| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
suzana_rebeca Moderador .Gospel

Registrado: Apr 05, 2005 Idade: 25 Mensagens: 3251 Localização: Tangamandápio
|
Enviada: 15-11-2006 4:01 pm |
|
|
Bão minha gente...
Não sei se vcs vão conseguir me entender direitinho, mas, vamos lá...
Nós, cristãos, julgamos que seguimos a Deus da maneira correta, ou, de forma mais taxativa, fazemos parte da "religião" certa. O caso é que, em cada diferente religião, seus membros também acreditam piamente nisso. Católicos, Judeus, Espíritas, enfim...Todos eles acreditam estar seguindo o certo e muitos matam em morrem em nome do que acreditam. Gostaria de saber os argumentos racionais, que provem que a nossa maneira de seguir é a correta.
Eu sigo e acredito mas muito mais pela fé. Argumentos racionais eu não tenho. Provas eu não tenho.
Não adianta falar de "experiências sobrenaturais", "divinas", porque em todas as outras religiões isso também existe, só que, nós, os "certos" acreditamos que muitas dessas experiências são malignas e tudo mais.
Certa vez alguém me disse algo interessante:
"Deus é grandioso demais, magnifico demais pra que a gente O enquadre dentro de uma religião"
Bão...e aí, que vcs acham? _________________ Point the finger, slow to understand
Arrogance and ignorance go hand in hand.
Garotas (In)comuns. |
|
|
 |
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 26 Mensagens: 9324 Localização: Brasília
|
Enviada: 15-11-2006 4:51 pm |
|
|
Bom tópico...
Pode parecer pretensioso de minha parte falar como cristão que a cristianismo é o único que apresenta provas sobre sua identidade. Tanto que é nisso que o filme "Código da Vinci" bate, ninguém até hoje conseguiu provar que Cristo realmente não ressuscitou (base máxima de nossa doutrina), muitos perguntariam "tb não conseguiram provar que ressuscitou", muito pelo contrário a Bíblia que é um livro histórico também está aí para provar que Cristo realmente ressuscitou, então pq darmos atenção a ela? Esse é o ponto, essa é a grande questão, se analisarmos historicamente veremos que é um documento totalmente válido. Com isso, podemos chegar a conclusão de que o está escrito da forma histórica é a real verdade. Parece simplório... mas dá pra se aprofundar mais.
Sigo o cristianismo falando de forma pessoal agora, porque em nenhuma outra religião alguém se atreve a dizer que você não precisa fazer nada para ser salvo. Você não é salvo pq merece, mas justamente pq não merece. Compare o cristianismo com todas as outras religiões e veremos esse tipo de questão. Ser cristão não é imitar outras religiões é ser único... |
|
|
 |
thunderlistener Novato

|
Enviada: 15-11-2006 8:21 pm |
|
|
Também achei o tópico interessante, e muito bacana o primeiro comentário.
Vou na mesma linha do rap:
Todas as religiões, exceto o cristianismo, apregoam que a salvação depende de atitudes humanas (para algumas salvação nem existe), e para atingir o objetivo final o homem têm que se portar como espírito evoluído, ou guerrear como mártir, ou doar sua vida em ajudar os outros, ou buscar o nirvana, ou aguentar o seu karma, ou cumprir letras da lei, ou inúmeras outras coisas. Portanto assumem com certa arrogância que o homem pode salvar-se a si mesmo (desculpem a redundância).
Já o cristianismo parte da premissa que o homem por si só não consegue se salvar, é falho, limitado e pecador. A salvação vêm de Deus para o homem, basta o homem aceitar esta salvação.
Para terminar é bom citarmos que todos os demais profetas de todas as religiões jazem em valas comuns e seus ossos viraram pó sobre a face desta terra (buda, maomé, kardec, e etc). Em contrapartida o Senhor não deixou um só átomo neste mundo. E, como disse o rap, não conseguiram provar o contrário, e podem tentar a vontade, com o uso de qualquer tecnologia, que não encontrarão um neutrino se quer do Filho de Deus. |
|
|
 |

