticos... Xuxa e os chineses... não desce...  |
Lua de cristal, que me faz cantar, faz de mim estrela, que eu já sei brilhaarrr.. hahahah Desde sempre sou fã, assim como você é crente,  |
|
|
 |
FJunior Sarado

|
Enviada: 25-01-2008 2:45 pm |
|
|
| Lilindinha escreveu: | | FJunior escreveu: | | Lilindinha escreveu: | | FJunior escreveu: | | Lilindinha escreveu: |
(Né Jorge Fernando não??) |
NÃO SEI, eu sou CRENTE, não assisto a globo não... =P |
hehehe, sabia! Eu sei q é esse o nome pq sou fã dos filmes da Xuxa, hahahaha |
fã dos filmes da Xuxa?
se você me falsse que gostou de Sexo, Amor e traição
ou Se eu fosse você... eu já iria ficar assustado... agora Xuxa e os duendes???? Xuxa quer ser criança?
Se fosse ao menos Xuxa contra o baixo astral, crâssico dos anos 80
ou então... Lua de Cristal... eu até entenderia... mas... Xuxa e os macrobióticos... Xuxa e os chineses... não desce...  |
Lua de cristal, que me faz cantar, faz de mim estrela, que eu já sei brilhaarrr.. hahahah Desde sempre sou fã, assim como você é crente,  |
fiquei aqui agora a imaginar você cantando... principalmente, na hora do brilhaarrrrr... com esta voz aí de pastorinha...rs  |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
|
|
 |
FJunior Sarado

|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 25-01-2008 6:24 pm |
|
|
Valadão não, pow!
Tb lerei no fim de semana.
Fui, voltarei ao meu css! |
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 25-01-2008 10:56 pm |
|
|
cara, eu peguei pra ler agora a tarde e já acabei tudo! haha... por isso que eu gosto da NVI. queria comentar um monte de coisas, mas vou esperar vcs lerem.
em off: lívia, como é a parte principal daquela música da xuxa que começa assim: vou pintar um arco íris de energiiiiia...
cara, faz duas semanas que to tentando lembrar e não consigo! rs. pode me falar por mp, se quiser, haha. _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
|
|
 |
FJunior Sarado

|
Enviada: 25-01-2008 11:10 pm |
|
|
| Lilindinha escreveu: | | Sarah escreveu: | cara, eu peguei pra ler agora a tarde e já acabei tudo! haha... por isso que eu gosto da NVI. queria comentar um monte de coisas, mas vou esperar vcs lerem.
em off: lívia, como é a parte principal daquela música da xuxa que começa assim: vou pintar um arco íris de energiiiiia...
cara, faz duas semanas que to tentando lembrar e não consigo! rs. pode me falar por mp, se quiser, haha. |
heheh, pq tá me perguntando isso? rs
Perae q vou tentar lembrar! Só você mesmo pra me fazer isso, hahaha
Ah, pode falar aqui? melhor mandar por mp msm! |
garotas, garotas...
vocês sabiam que depois da roda já inventaram um monte de coisa interessante... como o vaso sanitário e pasmen, o google... =P |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 25-01-2008 11:12 pm |
|
|
eita, é mesmo.. e eu aqui digitando tudo.. tadinha de mim! Claro né, seu Fábio Chico Junior |
|
|
 |
FJunior Sarado

|
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 25-01-2008 11:34 pm |
|
|
ah, a lívia procurou, mas eu não procurei pq achei que ela ia lembrar... haha... agora sim, cara... duas semanas pensando nisso! =p
podemos voltar ao assunto do tópico, rsrs... _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 25-01-2008 11:40 pm |
|
|
É mesmo, voltemos ao assunto, hein Fjunior! hehehe |
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 28-01-2008 1:16 pm |
|
|
e aí, gente, vcs leram Hebreus ou não? haha... eu li tudinho, pq me empolguei. to doida pra que a gente chegue nos capítulos 7, 8 e 9... mas tudo bem, rs.
então eu vou começar, tá? já que ninguém se manifestou ainda...
