Deus é humor

Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Nação Dotiana
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Hana
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 16-03-2008 4:31 pm Responder com Citação

Oi gente,

Pelo que vi no fórum, parece que esse assunto não está sendo discutido.Não sei ele vai despertar o interesse, mas eu achei bem instigante quando vi um programa sobre o tema.

O leone postou lá no blog uma charge de um pastor, jasiel Botelho, do qual eu até então não tinha ouvido falar.Alguns dias depois vi esse pastor num programa debatendo se fazer piada com termas bíblicos era pecado ou não.Por mais que ele tenha tentado explicar seu ponto de vista a maioria dos e-mails, assim como o outro debatedor, e as pessoas que votaram na enquete ( 65%) desaprovaram e crticaram a postura do pastor.

Depois disso fiquei pensando nessa questão do humor na biblia, se tem ou não e sobre a origem da nossa capacidade de ver humor nas coisas Deus tem senso de humor? etc., algumas das questões levantadas no programa.Visitei o site do pastor e não vi nada de errado ou que fosse pecaminoso e acho que é a confusão sobre a diferença entre o escárnio e humor tem confundido essa maioria contrária.

Queria saber o que vcs pensam sobre o tema.Se conhecem passagens biblicas nas quais haja humor, se vcs são do tipo que contam essas "piadas bíblicas" etc.,Para quem ainda não conhece o site do pastor do qual falei e quiser dar uma olhada: http://jasielbotelho.blogspot.com

Que vcs acham?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 16-03-2008 4:50 pm Responder com Citação

O site do Jasiel é realmente muito bom...

Creio que humor é sempre bom, independente do tema...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Hana
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 16-03-2008 5:30 pm Responder com Citação

Eu acho que o humor é uma ótima maneira de fazer uma boa crítica, mas tem coisa que apesar de ser engraçada pode ser desrespeitosa tb.Por isso não acho que toda forma é humor vai ser legal.A graça muitas vezes está no exagero, no deboche e no preconceito. Eu até vou achar graça em piadas sobre louras, gays, bêbados etc., mas isso porque não sou nada disso rsrs.

Acho que fazer humor é uma arte, já o escárnio não.Nem so cristãos fazem graça com temas e personagens bíblicos e nesse casos não vai ser legal sempre que somos cristãos vermos Jesus ser um deboche pros outros.O humor tb pode ofender ser uma forma de preconceito. Nesse sentido nem sempre eu acho que humor vai ser algo bom.

Editado pela última vez por Hana em 16-03-2008 8:10 pm, num total de 1 vez
Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 16-03-2008 6:21 pm Responder com Citação

Bom, acho que o humor depende muito de quem ouve. Têm pessoas que não entenderiam uma piada com personagens bíblicos, outras se escandalizariam e outras ririam. Falo do humor, não de uma clara intenção de humilhar o que quer que seja. E mesmo assim, vai depender muito de quem escuta. Eu já ouvi muitas piadas com personagens bíblicos, eram até engraçadas.

Eita canseira...
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 16-03-2008 7:09 pm Responder com Citação

hana! saudade dos seus tópicos... haha... legal que voltou! =)

bueno, eu acho que não há problema em fazer humor com personagens ou passagens bíblicas. como a lívia bem falou, depende de quem ouve. mas tb acho que, independente de quem ouve, sempre será engraçado ou divertido quando o objetivo é apenas fazer humor. um humor saudável mesmo, não pra esculachar (é com ch?). então é válido.
infelizmente, como em todas as outras áreas, existem pessoas com a mente fechada e minúscula que vão achar ruim. o que é uma pena. Wink

Eu quero transformação, estou na campanha de oração!

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
BrU
Vício
Vício

MensagemEnviada: 16-03-2008 7:11 pm Responder com Citação

Realmente tem diferencas entre o humor que satiriza na intencao de humilhar e ter preconceito e do humor que fala de situacoes comicas e de mal-entendidos . Esse ultimo tipo de humor eh aquele que reproduz nosso cotidiano, e portanto nao vejo problema nesse tipo de humor. O problema eh que o humor que vemos em programas de tv e em rodinhas de conversas fala de temas baixos e quase sempre faz referencia as relacoes intimas do ser humano.
Quanto as piadinhas de cunho cristao, acho q depende de cada uma, o q ela quer dizer. Se for algo que ironiza a Palavra de Deus ou a torna van eh algo a se pensar. Eh tbm importante entender o motivo para qual serve essas piadinhas de cunho cristao, se eh so uma adapatacao das outras "seculares" soh para entreter os crentes.

Isso me faz lembrar daquela passagem biblica em que Davi se disfarca de louco em um lugar so para poder escapar de determinada situacao. Imaginei o quao deve ter sido engracado Davi fazer isso, e logo Davi...