|
Enviada: 15-11-2006 10:35 pm |
|
|
| rap escreveu: | Bom tópico...
|
Bão
Como Neto tah me aperreando p vir pro pc eu n pude ler tudo...
Mas, heheh...só de receber um elogio teu eu já fico mooooooooooooooooh feliz! Tu sabe que eu sou tua fã neh Rap?
Bju_________________ Point the finger, slow to understand
Garotas (In)comuns. |
|
|
 |
marceloerica Visitante
|
Enviada: 15-11-2006 11:26 pm |
|
|
Eu já fui católico e quase ingressei no mundo espírita.
Mas eu vi em Cristo uma maneira de ser realmente livre, sem sacrifícios desnecessários.
Apesar da igreja confundir isso muitas vezes, Cristo é a melhor forma de entender questões da vida. |
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 16-11-2006 7:13 am |
|
|
| suzana_rebeca escreveu: | | rap escreveu: | Bom tópico...
|
Bão
Como Neto tah me aperreando p vir pro pc eu n pude ler tudo...
Mas, heheh...só de receber um elogio teu eu já fico mooooooooooooooooh feliz! Tu sabe que eu sou tua fã neh Rap?
Bju |
Depois desse elogio eu tinha de responder, o que dizer tu sabes tb que sou teu fã, bem pelo menos hoje vou dormir feliz hehehehehehe
Só pra complementar o que o thunder o marcelo já disseram: o cristianismo realmente é isso: reconhecer que nós não nos salvamos, por isso que é importante bater na tecla de criticar igreja que dizem justamente o contrário com jargões como "pagar o preço"... |
|
|
 |

|
Enviada: 17-11-2006 7:26 am |
|
|
\o/ rap, meu fã? Durmo hoje tb não heheheheh
Bão...
Vcs viram a Época dessa semana?
É legal, fala sobre os novos ateus...Se bem que a metéria foi escrita bem em defesa da fé mesmo, moh parcial e pah...hehehe, Mas, ainda assim mostra uns questionamentos interessantes, tipo:
os Cristãos acreditam em Deus de uma forma, os muçulmanos acreditam em Deus de outra forma, necessariamente um dos dois tem de estar errado, assim sendo, como não há como precisar qual o que está certo, o ateísmo seria a solução mais viável...Heheheheh...
Outro dia um amigo falou: "Suzana, pra mim, religião é uma questão de estética"...
Hummmm...Interessante...Hehehe...você junta um monte de gente, num mesmo lugar, pra cantar as mesmas músicas, tudo bunitinha...Heheheh...Aí eu fiquei sem entender muito bem, daew ele falou: "Suzana, se a religião fosse algo meramente espiritual, vcs não precisariam de nada disso. Não precisariam saber das letras das músicas, por exemplo, porque seria algo espiritual e você se sentiria tocado porque é algo sobrenatural e ponto".
Bom...O fato é que, na verdade, religiosidade realmente enfeita demais e dificulta muito as coisas, muitas vezes hehehehe... _________________ Point the finger, slow to understand
Garotas (In)comuns. |
|
|
 |

|
Enviada: 17-11-2006 7:36 am |
|
|
Ah...Outra coisa...
Tem uma galera que tira moh onda, dizendo que só vê se converter quem "rouba", "mata" ou comete qq outro delito na vida...Inté me perguntaram qual era meu pecado...Se eu tinha adulterado ou feito qq outra coisa pra ter me convertido...hehehe...
Brincadeiras de lado, isso termina sendo verdade...O Cristianismo é bem salvacionista: "Eu sou pecador, mas Jesus me libertou" só que, sei lá, eu acho que as coisas vão muito, muito além disso. Jesus me libertou sim, mas não é por isso que O sigo...Enfim...hehehe...
Daí dah até pra questionar outra coisa: Pq seguir a Deus?
 Por medo de n ser salvo? Muitos não admitem mas seguem por medo, puro medo...Eu mesma já pensei assim durante anos e anos e anos.
 Por gratidão? Já que Deus enviou Seu filho amado, vou segui-Lo como forma de gratidão ou, já que Ele é fiel e justo, vou segui-Lo...Acho muito pouco...
 Por amor? Beleza, acho que essa, obviamente, é a melhor resposta, mas, honestamente, acho que muito poucos são os que seguem por amor de verdade, embora muitos se declarem seguidores apaixonados. Seguir a Deus por amor seria segui-Lo mesmo que Ele não fosse fiel, bom, justo e poderoso, segui-Lo apenas porque O amamos, mas, para isso é necessário um nivel de intimidade tal que realmente o amor torne-se assim, incondicional... _________________ Point the finger, slow to understand
Garotas (In)comuns. |
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 17-11-2006 8:41 am |
|
|
Mas aí entra a grande questão já discutida por filósofos e afins: é possível haver amor? Incondicional ainda por cima?
Creio que nós como humanos não teremos esse amor incondional nunca, mas tb não pode haver uma relação unicamente interesseira na salvação, deve haver interesse sim na redenção, sendo assim podemos dizer que de certa forma nossa relação com Deus é interesseira, mas tem por principal objetivo reconhecer que dependemos de Deus...
O ateísmo como solução é o mesmo que dizer que o islamismo ou outra religião qualquer é a solução. Iria se começar uma cruzada para a conversão das pessoas ao ateísmo, é outro pensamento igual a qualquer outra religião... |
|
|
 |
thunderlistener Novato