bem, acho que os três primeiros capítulos são apenas uma introdução. mas que, óbvio, é necessária, pq já começa falando sobre Jesus, aquele que seria o sacrifício.
a princípio eu fiquei confusa com o lance dos anjos, quando no versículo 4 do capítulo 1, fala que ele se tornou superior aos anjos. fiquei pensando, putz, mas Ele não era Deus? então sempre foi superior aos anjos, rs. mas depois no capitulo 2 fala melhor, falando que Ele tinha sido feito menor que os anjos (ao vir à Terra como homem, certo?) e depois foi glofiricado.
mas, falando do sacrifício, tem uma parte, no capítulo 2 que já toca nesse assunto.
Hebreus 2:14 - "Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, (15) e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte. (16) Pois é claro que não é a anjos que ele ajuda, mas os descendentes de Abraão. (17) Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus, e fazer propiciação pelos pecados do povo. (18 ) Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados."
bien, aqui não esclarece muita coisa, mas já vem a idéia do sumo sacerdote, que vai prevalecer durante o resto do livro, né? e talvez precisaremos ter uma idéia mais clara de que como agia o sumo sacerdote no VT.
por enquanto eu nem sei mto o que comentar, pq como disse, não esclarece mta coisa, por ser só uma introdução. eu ainda tenho umas perguntas e outras coisas pra comentar, mas tá mais pra frente. e vou esperar vcs falarem alguma coisa tb, hahaha.
=) _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 28-01-2008 2:33 pm |
|
|
Bem, eu só li os três primeiros capítulos, mas percebi algumas coisas:
No capítulo 1 deixa claro que o autor quer mostrar muitas referências de Cristo no VT, penso eu que era justamente para confirmar aquilo que Ele falou de quem era e o que viera fazer.
No 2, me pareceu que o povo da época dava muita importância aos anjos (lembrei daquela passagem do tanque de Betesda), onde eles eram até mais considerados do que Cristo. Então o autor deixa claro a soberania de Jesus, mesmo dizendo que Ele se fez menor, isto é, se fez homem, mas que era ao mesmo tempo Deus. Interessante também que o autor deixa bem claro que os anjos não necessitavam de sacrifício, mas sim o homem.
No 3, o autor continua dizendo que Jesus é o sumo sacerdote. Entendi que a alusão é usada muito mais para que os judeus compreendessem o que Cristo veio fazer na terra. Lembrei da passagem em que os fariseus discutiam com Jesus, dizendo-se seguidores de Moisés. Deveria esta ser uma idéia muito presente naquele tempo, por isso o enfoque do autor em dizer que Jesus tem maior glória que Moisés. |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 28-01-2008 2:53 pm |
|
|
Achei uma explicação boa de sumo sacerdote e o seu papel:
| Citação: |
O Velho Testamento nos ajuda a entender a obra de um sumo sacerdote. O sumo sacerdote levita agia como representante dos homens, entrando na presença do Senhor para oferecer sangue em benefício dos homens pecadores. Em nenhum outro lugar esta função é ilustrada mais vividamente do que nos eventos do Dia da Expiação. Neste dia, o décimo dia do sétimo mês de cada ano, o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos do tabernáculo para fazer expiação pelos seus próprios pecados e pelos do povo.
Levítico 16 descreve o que era feito neste dia. O sumo sacerdote, depois de lavar seu corpo e vestir as vestes santas, punha um incensário cheio de incenso no Santo dos Santos para formar uma nuvem sobre o propiciatório. O Santo dos Santos era a menor das duas salas dentro do tabernáculo. A arca da aliança ficava localizada nesta sala e era ali que Deus se encontrava com o homem. A cobertura da arca da aliança era chamada de propiciatório. Dois bodes eram escolhidos como oferenda pelo pecado e sortes eram lançadas sobre eles. Um bode teria que ser morto e oferecido ao Senhor em benefício do povo; o outro seria um bode emissário. Um novilho era selecionado também como uma oferenda pelo sumo sacerdote e sua família.
