Monólogo apresentado num Acampamento de Carnaval:
O Monólogo de um Comediante Profissional
Bom... Meu nome é Bunyan, e sou um comediante profissional (Se é que isto existe!). E também sou evangélico (Por favor, sem trocadilhos!). Sabe, já tentei ser um comediante gospel, mas a concorrência é desleal. Não sei o porquê de eu escolher esta profissão; só sei que não dá dinheiro. Eu deveria ter feito uma faculdade - Faria bem à minha profissão atual. Poderia ter feito Comunicação Social, Letras, sei lá, Enfermagem?
Bom, a questão é que já tentei muitas vezes ir à Universidade. Dizem que se aprende muitas coisas lá - Beber é uma delas. Sabe, me deparei com alguns universitários e, sinceramente, não senti nenhum pouco de inveja. Aliás, sinto-me orgulhoso de ser um palhaço. Por que será que eles se vestem como neohippies? Aquelas saias rodadas, rendadas, chinelas, colares e pulseiras feitas por maconheiros em feirinhas do litoral sul de São Paulo.
Sabe, acho que não fiz faculdade também porque sou cheio de dúvidas. Uma vez, ao prestar vestibular, fiquei entre Engenharia Elétrica e Teologia. Isto mesmo, Teologia. Talvez você não acredite, mas tenho vocação para ser pastor. E está no sangue - Meu bisavô era pastor, meu pai é pastor, tenho cinco tios pastores, e lá em casa tem um cachorro que também é pastor. O nome dele é Edir. Se vocês quiserem doar resto de comida, ração, osso, não tem problema, meu cachorro não rejeita nada. Esses dias eu o peguei no canil negociando casinha no céu por um pedaço de bife.
Mas ainda não quero ser pastor, não. O problema de ser pastor é que se você quiser ser um pastor de verdade, não vai ganhar dinheiro.
Deveria ter feito Engenharia. Mas acabei fazendo o técnico. Tem um amigo meu que fez um curso de Tecnologia. A diferença básica entre um engenheiro, um tecnólogo e um técnico, é o tempo em que se fica desempregado. Um engenheiro fica mais tempo.