|
Enviada: 17-11-2006 8:39 pm |
|
|
Suzana, também concordo que a melhor forma de seguir a Deus seria por amor, no entanto acredito que qualquer que seja a razão pela qual uma pessoa passe a seguir a Deus já se trata de um início, inclusive seguir ao Senhor por medo de perder a salvação é algo muito prudente. Aliás, acredito que é impossível que alguém considere Cristo como Salvador sem que seja pela testificação do Espírito Santo, portanto, só o fato de uma pessoa tender a aproximar-se do Senhor já significa que está ocorrendo uma ação Divina. E, no futuro, tenho certeza que esta pessoa passará a amar ao Senhor, pois os que passam a conhecê-Lo passam a amá-Lo.
Contudo, temos que citar o outro lado também, aqueles que não amam realmente ao Senhor tenderão a seguí-Lo apenas temporariamente, apenas para atingir benefícios pessoais, e, com os percalços da vida tenderão a abandoná-Lo, e se perderão no caminho.
| suzana_rebeca escreveu: | Ah...Outra coisa...
Tem uma galera que tira moh onda, dizendo que só vê se converter quem "rouba", "mata" ou comete qq outro delito na vida...Inté me perguntaram qual era meu pecado...Se eu tinha adulterado ou feito qq outra coisa pra ter me convertido...hehehe...
Brincadeiras de lado, isso termina sendo verdade...O Cristianismo é bem salvacionista: "Eu sou pecador, mas Jesus me libertou" só que, sei lá, eu acho que as coisas vão muito, muito além disso. Jesus me libertou sim, mas não é por isso que O sigo...Enfim...hehehe...
Daí dah até pra questionar outra coisa: Pq seguir a Deus?
Por medo de n ser salvo? Muitos não admitem mas seguem por medo, puro medo...Eu mesma já pensei assim durante anos e anos e anos.
Por gratidão? Já que Deus enviou Seu filho amado, vou segui-Lo como forma de gratidão ou, já que Ele é fiel e justo, vou segui-Lo...Acho muito pouco...
Por amor? Beleza, acho que essa, obviamente, é a melhor resposta, mas, honestamente, acho que muito poucos são os que seguem por amor de verdade, embora muitos se declarem seguidores apaixonados. Seguir a Deus por amor seria segui-Lo mesmo que Ele não fosse fiel, bom, justo e poderoso, segui-Lo apenas porque O amamos, mas, para isso é necessário um nivel de intimidade tal que realmente o amor torne-se assim, incondicional... |
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 18-11-2006 12:47 am |
|
|
ah! li tudo, mas a preguiça de comentar? rsrs... darei minha opinião.
Provar que o Cristianismo é o caminho certo? Tão fácil como provar que Deus existe... rs... pra mim ñ é algo que realmente se possa provar, depende da fé. Assim como não é possível provar que o Islamismo é a verdade, por exemplo. Temos fatos históricos, sim... e isso é de grande ajuda, talvez seja um passo a frente da nossa parte. Mas não serve como prova. Pq, por mais que sejam verdadeiros, a História é algo manipulável... e disso a gente sabe.
Acho que a pessoa sabe que o Cristianismo é o caminho certo a partir do momento em que o aceita como verdade, antes disso é impossível. Pois assim ela estará agindo pela fé.
pq seguir a Deus???
uns seguem por medo, talvez a maioria... outros por comodidade, alguns por amor sim, pq ñ? não diria mesmo incondicional, só Jesus teve esse amor, mas um amor espontâneo, talvez...
eu digo que sigo a Deus por causa da fé. não tenho uma fé mto grande, ao contrário, às vezes me acho mto cética. Mas como seguir um Deus que não vejo, que não toco e às vezes não consigo nem ouvir? Se disser que é por amor, serei hipócrita... o que ñ significa que não O ame tb... mas nada além disso pode me fazer seguir a Deus.
ah sei lá, já to indo pro lado pessoal, to mto estranha hoje, depois volto aqui... hehe.
bom tópico mesmo. _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
marceloerica Visitante
|
Enviada: 18-11-2006 7:35 am |
|
|
Acho que qq relação entre duas partes sempre vai ser interesseira.
Tudo é uma troca. Mesmo que você queira somente uma "visita". |
|
|
 |