O sumo sacerdote matava o novilho fora do santuário propriamente e levava um pouco de sangue do novilho para dentro do Santo dos Santos, onde aspergia-o sobre o propiciatório. Em frente do propiciatório ele aspergia sangue, com o dedo, sete vezes, para fazer expiação por seus próprios pecados e os de sua família. A nuvem de incenso na sala protegia-o de ver o Senhor e morrer como conseqüência. Ele, então, matava o bode selecionado por sorte para ser a oferenda e levava um pouco de sangue para dentro do Santo dos Santos, mais uma vez espalhando o sangue em cima e na frente do propiciatório, para fazer expiação pelos pecados do povo. Depois, o bode vivo era levado para o deserto e solto, levando embora consigo os pecados do povo. Os corpos do novilho, do bode e de um carneiro oferecido como holocausto eram totalmente queimados.
Fonte: http://www.estudosdabiblia.net/d48.htm
|
Vale a pena dar uma lida em Levíticos 16, onde Deus fala a Moisés qual a função do sumo sacerdote e depois é passado a Arão.
Os sumo sacerdotes só poderiam ser da descendência de Arão, daí fiquei pensando se Jesus era. Pelo texto que postei acima não era não e que o livro de Hebreus explica isso... só que esse assunto é mais para frente, né? rs |
|
|
 |
FJunior Sarado

|
Enviada: 28-01-2008 7:17 pm |
|
|
os três primeiros capítulos mostra como Jesus é o meio, por assim dizer; a mediação entre homens e Deus. Como se trata da introdução, a coisa fica meio confusa... mais adiante o livro de Hebreus fala como Jesus foi sarificado antes de todas as coisas e por isso, o capítulo 1, fala que por meio dEle, Jesus, o Cristo, todas as coisas foram feitas... o que nos remete a João, quando diz que no principio era o verbo e o verbo era Deus e sem Ele nada do que se fez se faria... ou seja, antes de todas as coisas Jesus já havia sido entregue... por isso Ele se tornou menor do que os anjos pra em seguida se tornar maior que todos e se assentar a direita de Deus Pai.
A introdução também chama a atenção para a incredulidade, mostando como a falta de fé impediu que a geração de Moisés entrasse no descanso do Senhor. O texto chama a atenção para o fato que que o pecado pode nos impedir de crer...
Além disso, fala que por hora Jesus foi glorificado e aguarda para até que aqueles que devem ser salvos se salvem para em seguida ter todos os seus inimigos de fato sujeitados aos seus pés, incluindo o Diabo.
Por conta disso nos é exigido fé... pois somos como a geração de Moisés, que neste momento atravessa o deserto em direção à terra prometida. Como diria Karl Barth, estamos no meio da madrugada, caminhando para o dia que em breve raiará em todo o seu esplendor. Por isso nós é exigido a fé, para continuarmos crendo, até que seja chegada a hora de entrarmos na terra prometida, a saber, o vida eterna dada a nós por meio de Jesus, que se fez menor do que os anjos, sujeito a todas as tentações, experimentou a morte, sem pecados... doou a sua vida para que nós não conhecessemos a morte. |
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 28-01-2008 10:25 pm |
|
|
eu tinha esquecido de comentar esse lance da incredulidade. não lembro exatamente como tá escrito, mas me fez lembrar daquela velha questão: é possível perdemos a salvação?
visto que o povo de Israel tinha a promessa de entrar na Terra, mas perderam a chance por causa do seu pecado (quem entrou foi outra geração). fazendo uma comparação, será que, apesar de termos a promessa do céu, por causa da graça, através da fé, tb não podemos perdê-la?
fiquei pensando nisso. sei que não tem mto a ver com o tópico, mas já que decidimos falar sobre todo o livro de Hebreus, acho pertinente.
gostei da citação da lívia sobre o sumo sacerdote. é mais ou menos isso o que vai falar depois, nos outros capítulos. isso de Santo Lugar, Santo dos Santos, que eu achei super legal, rs, mas deixa pra quando chegar lá. vou dar uma olhada em levítico depois. _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
FJunior Sarado

|
Enviada: 28-01-2008 11:46 pm |
|
|
| Sarah escreveu: | eu tinha esquecido de comentar esse lance da incredulidade. não lembro exatamente como tá escrito, mas me fez lembrar daquela velha questão: é possível perdemos a salvação?
