| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
FJunior Sarado

Registrado: Feb 03, 2003 Idade: 27 Mensagens: 3282 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: 07-02-2008 3:22 am |
|
|
| Lilindinha escreveu: | | Ah gente, 1 Samuel nem é tão grande assim... Ai, pra mim o VT sempre foi proveitoso... tá, tudo bem, então vamos para Romanos... |
quer votação? =P |
|
|
 |
|
|
 |
Livita Em Terapia

Registrado: Mar 01, 2004 Mensagens: 2566 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: 07-02-2008 3:25 am |
|
|
Não, já decidiram né... fazer o quê?? Parece até aquele comercial de carro, rs.
Então, hoje é a leitura do último capítulo, né? _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
FJunior Sarado

|
Enviada: 07-02-2008 4:13 am |
|
|
| Lilindinha escreveu: | Não, já decidiram né... fazer o quê?? Parece até aquele comercial de carro, rs.
Então, hoje é a leitura do último capítulo, né? |
tu dorme cedo hein? |
|
|
 |
elitejp Vício ao Extremo!

Registrado: May 04, 2006 Idade: 27 Mensagens: 903 Localização: Reserva do Iguaçu, PR
|
Enviada: 07-02-2008 10:40 am |
|
|
| Sarah escreveu: |
eu li o lance do caio fábio aí. não entra diretamente no assunto, fala sobre a Lei e tal. e realmente é mais ou menos o que falávamos aqui. |
Há uma frase dita por Caio que a meu ver entra diretamente no assunto:
"Sabe qual é o problema?
É a Bíblia! É a relação dos crentes com a Bíblia, que é mais forte do que o vinculo deles com Jesus".
Um pouco menos de Bíblia, e mais de Jesus! Às vezes nós pensamos que sabemos tanto, tanto, tanto... e tanto saber às vezes não leva a nada. Como diz Paulo, e eu uso em forma de pergunta: "Convém saber tanto?" Se saber tanto fosse o fundamental, ou fosse tão importante ficar investigando as minúcias da Palavra, Jesus teria se dado bem com escribas, doutores da lei e fariseus. _________________ É preciso deixar o dia de hoje morrer para que o dia de amanhã possa ser salvo. Nós temos a péssima mania de querer salvar o dia na véspera. (elitejp)
|
|
|
 |
FJunior Sarado