|
Enviada: 18-11-2006 7:47 am |
|
|
| Sarah escreveu: |
eu digo que sigo a Deus por causa da fé. não tenho uma fé mto grande, ao contrário, às vezes me acho mto cética. Mas como seguir um Deus que não vejo, que não toco e às vezes não consigo nem ouvir? Se disser que é por amor, serei hipócrita... o que ñ significa que não O ame tb... mas nada além disso pode me fazer seguir a Deus.
|
Pronto...hehehe...Eu penso exatamente assim...
Ahh...sim, é verdade pow...Isso foi um questionamento que me veio depois de ler a revista e pah...Aí depois conversando com a galera, percebi que sim, existem muitas pessoas que se 'entregam' a Deus por puro interesse, mas permanecem por amor...
É pq essa coisa de amor incondicional é realmente, realmente muitíssimo complicada. Sei lá, acho que isso n existe não...hehehehe..._________________ Point the finger, slow to understand
Garotas (In)comuns. |
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 18-11-2006 9:03 am |
|
|
Pois bem, há bastante tempo que discuto ou tento discutir com ateus e sempre me deparo na seguinte pergunta: o que é uma prova?
O que seria necessário mostrar ou dizer para uma pessoa para que ela acreditasse em Deus? Alguma sugestão? Outra pergunta sem resposta por enquanto... |
|
|
 |
marceloerica Visitante
|
Enviada: 18-11-2006 11:00 am |
|
|
Um dia deu certo: a criação do mundo.
Mesmo que uma grande explosão tivesse dado origem ao Universo, alguma coisa deveria controlar tudo. Além de ter que arquitetar toda a máquina da vida pelo menos na Terra. |
|
|
 |

|
Enviada: 18-11-2006 12:06 pm |
|
|
| rap escreveu: | Pois bem, há bastante tempo que discuto ou tento discutir com ateus e sempre me deparo na seguinte pergunta: o que é uma prova?
O que seria necessário mostrar ou dizer para uma pessoa para que ela acreditasse em Deus? Alguma sugestão? Outra pergunta sem resposta por enquanto... |
Pra um colega meu, prova da existência, somente sentindo, tem que saber na pele, tem que ter experiência, argumento racional não serve..._________________ Point the finger, slow to understand
Garotas (In)comuns. |
|
|
 |
Annemey Internado!