**Se Deus ainda não nos deu tudo que queríamos, é porque Ele tem algo melhor para nós**

**Saiba como é a vida no meu castelo. Visite o meu blog: http://vidanocastelo.blogspot.com **
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
jkss
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 16-03-2008 7:45 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:

bueno, eu acho que não há problema em fazer humor com personagens ou passagens bíblicas. como a lívia bem falou, depende de quem ouve. mas tb acho que, independente de quem ouve, sempre será engraçado ou divertido quando o objetivo é apenas fazer humor. um humor saudável mesmo, não pra esculachar (é com ch?). então é válido.
infelizmente, como em todas as outras áreas, existem pessoas com a mente fechada e minúscula que vão achar ruim. o que é uma pena. Wink

concordo....um humor puro e saudavel é aceitavel.......e é claro q nao é tdo mundo q pode ouvir.......depende de quem ouve, justamente para nao causar mais confusão

"Amor é um não-sei-quê, que surge não sei de onde, e acaba não sei como."
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Hana
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 16-03-2008 8:08 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:

É bom voltar Very Happy

Agora você vai ter que manter a tradição de salvar alguns tópicos meus do fiasco heheh..

Tb acho que humor saudável nao tem nada de mal, mas boa parte acha que a biblia deixa de ser sagrada se você faz humor com ela.Eu acho que as pessoas confundem as coisas..pensam que humor é necessariamente falta de respeito.
Hana
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 16-03-2008 8:20 pm Responder com Citação

BrU escreveu:
Realmente tem diferencas entre o humor que satiriza na intencao de humilhar e ter preconceito e do humor que fala de situacoes comicas e de mal-entendidos . Esse ultimo tipo de humor eh aquele que reproduz nosso cotidiano, e portanto nao vejo problema nesse tipo de humor. O problema eh que o humor que vemos em programas de tv e em rodinhas de conversas fala de temas baixos e quase sempre faz referencia as relacoes intimas do ser humano.
Quanto as piadinhas de cunho cristao, acho q depende de cada uma, o q ela quer dizer. Se for algo que ironiza a Palavra de Deus ou a torna van eh algo a se pensar. Eh tbm importante entender o motivo para qual serve essas piadinhas de cunho cristao, se eh so uma adapatacao das outras "seculares" soh para entreter os crentes.

Isso me faz lembrar daquela passagem biblica em que Davi se disfarca de louco em um lugar so para poder escapar de determinada situacao. Imaginei o quao deve ter sido engracado Davi fazer isso, e logo Davi...

Deve ter sido engraçado mesmo rsrs..tem umas sistuações na biblias que se a gente tentar visualizar vão ser um tanto cômicas.Há quem diga que nós muitas vezes não percebemos o humor contido nas escrituras porque o que é engraçado numa cultura não é na outra, por exemplo.Talvez essa seja a dificuldade inicial de ver humor na Biblia.

QUanto a piada, bíblica ou não eu não sou chegada..tem umas, biblicas inclusive bem idiotas.Realmente, como você disse tem que se avaliar os motivos e o conteúdo dessas piadas.
Sarah
Sem-noção
Sem-noção

MensagemEnviada: 16-03-2008 8:54 pm Responder com Citação

Hana escreveu:
Sarah escreveu:

É bom voltar Very Happy

Agora você vai ter que manter a tradição de salvar alguns tópicos meus do fiasco heheh..

Tb acho que humor saudável nao tem nada de mal, mas boa parte acha que a biblia deixa de ser sagrada se você faz humor com ela.Eu acho que as pessoas confundem as coisas..pensam que humor é necessariamente falta de respeito.

haha... imagine só. eu sempre apareço nos seus tópicos, mas nem é pra salvá-los do fiasco, já te disse isso... rs.

bem, talvez isso de pensar que a bíblia deixa de ser sagrada esteja muito inserido na cultura. como já até foi dito. já viu aquelas pessoas que idolatram a bíblia? ficam com remorso até de deixá-la cair no chão? rs. o exemplo é quase o mesmo. tudo bem que nesse caso tá mais relacionado ao conteúdo, mas dá pra perceber como as pessoas pegam algog meio que "nada a ver" pra dar o ar de sagrado que não cabe ali. não que a palavra de Deus não seja sagrada, mas não pelas razões que costumam dar.

muito apropriada a lembrança da bruna sobre Davi. rs... deve ter sido bem engraçado mesmo. e, penso, apesar da situação de tensão, ele deve ter se divertido fazendo esse "teatrinho" também.

