| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
FJunior Sarado

Registrado: Feb 03, 2003 Idade: 31 Mensagens: 3291 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: 05-02-2008 2:18 pm |
|
|
| Lilindinha escreveu: | Então:
Cap. 11: Capítulo dos heróis da fé, como é bem conhecido por muita gente. Interessante é que tem um versículo que fala que o sangue de Abel ainda fala até os dias de hoje por meio da fé, assim como a fé que as outras figuras bíblicas que o texto cita.
|
só abrindo um parênteses aqui, falando de Abel... uma coisa q sempre me inquietou era o fato de pq a oferta de Abel foi mais agradável a Deus do que a de Caim e lendo agora o livro de Hebreus e especificamente este livro dos heróis da fé, algo me remeteu ao fato de Abel ter oferecido a Deus os frutos e tal por fé e amor... enquanto que Caim acreditou que se comprasse o presente mais caro, aquilo que lhe fosse mais útil agradaria o coração a Deus... o que remete ao sacríficios... lembrando que foram animais que Caim ofereceu, ou seja, sangue... talvez o segundo sacrificio da história... mas como a Bíblia mesmo diz, ofertas de bois e ovelhas Deus não se agrada, mas de um coração puro... talvez aí esteja a grande diferença... Abel ofereceu de coração puro tendo a certeza que não era o valor da oferta que agradaria o coração de Deus... já Caim podia acreditar que quanto maior fosse a oferta mais Deus se agradaria dEle se pondo ao seu dispor... alguma semelhança com os dias de hoje? acho q não né...rs |
|
|
 |
|
|
 |
FJunior Sarado

|
Enviada: 05-02-2008 2:42 pm |
|
|
| Lilindinha escreveu: | Então:
Cap. 10: No começo fica claro que o autor explica o que Jesus disse que ia vir fazer, que se encontra em Salmos 40. Em quase todo o livro ele faz a ligação do que está escrito no Livro das Leis, justificando assim suas palavras. O autor usa a figura do Santo dos Santos, dizendo que temos acesso direto ao Pai, isto é, uma forma de deixar mais claro ainda a partir do conhecimento que os hebreus tinham. O que deve ter assustado muita gente na época, e muitos deveriam chamar isto uma ofensa à religião. No final do capítulo há um claro estímulo aos novos cristãos que pareciam ainda estar confusos em relação ao novo paradigma da salvação, como o FJunior bem falou.
Cap. 11: Capítulo dos heróis da fé, como é bem conhecido por muita gente. Interessante é que tem um versículo que fala que o sangue de Abel ainda fala até os dias de hoje por meio da fé, assim como a fé que as outras figuras bíblicas que o texto cita.
Uma que me chamou a atenção foi a citação que ele faz de Raabe, que além de ser prostituta era gentia. Tudo o que os hebreus discriminavam na época. Apesar de que o autor não entra no mérito da discussão de que Jesus morreu pelos gentios também (pelo menos não explicitamente), acredito que tenha sido proposital mostrar que fazia parte dos planos de Deus que os gentios O conhecessem e fossem salvos através de Jesus, citando o exemplo da mulher. Aqui também o autor reitera o incentivo à fé.