Registrado: Oct 06, 2006 Idade: 22 Mensagens: 1245 Localização: Guarujá/SP
|
Enviada: 18-11-2006 10:21 pm |
|
|
| rap escreveu: | Pois bem, há bastante tempo que discuto ou tento discutir com ateus e sempre me deparo na seguinte pergunta: o que é uma prova?
Provas concretas... seria bem dificil msmo, nós acreditamos por causa da fé neh? E Fé é akilo q agente cre sem ver, esses ateus estao cegos.... =\
E seria mto ficil "provar" algma coisa pra eles.... _________________ Filipenses 4
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 18-11-2006 11:01 pm |
|
|
| suzana_rebeca escreveu: | | Sarah escreveu: |
|
Pronto...hehehe...Eu penso exatamente assim...
Ahh...sim, é verdade pow...Isso foi um questionamento que me veio depois de ler a revista e pah...Aí depois conversando com a galera, percebi que sim, existem muitas pessoas que se 'entregam' a Deus por puro interesse, mas permanecem por amor...
É pq essa coisa de amor incondicional é realmente, realmente muitíssimo complicada. Sei lá, acho que isso n existe não...hehehehe... |
tb acho que não existe... é como eu disse, creio que seja um amor espontâneo, se é que esse tipo de amor exista... saca? um amor que chega, começamos a sentir e fica... e acho que ele é mto válido pq é um amor que, apesar de talvez ter começado por interesse, existe mais pelo que Deus é e ñ pelo q ele faz...  _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 18-11-2006 11:10 pm |
|
|
é... pra mim tb ñ tem resposta por enquanto...
a criação do mundo... blz, até concordo com o que disse o marcelo, mas se formos recorrer à algumas correntes filosóficas, acharemos respostas. Há as que dizem que o mundo existe por ele só, a natureza existe por ela mesma... assim como cremos que Deus existe por ele mesmo... então, podem mto bem contradizer nossa resposta com isso.
sentidos: é um argumento que nós podemos contradizer... pq sabemos de mtas coisas sem sentir, sem experimentar... e nem por isso temos elas como mentiras. A não ser, claro, que a pessoa só acredite no que pode sentir... e aí ela será mto ignorante... hehe.
fé: é pessoal, realmente não serve como prova. Mas olha que até ajuda, viu? Tipo, a pessoa acaba vendo o que acontece na sua vida por causa da fé que você tem em Deus e talvez passe até a se interessar e tal... mas provar mesmo, ñ.
por isso eu tb me questiono: o que dizer pra que uma pessoa acredite em Deus??? não sei... eu costumo dizer: não existem provas, é questão de acreditar... você acredita no que quer, mas nem tudo em que você possa vir a acreditar será tão real quanto Deus, por mais que Ele seja invisível... _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
rap Post Rider

|
Enviada: 19-11-2006 8:24 am |
|
|
| marceloerica escreveu: | Um dia deu certo: a criação do mundo.
Mesmo que uma grande explosão tivesse dado origem ao Universo, alguma coisa deveria controlar tudo. Além de ter que arquitetar toda a máquina da vida pelo menos na Terra. |
Mas isso não prova muita coisa, existem teorias e teorias sobre a criação do mundo, a nosso pensamento para alguns é somente mais uma forma de se pensar...
| suzana_rebeca escreveu: | | Pra um colega meu, prova da existência, somente sentindo, tem que saber na pele, tem que ter experiência, argumento racional não serve... |
Provavelmente ele não acredita em amor, medo, sentimentos em geral, também não acredita na ética e moral. Ele também não deve acreditar que alguém que ele conversa pela internet exista...
| Annemey escreveu: | Provas concretas... seria bem dificil msmo, nós acreditamos por causa da fé neh? E Fé é akilo q agente cre sem ver, esses ateus estao cegos.... =\
E seria mto ficil "provar" algma coisa pra eles.... |
Mas usar o argumento de que ateus são cegos é ambíguo, pois eles podem dizer o mesmo da gente, e então cada um acredita no que quer? Se fosse assim não haveria necessidade de pregação...
| Sarah escreveu: | é... pra mim tb ñ tem resposta por enquanto...
a criação do mundo... blz, até concordo com o que disse o marcelo, mas se formos recorrer à algumas correntes filosóficas, acharemos respostas. Há as que dizem que o mundo existe por ele só, a natureza existe por ela mesma... assim como cremos que Deus existe por ele mesmo... então, podem mto bem contradizer nossa resposta com isso.
sentidos: é um argumento que nós podemos contradizer... pq sabemos de mtas coisas sem sentir, sem experimentar... e nem por isso temos elas como mentiras. A não ser, claro, que a pessoa só acredite no que pode sentir... e aí ela será mto ignorante... hehe.
fé: é pessoal, realmente não serve como prova. Mas olha que até ajuda, viu? Tipo, a pessoa acaba vendo o que acontece na sua vida por causa da fé que você tem em Deus e talvez passe até a se interessar e tal... mas provar mesmo, ñ.
por isso eu tb me questiono: o que dizer pra que uma pessoa acredite em Deus??? não sei... eu costumo dizer: não existem provas, é questão de acreditar... você acredita no que quer, mas nem tudo em que você possa vir a acreditar será tão real quanto Deus, por mais que Ele seja invisível... |
Concordo contigo, como pode ser observado anteriormente, mas...
Se cada um acredita no que quer, é como dizer que somente alguns escolheram crer e aqueles que não escolheram não tem culpa alguma, afinal foi somente mais uma escolha... |
|
|
 |
|
]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in