Até que ponto os pais devem ser responsáveis pela educação de seus filhos?
Todo o tempo, inclusive quando eles atingem a idade adulta.
100%
[ 1 ]
Todo o tempo, mas até eles atingirem a maioridade.
0%
[ 0 ]
Somente quando os filhos estão em casa, lá fora a responsabilidade é da escola/igreja/governo.
0%
[ 0 ]
Não tenho tempo/condições de educar meus filhos, a solução é "terceirizar".
0%
[ 0 ]
N.D.A.
0%
[ 0 ]
Total de Votos : 1
Autor
Mensagem
Sorokbano Sarado
Registrado: Feb 26, 2007 Idade: 37 Mensagens: 3101 Localização: Sorocaba, SP. Brasil
Enviada: 16-09-2011 10:03 am
Da "Ode (?) à minha família" à mordida no nariz da mãe
* Fucei, fucei e fucei, mas não achei um tópico que melhor se adequasse ao assunto que quero abordar hoje e resolvi criar um novo tópico. Sim, acredito que este Fórum continua vivo e espero que tenhamos um belo debate com os demais "sobreviventes".
* Hoje assisti no Orkut (que, ao contrário do que a maioria pensa, também continua vivo) um vídeo apenas para ver se a moça que aparece no mesmo cantava bem ou não. Aí percebi que se tratava duma versão acústica e caseira dum cântico secular que eu achava que era da Sinéad O'Connor mas depois percebi que era do grupo The Cranberries:
* Meu péssimo inglês deu a entender que a moça gravara o vídeo acima para homenagear os pais dela. Contudo, mais uma vez me enganei. A tradução do cântico em questão denuncia um suposto abandono da compositora por seus pais, talvez até ela tenha experimentado drogas, sei lá. Ela quer dizer mais ou menos o seguinte: "Se meus pais não me houvessem abandonado, eu não teria chegado a este ponto; mesmo no estado em que estou, você ainda me ama?". Confiram:
ODE À MINHA FAMÍLIA
Entenda as coisas que eu digo,
Não vire as costas para mim.
Porque eu passei metade da minha vida lá fora,
Você não faria diferente?
Você me compreende?
Você compreende?
Você gosta de mim?
Você gosta de mim ficando lá?
Você percebe? Você sabe?
Você me compreende?
Você me compreende?
Alguém se importa?
Infelicidade havia quando eu era jovem
E nós não dávamos importância.
Porque nós fomos educados
Para vermos a vida como diversão e levá-la se pudermos.
Minha mãe, minha mãe, ela me abraça,
Ela me abraçou quando eu estava lá fora?
Meu pai, meu pai, ele gostava de mim,
Oh, ele gostava de mim, alguém se importa?
Entenda no que eu me tornei,
Esse não era meu projeto
E pessoas de todo lugar pensam
Alguma coisa melhor do que eu sou.
Mas eu sinto sua falta, eu sinto falta.
Porque eu gostava disso, porque eu gostava disso.
Quando eu estava lá fora,
Você percebe? Você sabe?
Você não me encontrou, você não encontrou.
Alguém se importa?
Infelicidade havia quando eu era jovem
E nós não dávamos importância.
Porque nós fomos educados
Para vermos a vida como diversão e levá-la se pudermos.
Minha mãe, minha mãe, ela me abraça.
Ela me abraçou quando eu estava lá fora?
Meu pai, meu pai, ele gostava de mim,
Oh, ele gostava de mim, alguém se importa, alguém se importa?
* Comparemos a queixa acima com uma história que já circula há anos no meio evangélico (não sei todos os detalhes dela, apenas darei uma pincelada a respeito do que eu entendi). Dizem que um rapaz, ao ser preso, recebeu uma visita de sua mãe na cadeia e pediu à sua progenitora que chegasse bem perto dele. Aquela pobre mãe assim o fez e levou do próprio filho uma mordida tão violenta no nariz que o criminoso até arrancou um pedaço do mesmo. Em seguida, o moço tentou justificar sua atitude dizendo que a culpa por ele estar naquela situação era dela, pois ela não o teria educado da maneira correta.
* Finalmente, lanço-lhes a pergunta: até que ponto os pais devem ser responsáveis pela educação de seus filhos? Até que ponto tal educação deve ser "terceirizada"? O que fazer quando, mesmo com todos os cuidados, os filhos acabam desviando-se da fé cristã e caindo no mundão, muitas vezes tornando-se escravos de vícios e compulsões?
* Não nos esqueçamos daqueles versículo bíblicos tão esquecidos mas que deveríamos saber de cor: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6); "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel" (I Timóteo 5:8 ).