|
Enviada: 07-02-2008 1:00 pm |
|
|
| elitejp escreveu: | | Sarah escreveu: |
eu li o lance do caio fábio aí. não entra diretamente no assunto, fala sobre a Lei e tal. e realmente é mais ou menos o que falávamos aqui. |
"Sabe qual é o problema?
É a Bíblia! É a relação dos crentes com a Bíblia, que é mais forte do que o vinculo deles com Jesus".
Um pouco menos de Bíblia, e mais de Jesus! Às vezes nós pensamos que sabemos tanto, tanto, tanto... e tanto saber às vezes não leva a nada. Como diz Paulo, e eu uso em forma de pergunta: "Convém saber tanto?" Se saber tanto fosse o fundamental, ou fosse tão importante ficar investigando as minúcias da Palavra, Jesus teria se dado bem com escribas, doutores da lei e fariseus. |
acho que o Caio quis dizer foi a relação dos crentes com a Bíblia, não nesse sentido de abandono da Bíblia e apego a Jesus, mas sim no sentido de reconhecer que muita coisa na bíblia é história, pois já se cumpriu e outras coisas ainda estão em voga... mas não nesse sentido... deixemos a bíblia... pelo contrário, é um incentivo a se apegar ao que realmente importa, o que realmente aponta pra Jesus e fatalmente o reconhecimento da caduquice de muita coisa... |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 07-02-2008 2:43 pm |
|
|
| FJunior escreveu: | | elitejp escreveu: | | Sarah escreveu: |
"Sabe qual é o problema?
Um pouco menos de Bíblia, e mais de Jesus! Às vezes nós pensamos que sabemos tanto, tanto, tanto... e tanto saber às vezes não leva a nada. Como diz Paulo, e eu uso em forma de pergunta: "Convém saber tanto?" Se saber tanto fosse o fundamental, ou fosse tão importante ficar investigando as minúcias da Palavra, Jesus teria se dado bem com escribas, doutores da lei e fariseus. |
acho que o Caio quis dizer foi a relação dos crentes com a Bíblia, não nesse sentido de abandono da Bíblia e apego a Jesus, mas sim no sentido de reconhecer que muita coisa na bíblia é história, pois já se cumpriu e outras coisas ainda estão em voga... mas não nesse sentido... deixemos a bíblia... pelo contrário, é um incentivo a se apegar ao que realmente importa, o que realmente aponta pra Jesus e fatalmente o reconhecimento da caduquice de muita coisa... |
Aí, concordo com o FJunior, até porque se largarmos a Bíblia, como conheceremos as coisas que Deus nos fala e o próprio Jesus? E outra, isso iria virar uma bola de neve que no final das contas ninguém a leria e estaríamos mais vulneráveis a qq vento de doutrina. _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 08-02-2008 12:50 am |
|
|
é, então... tb acho isso. além do que falaram, penso que muitas vezes as pessoas se apegam tanto à bíblia, mas sequer entendem o que tá lá. quero dizer, quase idolatram a bíblia, mas nem a seguem...
haha, tadinha da lívia, ela queria I Samuel.... vamos fazer o seguinte então, ele será o próximo, pode ser? já deixamos isso decidido desde já.
e pq ninguém comentou o final? oras... tão esperando eu comentar, é? vcs são muito certinhos com isso de ordem, haha... ok, comentarei agora.
então, o que eu vejo no capítulo 13 são umas instruçoes (podemos falar assim?) sobre como viver corretamente depois de tudo o que aconteceu, todo o sacrifício. pra que ele não seja em vão. sendo amorosos, praticando a hospitalidade, honrando o casamento, sendo humilde, obedecendo os líderes... isto também pq não precisamos mais praticar sacrifícios. mas não significa que podemos viver de qualquer modo, certo?
legal esses versículos:
Hebreus 13:15-16 - "Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome. Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada."
e, bueno, falando agora de forma geral: eu ainda não compreendo totalmente qual a necessidade do derramamento de sangue. não to falando dos sacrifícios, mas o porquê do sangue. mas depois de tudo o que foi dito, cheguei à conclusão de que era apenas um simbolismo. que já visava o que viria acontecer, no caso, o sacrifício de Cristo. o sacrifício de Cristo, o sangue derramado na cruz, só teria sentido se houvesse na mente das pessoas a idéia do sacrifício, do cordeiro entregue pelos pecados. e se as pessoas não entendessem isso, de que valeria a morte do Messias?
se poderia ter usado um outro simbolismo, nenhum faria tanto sentido. e acho que a mensagem principal disso é: nenhum sacrifício foi perfeito, exceto o de Cristo. por isso ele é eterno e por isso hoje vivemos debaixo da graça. |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 09-02-2008 1:27 am |
|
|
FJunior, você demorou muito, então postarei na sua frente, haha, e olha que te dei uma chance enorme para responder  rs
Bom, eu tinha bastante coisa para falar aqui, estava tudo na minha cabeça mas acabei esquecendo, para não perder o costume.
No cap 13 o autor dá as últimas exortações para os hebreus, incentivando-os ao amor a Deus e uns para com os outros. Fala dos líderes, que as pessoas deveriam respeitá-los e tal. Mas acho que o papel mais "difícil" ficou com os líderes mesmo, rs, já que eles têm que dá o exemplo.
O que vi em todo este livro é que Deus alerta aos cristãos que a salvação é para todos, seus pecados já foram perdoados pelo sacrifício do Sumo Sacerdote de linhagem real chamado Jesus. Eu estava lendo um livro hoje que falava justamente de todas as maldades e falta de amor que os sacerdotes faziam e tinham na época dos profetas. Esta deveria ser a idéia dos judeus da época, que os sacerdotes estavam deturpados pelo poder. E eu pensei, será que isso tem alguma coisa a ver por Jesus não fazer parte da linhagem da tribo de Levi, isto é, não fazer esta associação?
Este livro também nos ajuda muito hoje em dia, já que temos a tendencia de querer nos salvar por nossas próprias mãos, não percebendo toda a graça que nos foi dada. E a questão da fé que é muito abordada pelo autor, rs.
Sobre o livro de Romanos penso que será muito interessante o estudo, já que fala sobre muita coisa que Hebreus diz, voltado para os gentios. Eu até já tenho algumas dúvidas que ficaram da vez que estudei ele,rs. Ah, sobre o livro de Samuel depois do de Romanos penso que pode ser deixado para depois. Acho melhor lermos Habacuque, de onde foi tirado o versículo que tanto em Hebreus quanto em Romanos foi citado, "O justo viverá pela fé". _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
FJunior Sarado