Cap. 12: A disciplina que Deus dá aos pecados humanos. Isso me lembrou de Adão e Eva, quando Deus os expulsa do paraíso e fala quais seriam as consequências da desobediência. E Deus faz isso por misericórdia, para que eles tivessem a chance de se salvar da morte. E por misericórdia Ele permite que as consequências de nossos pecados sirvam como disciplina, transformando o que seria maldição em bênçãos (tem um versículo que fala sobre isso né?). Gostei muito do versículo 11:
Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.
Nos versículos de 18 a 24 o autor faz um paralelo entre antes com a Lei e depois com a Graça, quando fala que até mesmo Moisés tinha medo do encontro com Deus e agora, através de Jesus, chegamos a Deus, pelo sangue que é melhor do que o sangue de Abel.
E termino com:
Hebreus 12. 28 e 29 Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois o nosso 'Deus é fogo consumidor'". |
| Citação: | Hebreus 12
14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; |
outro ponto que me chamou a atenção e pode ser matéria de um imenso debate é o versículo acima... pois vemos a longo do livro inteiro de Hebreus o convite do autor ao crentes fervorosos a largarem a vida de sacrificios e justiças próprias para simplesmente crerem em Jesus... daí no capítulo 12, o autor fala de deixar o pecado, de resistir e combater o pecado... o que quer dizer que não vamos cometer mais pecados, pelo contrário, devemos combater, resistir... pois por fim, ele fala que sem santificação ninguém verá a Deus... então eu me pergunto... e a salvação?
ora, será que não há uma separação aqui?
a salvação por meio de Jesus, mas o ver a Deus, através da santificação?
o que nos remete ao Êxodo, quando Deus tirou todos do Egito, mas nem todos viram a Deus... premissa esta que se contradiz com o que o livro diz um pouco atrás, que por meio da fé em Cristo Jesus, o véu foi rasgado e um caminho novo e vivo nos foi descoberto e por meio de Jesus podemos nos achegar a Deus no Santo dos Santos, lugar onde apenas o sumo sacerdote uma vez por ano podia entrar...
isso me remete também as bem-aventuranças:
| Citação: |
Mateus 5
1 E JESUS, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. |
no inicio do Sermão da Montanha, que Jesus fez para judeus, que ainda não haviam se convertido à Graça, era uma multidão que estava ali por conta da fama de Jesus que havia corrido... tanto que no final do sermão Ele fala sobre a lei: Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
então seria possível imaginar que a salvação está desvinculada do ver a Deus?
e mais, por que Jesus falou que os pobres de espirito (ou nas versões mais antigas os pobres mesmo) herdariam o reino dos céus? - por que não evocou a Lei ou a Graça por meio do próprio sacríficio... o que explicaria muita coisa... por exemplo, os pobres que morrem ao derredor do mundo inteiro sem chance de conhecer o evangelho, ou de se converter... já estão de antemão condenados? os milhares de africanos que morrem todos os dias e que não crêem em Deus já estão condenados ao fogo eterno?
a quem se aplica as bem-aventuranças? |
|
|
 |
FJunior Sarado