visto que o povo de Israel tinha a promessa de entrar na Terra, mas perderam a chance por causa do seu pecado (quem entrou foi outra geração). fazendo uma comparação, será que, apesar de termos a promessa do céu, por causa da graça, através da fé, tb não podemos perdê-la?
fiquei pensando nisso. sei que não tem mto a ver com o tópico, mas já que decidimos falar sobre todo o livro de Hebreus, acho pertinente.
gostei da citação da lívia sobre o sumo sacerdote. é mais ou menos isso o que vai falar depois, nos outros capítulos. isso de Santo Lugar, Santo dos Santos, que eu achei super legal, rs, mas deixa pra quando chegar lá. vou dar uma olhada em levítico depois. |
o que é a salvação? ou como obtemos a salvação?
a nossa salvação se sustenta sobre a fé em Jesus Cristo crucificad, morto por conta dos nossos pecados; Jesus entregue por amor de nós para nos purificar de todo mal, toda corrupção e nos livrar da condenação, pois o salário do pecado é a morte, assim diz a Bíblia.
Logo, a incredulidade, ou a perca da fé neste Cristo crucificado, inocentemente, em nosso lugar pode nos levar a perder a salvação, pois é sim pela Graça, pelo favor imerecido que somos salvos, mas também é por meio da fé, o que o livro vai dizer mais lá adiante no capítulo 11 ou 12... não me recordo agora...
| Citação: |
Hebreus 3
12 Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo;
13 antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; 14 porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial;
15 enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação;
16 pois quais os que, tendo-a ouvido, o provocaram? Não foram, porventura, todos os que saíram do Egito por meio de Moisés?
17 E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura contra os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?
18 E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes?
19 E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade. |
o interessante deste trecho é:
1. O que endurece o coração do homem é o pecado, não no sentido talvez, do pecado pelo pecado, mas a culpa de de repente não conseguir de imediato nos afastar de um ou de alguns pecados; pois é preciso lembrar que a consciência do pecado e mais ainda a culpa, o não se sentir limpo é o que sempre nos separa de Deus, e é esta a maior das acusações do Diabo, que sempre tenta nos afastar de Deus nos acusando, dizendo em nossos ouvidos que não somos aptos de nos achegarmos a Deus, pois Deus é Santo e é Fogo Consumidor, tipo de pensamento bem difundido nas igrejas neopentecostais; o que se contradiz com o principio da Graça, da Cruz de Cristo, do sacrificio de Jesus nos limpando e nos redimindo e nos perdoando de todo o pecado.
2. o texto exorta para que nós perseveremos na confiança inicial; qual é esta confiança se não a de que por meio de Jesus Cristo temos o acesso a vida eterna, acesso ao Deus Todo Poderoso, que nos enxergar não diretamente, mas pelo retrovisor que é Jesus, para que não sejamos consumados, ou seja, Deus é sim Santo, e Fogo Consumidor, mas por amor de nós, Ele nos enxergar por meio de Jesus, que morreu em nosso lugar para que tivessemos livre acesso ao Pai e acesso a vida eterna.
3. Portanto, a perca desta fé, desta confiança inicial pode sim nos levar a perder a salvação, que é dom gratuito de Deus.
4. A desobediência do povo de Israel e por consequência o pecado que provocou a ira de Deus, não nasceu senão da falta de fé, da incredulidade, que impediam eles de descansarem e esperarem no Deus Vivo, que havia prometido levá-lo em segurança para uma terra que manava lei e mel. Ou seja, a falta de fé no Cristo nos leva a desodebiência e todos os demais pecados; ou ainda, a falta de fé no favor imerecido de Deus, que nos perdoa de todo o pecado, essa falta de fé que nasce de uma consciência contaminada pela culpa, nos leva a desobediência e todos os outros pecados. |
|
|
 |
|
]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in