_________________ "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
Editado pela última vez por Sorokbano em 16-09-2011 9:58 pm, num total de 1 vez
ninguém terceiriza !!! você sabe o que é educação assitemática??? acho que já conversei com você sobre isso!!!
e aquela que a escola, cheche ou instituição oferece é sistematizada, dita convencional!!!
explica direito essas alternativas de votação Senhor Paulo de Sorocaba
_________________ É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.
Registrado: Feb 26, 2007 Idade: 37 Mensagens: 3101 Localização: Sorocaba, SP. Brasil
Enviada: 20-09-2011 10:55 am
Momento Içami Tiba
gisella escreveu:
que P*&^é esta de terceirizar a educação ???
ninguém terceiriza !!! você sabe o que é educação assitemática??? acho que já conversei com você sobre isso!!!
e aquela que a escola, cheche ou instituição oferece é sistematizada, dita convencional!!!
explica direito essas alternativas de votação Senhor Paulo de Sorocaba
* Desculpe-me pela demora em respondê-la. Ontem não consegui acessar o Dotgospel, só dava mensagem de erro.
* Não sei se fui mal interpretado, mas me referi à educação que os pais devem dar a seus filhos, a qual deve ser complementada pelas instituições de ensino, da educação infantil à universidade, que suprem as limitações intelectuais dos progenitores das crianças, adolescentes e jovens. Quem é pai ou mãe (ainda não é meu caso, mas poderá sê-lo em breve) sabe que existem princípios, regras e lições que, por melhores que sejam, as escolas seculares não têm condições de ensinar, mas os pais têm. No caso da Escola Bíblica Dominical, ela é importantíssima na formação cristã da criança, mas serve apenas como complemento àquilo que os pais devem ensinar aos filhos a todo momento. "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te" (Deuteronômio 6:6-7).
* Tenho certeza que muito do que existe hoje de violência e promiscuidade seria evitado se a maioria dos pais educassem corretamente seus filhos. É aí aonde quero chegar.
_________________ "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
Eu estava pensando em postar um artigo novo somente amanhã (01/02/2012), cujo título seria "Agradar a quem?" e que enfatizaria a mania de muitos de nós em querer sempre agradar outras pessoas - o tal marketing pessoal - em detrimento da vontade de Deus para nossas vidas. Porém, diante da experiência que tive de ontem para hoje, achei melhor deixar esse artigo para a semana que vem, depois de publicar algo sobre meu segundo livro "Ascensão e queda de Taikun Kuromori".
Ontem (30/01/2012) eu compartilhei no Facebook o vídeo duma festa de 15 anos para servir de "esquenta" para o lançamento de meu terceiro livro, "A ruiva do violão". Nele aparece um cântico - o segundo - cujo refrão é agudíssimo e que já fez parte duma propaganda duma renomada loja de roupas. Pelos créditos do vídeo, percebi que se trata dum cântico da cantora secular estadunidense Katy Perry.
Ao acessar um tópico da comunidade virtual Dotgospel, cujo fórum dizem estar morimbundo porque a maioria se mudou para um grupo fechado no Facebook, lembrei-me da revelação de que a cantora citada acima seria de origem evangélica e teria até pais pastores. Pude comprovar isso acessando a entrada http://pt.wikipedia.org/wiki/Katy_Perry da Wikipédia, cujo trecho "1984–2000: Infância, adolescência e educação" (subtítulo "Biografia e carreira") diz o seguinte:
Citação:
Katheryn Elizabeth Hudson nasceu em 25 de outubro de 1984 em Santa Bárbara, Califórnia, Estados Unidos, oriunda de uma família de classe baixa. Ela é filha de dois pastores evangélicos, Keith e Mary Hudson, e possui dois irmãos, uma mais velha chamada Angela Hudson e um mais jovem chamado David Hudson. Katheryn possui ascendência portuguesa por parte de sua mãe, que é irmã do cineasta Frank Perry e da roteirista Eleanor Perry, ambos falecidos. Três de seus trisavós eram originários dos Açores, mais especificamente de Horta. Perry também tem ascendência alemã, irlandesa e inglesa.
Quando era criança, ela ouvia apenas música gospel e era proibida de ouvir outros estilos musicais, chamados por seus pais de "músicas seculares". Ela participava de escolas dominicais e acampamentos religiosos, chegando a fazer aulas de dança em um salão em Santa Bárbara, onde aprendeu a dançar swing, Lindy Hop e jitterbug. Segundo a cantora, ela competia musicalmente com sua irmã mais velha porque queria "copiar sua irmã e tudo o que ela fazia" e devido a isso, praticava seu canto com fitas cassetes, que eram frequentemente roubadas por Katheryn para treinar. Após treinar, ela cantou para seus pais e eles sugeriram para que ela aperfeiçoasse suas habilidades com aulas de canto; durante um certo período, Katheryn cantava publicamente em restaurantes e reuniões familiares. Ela foi batizada e, aos nove anos de idade, começou a cantar no coro musical de sua igreja até os dezessete anos. Quando adolescente, ela estudou no Colégio Dos Pueblos e depois de completar o ensino médio e receber seu diploma, ela decidiu prosseguir sua carreira musical, estudando canto até os dezesseis anos de idade e até mesmo chegando a cursar ópera na Faculdade de Música do Oeste em Santa Bárbara, mas por pouco tempo.