|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 05-02-2008 3:50 pm |
|
|
| FJunior escreveu: | | Lilindinha escreveu: | Então:
|
só abrindo um parênteses aqui, falando de Abel... uma coisa q sempre me inquietou era o fato de pq a oferta de Abel foi mais agradável a Deus do que a de Caim e lendo agora o livro de Hebreus e especificamente este livro dos heróis da fé, algo me remeteu ao fato de Abel ter oferecido a Deus os frutos e tal por fé e amor... enquanto que Caim acreditou que se comprasse o presente mais caro, aquilo que lhe fosse mais útil agradaria o coração a Deus... o que remete ao sacríficios... lembrando que foram animais que Caim ofereceu, ou seja, sangue... talvez o segundo sacrificio da história... mas como a Bíblia mesmo diz, ofertas de bois e ovelhas Deus não se agrada, mas de um coração puro... talvez aí esteja a grande diferença... Abel ofereceu de coração puro tendo a certeza que não era o valor da oferta que agradaria o coração de Deus... já Caim podia acreditar que quanto maior fosse a oferta mais Deus se agradaria dEle se pondo ao seu dispor... alguma semelhança com os dias de hoje? acho q não né...rs |
É verdade, por toda a história Deus quer que os homens tenham um coração puro, o clichê de "não quantidade e sim qualidade" se aplica bem aqui. Isso me lembrou também a senhora que deu 5 moedas de oferta e que Jesus falou que a dela foi a maior, porque deu tudo o que tinha, isto é, na verdade ela deu a pequena oferta só que de coração puro, por amor, não por querer agradar a Deus pela quantidade. |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 05-02-2008 5:02 pm |
|
|
| FJunior escreveu: |
| Citação: | Hebreus 12
14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; |
outro ponto que me chamou a atenção e pode ser matéria de um imenso debate é o versículo acima... pois vemos a longo do livro inteiro de Hebreus o convite do autor ao crentes fervorosos a largarem a vida de sacrificios e justiças próprias para simplesmente crerem em Jesus... daí no capítulo 12, o autor fala de deixar o pecado, de resistir e combater o pecado... o que quer dizer que não vamos cometer mais pecados, pelo contrário, devemos combater, resistir... pois por fim, ele fala que sem santificação ninguém verá a Deus... então eu me pergunto... e a salvação?
ora, será que não há uma separação aqui?
a salvação por meio de Jesus, mas o ver a Deus, através da santificação?
|
Levíticos 20
7 Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus.
8 E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica.
1 Pedro 1
12 Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.
13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
Bom, tentarei explicar o que eu entendi. A santificação seria uma consequência da fé em Cristo, isto é, a fé que vem de Deus nos impulsonaria, através do ES que habita em nós, a ser sóbrio e esperar na graça. Entendo que santidade seria não sermos rebeldes ao que Deus quer de nós e assim veremos e entenderemos cada vez mais a Sua vontade, passar de bebês na fé para adutos.
Vejo também que a santificação nos remete novamente ao VT, onde Deus fala, através de Moisés, o seguinte aos sacerdotes:
Levíticos 22
3 Dize-lhes: Todo o homem, que entre as vossas gerações, de toda a vossa descendência, se chegar às coisas santas que os filhos de Israel santificam ao SENHOR, tendo sobre si a sua imundícia, aquela alma será extirpada de diante da minha face. Eu sou o SENHOR.
4 Ninguém da descendência de Arão, que for leproso, ou tiver fluxo, comerá das coisas santas, até que seja limpo; como também o que tocar alguma coisa imunda de cadáver, ou aquele de que sair sêmen da cópula, ...
Entre outras coisas que os sacerdotes não poderiam estar contaminados. Então em uma das observações Deus diz:
9 Guardarão, pois, o meu mandamento, para que por isso não levem pecado, e morram nele, havendo-o profanado. Eu sou o SENHOR que os santifico.
Mais uma vez Deus fala que Ele santifica as pessoas. Penso hoje é assim também, através da fé em Cristo os frutos do Espírito são manifestos em nós.
O texto que você colocou aí na NVI está um pouco diferente que me ajudou o que o autor quis dizer:
Hebreus 12.14 "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor"
Dá para ser feito um bom debate em relação a isso mesmo. |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 05-02-2008 5:15 pm |
|
|
Mateus 5
1 E JESUS, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. |
no inicio do Sermão da Montanha, que Jesus fez para judeus, que ainda não haviam se convertido à Graça, era uma multidão que estava ali por conta da fama de Jesus que havia corrido... tanto que no final do sermão Ele fala sobre a lei: Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
e mais, por que Jesus falou que os pobres de espirito (ou nas versões mais antigas os pobres mesmo) herdariam o reino dos céus? - por que não evocou a Lei ou a Graça por meio do próprio sacríficio... o que explicaria muita coisa... por exemplo, os pobres que morrem ao derredor do mundo inteiro sem chance de conhecer o evangelho, ou de se converter... já estão de antemão condenados? os milhares de africanos que morrem todos os dias e que não crêem em Deus já estão condenados ao fogo eterno?
Acho que no meu outro post eu meio que tentei definir o que é ver Deus, então defina o que é, para que possamos entender melhor.
Bom, se a ordem dos textos estiverem cronologicamete certas lá em Mateus, Jesus já tinha sido anunciado como o Filho de Deus e que os judeus o esperavam por o que estava escrito no Livro das Leis. Logo entendi que as bem-aventuranças seriam também as consequências de nossa fé. Era como se Jesus tivesse falando ali coisas que as pessoas só entenderiam depois, pelo menos muitas delas. |
|
|
 |
FJunior Sarado