|
Enviada: 09-02-2008 1:49 am |
|
|
duas considerações, a primeira o versículo 4:
"Digno de honra seja entre todos o matrimônio, bem como o leito sem mácula, porque Deus julgará os impuros e os adulteros"
outro é o penultimo, que faz uma referência a Timoteo, discipulo de Paulo, o que leva a crer q foi Paulo sim que escreveu a carta de Hebreus, considerando que ele era versado na Lei e antes era o perserguidor dos cristãos... |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 09-02-2008 2:03 am |
|
|
| FJunior escreveu: | duas considerações, a primeira o versículo 4:
"Digno de honra seja entre todos o matrimônio, bem como o leito sem mácula, porque Deus julgará os impuros e os adulteros"
outro é o penultimo, que faz uma referência a Timoteo, discipulo de Paulo, o que leva a crer q foi Paulo sim que escreveu a carta de Hebreus, considerando que ele era versado na Lei e antes era o perserguidor dos cristãos... |
Eu ia falar esse versículo lá no outro tópico, haha
Olha, isso de fazer referência não quer dizer mta coisa não. Mesmo que o autor esteja na Itália e tal, haha. E pq ninguém sabe ao certo quem é? Muitos falam que poderia ser Apolo. _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
FJunior Sarado

|
Enviada: 09-02-2008 2:05 am |
|
|
| Lilindinha escreveu: | | FJunior escreveu: | duas considerações, a primeira o versículo 4:
Olha, isso de fazer referência não quer dizer mta coisa não. Mesmo que o autor esteja na Itália e tal, haha. E pq ninguém sabe ao certo quem é? Muitos falam que poderia ser Apolo. |
pra mim é Paulo... |
|
|
 |
Medley Internado!