Eu quero transformação, estou na campanha de oração!

http://semvoar.blogspot.com
http://www.fotolog.com/saritabride
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Hana
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 16-03-2008 10:57 pm Responder com Citação

Sarah escreveu:
Hana escreveu:
Sarah escreveu:

É bom voltar Very Happy

haha... imagine só. eu sempre apareço nos seus tópicos, mas nem é pra salvá-los do fiasco, já te disse isso... rs.

bem, talvez isso de pensar que a bíblia deixa de ser sagrada esteja muito inserido na cultura. como já até foi dito. já viu aquelas pessoas que idolatram a bíblia? ficam com remorso até de deixá-la cair no chão? rs. o exemplo é quase o mesmo. tudo bem que nesse caso tá mais relacionado ao conteúdo, mas dá pra perceber como as pessoas pegam algog meio que "nada a ver" pra dar o ar de sagrado que não cabe ali. não que a palavra de Deus não seja sagrada, mas não pelas razões que costumam dar.

muito apropriada a lembrança da bruna sobre Davi. rs... deve ter sido bem engraçado mesmo. e, penso, apesar da situação de tensão, ele deve ter se divertido fazendo esse "teatrinho" também.

Então, obrigada por sempre marcar presença em algum tópico meu rs Very Happy

Verdade, o que você disse. Isso tem muito a ver tb com a idéia que se tem de Deus, normalmente um Deus sempre sério.O humor e o riso parecem não serem tidos como legítimos, parece errado achar graça de algum evento biblico, pois o último livro que nos faria rir seria a Biblia.
MauMau
TiranoRex
TiranoRex

MensagemEnviada: 17-03-2008 12:19 am Responder com Citação

.

Coincidência....conheço o Jasiel desde quando eu era pequeno. As mensagens dele são ótimas e ele sempre pinta um quadro durante o culto (acho que tenho uma tela dele aki em casa, em algum lugar).

Amanhã comento sobre o tema pq tou com preguiça Laughing .....passei o dia fora!

Abs Wink

.

A batalha começou, clique e se cadastre

http://s5.br.bitefight.org/c.php?uid=27108

.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 17-03-2008 1:15 am Responder com Citação

A diferença entre algo "pesado" e "saudável" no humor é muito particular, digamos que depende do receptor

Todo riso é provindo da desgraça alheia... isso é quase um fato...
CharmosinhaDuRio
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 17-03-2008 1:58 am Responder com Citação

apenas dei risadas internas com o site...

so high
OoOoOoOoOoO oOoOoOoOoOoO
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Lilindinha
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 17-03-2008 2:11 am Responder com Citação

rap escreveu:

Todo riso é provindo da desgraça alheia... isso é quase um fato...

Essa frase me lembrou de uma frase da Mandy (um desenho que assisto, haha). É, quase sempre é de desgraça alheia... as "vídeos cassetadas", por exemplo.

Eita canseira...
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 17-03-2008 2:29 am Responder com Citação

Pois então... até o presente momento não encontrei situação alguma onde o riso existisse sem que a desgraça estivesse como causadora da situação...
deliriousgirl
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 17-03-2008 9:48 am Responder com Citação

contanto q a sátira n seja de Maomé! rs

acho q se for dentro do limite da decência e respeito, a charge/sátira, piada são válidas..

se partimos o pressuposto q o proprio Deus nos dotou de senso de humor..

qto à tragedia, lembrei da vinheta dos vídeos incriveis do discovery channel hehe eu n consigo dar risada com essas coisas n!!

http://kesscarol.blogspot.com
migacris
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 17-03-2008 10:15 am Responder com Citação

rap escreveu:
Pois então... até o presente momento não encontrei situação alguma onde o riso existisse sem que a desgraça estivesse como causadora da situação...

esse é um dos tipos de humor, mas tem outros, por exemplo aquele e-mail de "pq a galinha atravessou a rua?", parafrasearam frases famosas ou pensamentos conhecidos para responderem.

Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 17-03-2008 10:20 am Responder com Citação

A paráfrase é uma forma de sátira que consequentemente sacaneia o suposto autor da frase...
migacris
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 17-03-2008 12:21 pm Responder com Citação

rap escreveu:
A paráfrase é uma forma de sátira que consequentemente sacaneia o suposto autor da frase...

não necessariamente, no exemplo que dei a risada de vários autores não foram só "sacaneando" o autor da frase, muitos foi só por reconhecer a presença dos pensamentos dele ali.

Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Nação Dotiana Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Qual dos podcasts participantes do dotCast #12 você gostaria que fizesse um especial com o dotCast?

animecast - podcast de anime - 8 votos
Filecast - podcast de comportamento - 8 votos
Now Loading - podcast de games - 2 votos
QG Podcast - podcast sobre mundo jovem - 2 votos
Buraculo TV - videocast jovem - 1 votos

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!