|
Enviada: 05-02-2008 6:22 pm |
|
|
| Lilindinha escreveu: | | FJunior escreveu: |
Mateus 5
Acho que no meu outro post eu meio que tentei definir o que é ver Deus, então defina o que é, para que possamos entender melhor.
Bom, se a ordem dos textos estiverem cronologicamete certas lá em Mateus, Jesus já tinha sido anunciado como o Filho de Deus e que os judeus o esperavam por o que estava escrito no Livro das Leis. Logo entendi que as bem-aventuranças seriam também as consequências de nossa fé. Era como se Jesus tivesse falando ali coisas que as pessoas só entenderiam depois, pelo menos muitas delas. |
sim, sim... mas a multidão que se juntou ali, ajuntou-se pela fama de Jesus, ou seja, nem todos estavam salvos, por assim dizer, tanto que Jesus faz referência ao cumprimento de toda a lei. |
|
|
 |
FJunior Sarado

|
Enviada: 05-02-2008 6:25 pm |
|
|
| Lilindinha escreveu: | | FJunior escreveu: |
Mateus 5
pra mim o ver a Deus se remete a presença de Deus... como Deus se manifestou no monte ao entregar a Lei à Moises.. qdo Deus passou por Moises, mas ainda assim, não mostrou sua face... |
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 05-02-2008 8:44 pm |
|
|
ai, gente, como eu estou relapsa nessa última parte da discussão... rs. mas como eu disse antes, não tive tempo mesmo nos últimos dias (que horror!), hoje passei o dia no mato... haha. mas ok, eu vou tentar comentar algumas coisas, embora vcs já tenham avançado na discussão.
sobre esse lance das bem aventuranças. creio que ela se aplica tanto àquelas pessoas que estavam no sermão da montanha, como a nós, hoje, que lemos aquilo. e ele (Jesus) evoca, sim, a graça e o sacrifício, mas acho que de forma bem sutil, na última bem aventurança:
Mateus 5:11 - "Bem aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levanterem todo o tipo de calúnia contra vocês."
talvez isso não faça muito sentido isoladamente, e talvez não fizesse tb praquelas pessoas, já que elas provavelmente pensaram: mas pq fariam tudo isso conosoco por causa dele? rs... tipo, eu creio que não tava na hora de Ele falar diretamente sobre seu sacrifício. até mesmo quando Ele falou, as pessoas não entenderam, nem os discípulos.
eu não consegui pegar o que vcs tão falando sobre o ver a Deus, rs... vou reler os posts. (to meio lesada hoje)
e, pow, eu ñ lembro da pergunta que ia fazer, hahaha... cara, que triste. eu vou lembrar e faço aqui quando isso acontecer. _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 05-02-2008 10:02 pm |
|
|
Ei Sarah, parabéns!!!
Como sua vida anda agitada hein?? hehe
| Sarah escreveu: |
sobre esse lance das bem aventuranças. creio que ela se aplica tanto àquelas pessoas que estavam no sermão da montanha, como a nós, hoje, que lemos aquilo. e ele (Jesus) evoca, sim, a graça e o sacrifício, mas acho que de forma bem sutil, na última bem aventurança:
Mateus 5:11 - "Bem aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levanterem todo o tipo de calúnia contra vocês."
talvez isso não faça muito sentido isoladamente, e talvez não fizesse tb praquelas pessoas, já que elas provavelmente pensaram: mas pq fariam tudo isso conosoco por causa dele? rs... tipo, eu creio que não tava na hora de Ele falar diretamente sobre seu sacrifício. até mesmo quando Ele falou, as pessoas não entenderam, nem os discípulos.
|
É isso aí que eu tentei falar antes e não consegui, rs. Ele falava da graça, mas as pessoas estavam sob o jugo da lei na época e Ele não veio para descumprir a lei, né? Penso isso.
| Sarah escreveu: |
e, pow, eu ñ lembro da pergunta que ia fazer, hahaha... cara, que triste. eu vou lembrar e faço aqui quando isso acontecer. |
Eita, o dia foi bom mesmo... hahaha |
|
|
 |
elitejp Vício ao Extremo!