Mais tarde, ela gravou um CD gospel usando o nome Katy Hudson e o resultado foi um fracasso: apenas 200 cópias foram vendidas. Em seguida, ela adotou o sobrenome Perry e se mudou para Los Ángeles, onde ela começou a dar os primeiros passos para sua carreira musical secular. O curioso é que o mesmo pai que a controlara tanto para evitar que ela "caísse no mundão" agora estava levando a filha para o estúdio onde ela faria testes como cantora secular, como se a coitada estivesse à beira dum abismo e seu progenitor lhe desse um empurrão para cair no vazio, ou mesmo como se fosse um dos idólatras que passavam seus filhos no fogo em consagração a Moloque (Levítico 18:21, 20:2-5).
Aqui vemos o caso dum casal de pastores que não conseguiu, apesar de todos seus aparentes esforços, evitar que sua filha do meio abandonasse a fé cristã e passasse ela mesma a ser cultuada como diva da música pop ao redor do mundo. O que teria acontecido? Será que o excesso de cuidado em evitar que os filhos "caiam no mundão" provoca mesmo o efeito contrário? Ou tal desvio seria resultado dum mau exemplo, hipocrisia ou incoerência que a hoje popstar testemunhou em seus primeiros anos de vida? Existe um padrão ou cada um deve ser educado de uma maneira diferente para permanecer fiel a Cristo e evitar os prazeres da carne? Como é possível tornar, nas vidas de nossos filhos e sobrinhos - como é o meu caso até o momento - o versículo "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6)?
Uma coisa é certa: tanto a omissão quanto a opressão são pecado. Da mesma forma em que não devemos abandonar nossos filhos, substituindo o amor e a atenção que devemos dar-lhes por outras prioridades como estudos, trabalho ou até as atividades eclesiásticas (infelizmente isso acontece muuuuuito e já é um claro sinal de incoerência), também não devemos atuar sobre eles como carrascos, impondo sobre eles cargas que eles não conseguem carregar, ainda mais nestes tempos em que até uns sopapos dados numa criança podem dar cadeia e a perda do pátrio poder. No primeiro caso, a Bíblia é bem severa: "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel" (I Timóteo 5:8 ). Já no segundo, as orientações bíblicas são as seguintes: "E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor" (Efésios 6:4); "Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo" (Colossenses 3:21).
Existem também outros desvios na educação dos filhos, como fazer todas as vontades do(a) filho(a). Quando a criança chora porque quer que seus pais comprem um brinquedo caro ou qualquer outra coisa que está fora do alcance dos mesmos, estes muitas vezes não têm coragem de dizer "não" e compram tudo o que seu(sua) filho(a) pede. Quando a criança sente vontade de matricular-se num curso de dança, lá vão os pais matriculá-la nesse curso. Quando ela quer participar de algum concurso valendo prêmios, desde um de âmbito regional até um reality show amplamente divulgado pela mídia, lá estão os pais dando o maior apoio. Incentivar os filhos a transpor obstáculos, vencer desafios e superar barreiras não é mau, desde que isso não afaste a criança daquilo que o Senhor deseja para ela. Muitos pais, por desatenção, ignorância ou até hipocrisia, permitem que seus herdeiros façam tudo o que lhes dá na cabeça ou então não são firmes o suficiente para impedir que eles se extraviem, muitas vezes enveredando pelos vícios, pelo sexo promíscuo e até pelo mundo do crime. Alguns se justificam: "Deixe Fulano dar cabeçadas por aí; um dia ele volta". E se ele não voltar? Se a irresponsabilidade dos filhos os levar a graves conseqüências, como overdoses, acidentes automobilísticos, comas alcoólicos, miséria e até a morte, como é que ficará o excesso de tolerância do cidadão com relação àqueles pelos quais deveria zelar?
Diante de tudo isso, a parábola do filho pródigo (Lucas 15:11-32) pode parecer contraditória, pois o pai parece não ter feito nada para impedir que o filho mais novo levasse sua parte na herança e a malgastasse até ficar em andrajos, a ponto de desejar comer as bolotas servidas aos porcos. Acontece que tal parábola deve ser lida em conjunto com as anteriores no mesmo capítulo, especialmente com a da ovelha perdida: "Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso; e, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento" (Lucas 15:4-7). Logo, entre a decisão do filho pródigo de abandonar a casa do pai com sua parte na herança e sua efetiva saída rumo ao desconhecido, o pai deve ter feito o possível para impedir que o filho fosse embora, pois alguns dias se passaram (Lucas 15:13). E quando ele voltou, arrependido e em frangalhos, o pai fez a maior festa e, diante do ciúme do filho mais velho, ele revelou: "(...)Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se" (Lucas 15:31-32).