Registrado: May 12, 2003 Idade: 27 Mensagens: 1063 Localização: Guarujá, SP
|
Enviada: 09-02-2008 9:21 am |
|
|
| FJunior escreveu: | | Lilindinha escreveu: | | FJunior escreveu: | duas considerações, a primeira o versículo 4:
Olha, isso de fazer referência não quer dizer mta coisa não. Mesmo que o autor esteja na Itália e tal, haha. E pq ninguém sabe ao certo quem é? Muitos falam que poderia ser Apolo. |
pra mim é Paulo... |
Pra mim não foi Paulo que escreveu Hebreus, todas cartas de Paulo tem um começo uma saudação e um final, Hebreus não tem, sem dizer que a escrita é diferente. =] |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 09-02-2008 11:40 pm |
|
|
| Lilindinha escreveu: |
O que vi em todo este livro é que Deus alerta aos cristãos que a salvação é para todos, seus pecados já foram perdoados pelo sacrifício do Sumo Sacerdote de linhagem real chamado Jesus. Eu estava lendo um livro hoje que falava justamente de todas as maldades e falta de amor que os sacerdotes faziam e tinham na época dos profetas. Esta deveria ser a idéia dos judeus da época, que os sacerdotes estavam deturpados pelo poder. E eu pensei, será que isso tem alguma coisa a ver por Jesus não fazer parte da linhagem da tribo de Levi, isto é, não fazer esta associação? |
isso é legal, hein... realmente a idéia principal do livro é, na verdade, quebrar a idéia da Lei o do sacrifício de animais que ainda tava muito presente na cabeça das pessoas. acho que era difícil entender o sacrifício de Cristo e a graça, por isso todas as comparações com os sacrifícios de animais (na verdade não é comparação, né, rs).
e sim, eu acho que os judeus ficavam mais confusos por causa disso. como entender Jesus sendo um sumo sacerdote sem pertencer à linhagem. e além de sumo sacerdote, Ele era o próprio sacrifício... |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 09-02-2008 11:42 pm |
|
|
| Lilindinha escreveu: | | FJunior escreveu: | duas considerações, a primeira o versículo 4:
esse versículo se encaixa no outro tópico mesmo.. rs. mas isso se refere a depois do casamento, ou não?
e realmente, o discurso de Hebreus é mto diferente dos outros de Paulo. tb ñ acho que seja ele... |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 09-02-2008 11:59 pm |
|
|
| Sarah escreveu: | | Lilindinha escreveu: |
O que vi em todo este livro é que Deus alerta aos cristãos que a salvação é para todos, seus pecados já foram perdoados pelo sacrifício do Sumo Sacerdote de linhagem real chamado Jesus. Eu estava lendo um livro hoje que falava justamente de todas as maldades e falta de amor que os sacerdotes faziam e tinham na época dos profetas. Esta deveria ser a idéia dos judeus da época, que os sacerdotes estavam deturpados pelo poder. E eu pensei, será que isso tem alguma coisa a ver por Jesus não fazer parte da linhagem da tribo de Levi, isto é, não fazer esta associação? |
isso é legal, hein... realmente a idéia principal do livro é, na verdade, quebrar a idéia da Lei o do sacrifício de animais que ainda tava muito presente na cabeça das pessoas. acho que era difícil entender o sacrifício de Cristo e a graça, por isso todas as comparações com os sacrifícios de animais (na verdade não é comparação, né, rs).
e sim, eu acho que os judeus ficavam mais confusos por causa disso. como entender Jesus sendo um sumo sacerdote sem pertencer à linhagem. e além de sumo sacerdote, Ele era o próprio sacrifício... |
E Rei né? O autor pouco fala sobre isso, O classifica mais como Sumo Sacerdote do que Rei. Será que ele também tinha em mente um rei terreno ou foi mesmo para não confundir mais a mente dos judeus? Se bem que ele fala do Melquisedeque... _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 10-02-2008 12:02 am |
|
|
| Sarah escreveu: |
esse versículo se encaixa no outro tópico mesmo.. rs. mas isso se refere a depois do casamento, ou não?
e realmente, o discurso de Hebreus é mto diferente dos outros de Paulo. tb ñ acho que seja ele... |
Acho que para depois, já que diz matrimônio né? Mas ele no outro tópico vai gerar mtas interpretações, rs.
Aff, não to recebendo confirmações dos tópicos respondidos... to perdida, rs. _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 10-02-2008 12:06 am |
|
|
| Lilindinha escreveu: | | Sarah escreveu: | | Lilindinha escreveu: |
E Rei né? O autor pouco fala sobre isso, O classifica mais como Sumo Sacerdote do que Rei. Será que ele também tinha em mente um rei terreno ou foi mesmo para não confundir mais a mente dos judeus? Se bem que ele fala do Melquisedeque... |
acho que ñ foi pra confundir mais, hehe... e o lance do Melquisedeque foi justamente pra eles entenderem melhor. a comparação, por causa do troço da linhagem e tal... |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 10-02-2008 12:06 am |
|
|
E aí povo, vamos continuar com as leituras? Quando começamos? É Romanos mesmo né? Vamos continuar por aqui ou em outro tópico? Eu faço muitas perguntas, né? haha _________________ Lívia
Eita canseira...
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 10-02-2008 12:07 am |
|
|
| Lilindinha escreveu: | | Sarah escreveu: |
Acho que para depois, já que diz matrimônio né? Mas ele no outro tópico vai gerar mtas interpretações, rs.
Aff, não to recebendo confirmações dos tópicos respondidos... to perdida, rs. |
heheheh... é vero.
tb não to recebendo!!! =(
que será? |
|
|
 |
Sarah Sem-noção

|
Enviada: 10-02-2008 12:08 am |
|
|
| Lilindinha escreveu: | | E aí povo, vamos continuar com as leituras? Quando começamos? É Romanos mesmo né? Vamos continuar por aqui ou em outro tópico? Eu faço muitas perguntas, né? haha |
hahaha... acho que o ideal seria começar em outro tópico, né... até pq poderemos voltar nesse assunto de sacrifícios mtas vezes ainda... rs.
é, quando começamos? |
|
|
 |
|