Registrado: May 04, 2006 Idade: 30 Mensagens: 977 Localização: Reserva do Iguaçu, PR
|
Enviada: 06-02-2008 3:40 pm |
|
|
te proponho ler deste o capítulo 1 e entrar no pleito aqui... se quiseres, serás bem vindo.... abraços |
Reli o livro todo de Hebreus... realmente a questão gira em torno dos caps 7, 8 e 9. Mas encontrei uma carta de Caio Fábio na qual ele fala sobre "Como Fica Jesus e o Deus que Mata?" ele diz algo interessante:
http://www.caiofabio.com/novo/caiofabio/pagina_conteudo.asp?CodigoPagina=0348400004 _________________ "Em tribo que não tem morubixaba todo mundo é piaga." (ELITEJP)
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 06-02-2008 10:37 pm |
|
|
brigada pelos parabéns de novo, livita! rs...
e eu não consegui lembrar a pergunta... vou ter que reler pra ver se volta à memória.
e o capítulo 13?
eu li o lance do caio fábio aí. não entra diretamente no assunto, fala sobre a Lei e tal. e realmente é mais ou menos o que falávamos aqui. _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 06-02-2008 10:43 pm |
|
|
É e o cap 13? Acho que a gente pode falar sobre ele e depois dizer alguma coisa o que cada um achou do livro. Se bem que nem lembro mais o que tem no começo, haha.
E o próximo livro, qual será? Pode ser um do VT? Ah, eu gosto tanto.. rs |
|
|
 |
FJunior Sarado

|
Enviada: 06-02-2008 10:51 pm |
|
|
| Lilindinha escreveu: | É e o cap 13? Acho que a gente pode falar sobre ele e depois dizer alguma coisa o que cada um achou do livro. Se bem que nem lembro mais o que tem no começo, haha.
Cantares? heheheheheh
pode não hein... =P
podia ser mais uma carta de Paulo sei lá... |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 06-02-2008 10:56 pm |
|
|
| FJunior escreveu: | | Lilindinha escreveu: | É e o cap 13? Acho que a gente pode falar sobre ele e depois dizer alguma coisa o que cada um achou do livro. Se bem que nem lembro mais o que tem no começo, haha.
Cantares? heheheheheh
pode não hein... =P
Cantares não, é chatinho esse livro, haha.
Ah, o autor de Hebreus é Paulo ou não? Eu acho que não, pois Paulo adorava retóricas, enquanto em Hebreu nem tem tantas.
Ah, pq não pode ser do VT? Vamos estudar Ester!! haha, ou 1 Samuel, ou Jeremias... ahhh ou então Levíticos, para confrontá-lo com o livro de Hebreus. |
|
|
 |
FJunior Sarado

|
Enviada: 06-02-2008 11:03 pm |
|
|
| Lilindinha escreveu: | | FJunior escreveu: | | Lilindinha escreveu: | É e o cap 13? Acho que a gente pode falar sobre ele e depois dizer alguma coisa o que cada um achou do livro. Se bem que nem lembro mais o que tem no começo, haha.
Cantares? heheheheheh
pode não hein... =P
Cantares não, é chatinho esse livro, haha.
Ah, o autor de Hebreus é Paulo ou não? Eu acho que não, pois Paulo adorava retóricas, enquanto em Hebreu nem tem tantas.
Ah, pq não pode ser do VT? Vamos estudar Ester!! haha, ou 1 Samuel, ou Jeremias... ahhh ou então Levíticos, para confrontá-lo com o livro de Hebreus. |
VT tem que tá inspirado para encarar... rs
acho que Romanos é um bom livro pra nós lermos... não sei... |
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 06-02-2008 11:40 pm |
|
|
vamos fazer o capítulo 13 amanhã então?
se for um livro do VT tem que ser um mais curtim... rs... _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
FJunior Sarado

|
Enviada: 06-02-2008 11:42 pm |
|
|
| Sarah escreveu: | vamos fazer o capítulo 13 amanhã então?
se for um livro do VT tem que ser um mais curtim... rs... |
pois é...
eu opto por Romanos... NT... acho q pode ser mais proveitoso... |
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 06-02-2008 11:50 pm |
|
|
é, tb to achando... _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 07-02-2008 1:26 am |
|
|
Ah gente, 1 Samuel nem é tão grande assim... Ai, pra mim o VT sempre foi proveitoso... tá, tudo bem, então vamos para Romanos... |
|
|
 |
|
]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in