Portanto, Deus é longânimo, dando ao pecador um leque de oportunidades para arrepender-se e deixar de lado sua vida de devassidão. Contudo, não se pode fazer o Senhor de bobo, pois ao mesmo tempo em que Ele é AMOR, Ele também é JUSTIÇA. "O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés" (Naum 1:3). No caso de Nínive, por exemplo, Deus usou o profeta Jonas para que a capital da Assíria se arrependesse e se voltasse para Ele, mas bastou se passarem alguns séculos para a megalópole da Antigüidade cair novamente em perversão, a ponto da Justiça divina manifestar-se ali da pior maneira possível, como se pode ver no livro do profeta Naum. Já no âmbito da Igreja, o próprio Jesus recomendou: "Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano" (Mateus 18:15-17). Quanto às conseqüências do pecado, o apóstolo Paulo diz: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna" (Gálatas 6:7-8 ).
E quanto aos pais que se arrependem de terem negligenciado a educação a seus filhos? É claro que existe uma luz no fim do túnel, pois "As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus" (Lucas 18:27). Grandes milagres têm sido operados em muitas vidas por conta da intercessão dos familiares dessas pessoas, em especial suas mães. No Brasil, existe até um grupo de mães evangélicas, o Círculo de Mães em Oração (existe até um blog alusivo ao mesmo), que se reúnem pelo país para que suas participantes orem por suas respectivas famílias, em especial por seus filhos. Esses pais também aprendem que existem aspectos na educação dos filhos que JAMAIS devem ser terceirizados: nem pela educação secular, nem pela própria Escola Bíblica Dominical. Quem digita estas linhas é um sujeito que freqüentou a EBD desde criança e nem assim deixou de experimentar os prazeres do mundo, sendo resgatado pelo Espírito Santo na manhã de 2 de agosto de 1992, após assistir parte duma palestra sobre o Movimento "Nova Era".
Então quer dizer que Katy Perry ainda pode lembrar-se de seu primeiro amor, abandonar o mundo e voltar para os braços do Pai Celeste? Ela pode até não dizer "Father, I have sinned against heaven and against you, I'm no longer worthy to be called your daughter" ao Pr. Keith Hudson, como o filho pródigo tentou dizer a seu pai ao voltar para casa, mas há um ditado que as mães em oração costumam repetir: "Muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder". Ou seja, a oração é o combustível da fé e "A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Tiago 5:16b). E juntamente com a oração vem a ação, a tomada de atitudes para que o(a) filho(a) arrependido(a) tenha sua vida restaurada e para que outras crianças não venham a ter um destino semelhante ou pior.
Que saibamos cuidar bem dos preciosos presentes que Deus nos dá, os quais poderão suceder-nos na obra do Senhor mais cedo do que imaginamos.
Paulo Martins de Oliveira Belo - 31/01/2012.
* Se não quiserem comentar aqui, comentem no próprio blog ou no Underdot.
* E a música-chiclete que aparece ao fundo (tive que escutá-la novamente hoje enquanto preparavam-me para cortarem meu cabelo ), com a tradução do refrão gritado logo abaixo:
Pois, neném, você é como fogos de artifício,
Venha e mostre do que você é capaz!
Deixe todos boquiabertos falando "oh, oh, ooooh"
Enquanto você cruza o céu, céu, céu!
Neném, você é como fogos de artifício!
Vamos, deixe as suas cores explodirem!
Deixe todos boquiabertos falando "oh, oh, ooooh"!
Você vai deixá-los todos supresos, surpresos, surpresos!
Enviada: 02-02-2012 12:01 pm
Granfa
MauMau escreveu:
Não li, pq é muito texto... quem é Ana kendra?
* Também não sei quem é, kkkkkkkkk... Porém, pelo nível (e que nível!) da festa de aniversário dela, deve ser uma representante da elite de nosso país.
* Também não sei quem é, kkkkkkkkk... Porém, pelo nível (e que nível!) da festa de aniversário dela, deve ser uma representante da elite de nosso país.
Afff... você fez um artigo sobre um pessoa q num faz a menor ideia de quem é?
Enviada: 06-02-2012 8:01 am
Debutante
MauMau escreveu:
Sorokbano escreveu:
MauMau escreveu:
Não li, pq é muito texto... quem é Ana kendra?
Afff... você fez um artigo sobre um pessoa q num faz a menor ideia de quem é?
* É que meu terceiro livro tem uma festa de 15 anos e eu procurei algo no Youtube para ter uma idéia de como é tal evento.
Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36
Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36
Warning: include() [function.include]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36