Contra a música

Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Música
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
ChristianPianist
Novato
Novato

MensagemEnviada: 03-11-2010 8:57 am Responder com Citação

Aproveitando meu "score" de novato e a manhã sem nada para fazer, vou compartilhar mais um artigo que li alguns dias atrás e que achei bem interessante.

Acredite! Eu tive a mesma reação que você vai ter ao ler o título. Mas, por favor, não conclua nada sem tê-lo lido por inteiro.

Contra a Música

Eu acho que o meio evangélico inteiro deveria suspender todo tipo de música instrumental, e apenas recitar salmos em seus cultos de adoração – pelos próximos dez anos*.

Desde que me tornei presbítero em uma igreja local, me assusto com o quanto muitos cristãos são dependentes de certo estilo musical, ou de certo nível de excelência na música. Quantas vezes você ouviu alguém dizer, por exemplo, “eu não consigo louvar naquela igreja”? Ou “eu simplesmente não me sinto conectado a Deus ali”.

É claro que pode ter alguma coisa errada acontecendo lá, mas acho que muitas vezes, se você espremer declarações como essas, o que encontra por trás de tudo não é muito diferente de “eu não gosto da música dali”. Pessoas não expressam dessa maneira clara, provavelmente porque se você fizer isto, parecerá ridículo. Mas penso que isso é o que muitos querem dizer quando dizem: “eu não consigo adorar ali”. A realidade é que um piano armário sozinho simplesmente não consegue fisgar suas emoções tanto quanto uma banda completa. Eles não conseguem aquele “sentimento transcedente”, então ficam desencorajados e terminam dizendo que “não conseguem adorar”.

Eu me pergunto se todo aquele fenômeno da “excelência na música de louvor e adoração” que vimos nos últimos anos – apesar de todo bem que tem feito – também não gerou uns efeitos inesperados nos jovens cristãos. Me pergunto se não criou uma geração de místicos funcionais, que medem seu relacionamento com Deus por experiências emocionais, ao invés da realidade objetiva da redenção.

Quando eu era um aluno do ensino médio, fui em algumas poucas conferências Passion, quando elas eram realizadas no Texas. Foram experiências formativas e maravilhosas para mim. John Piper me “reformou” em um sermão bombástico em Romanos 3, e isso – de uma forma ou de outra – moldou a trajetória da minha vida desde então. E a música era excelente – verdadeiramente maravilhosa em todos os sentidos. Nós cantávamos alto, com as mãos para cima, os olhos fechados e cheios de lágrimas algumas vezes, e acredito que adorei a Deus durante tudo isso.
Mas então voltei para New Haven, Connecticut. As equipes de louvor se foram, eu não tinha o grupo de pessoas que tinha me acompanhado e compartilhado aquela experiência, e as igrejas tinham um piano e trinta pessoas cantando hinos de Isaac Watts. Isso me forçou a aprender como soltar fogos de adoração com verdades e palavras, e não apenas com música excelente. Eu aprendi como ser influenciado emocionalmente pelas palavras excelentes dos hinos, quer eles fossem tocados e cantados “excelentemente” ou não.

"Sentindo se perto de Deus"

Existe uma geração inteira de jovens lá fora, agora, que não são emocionalmente influenciadas pelas palavras, cujos fogos só são disparados quando essas palavras são acompanhadas por grandes ritmos, instrumental habilidoso, e um certo clima familiar que tipicamente acompanha o “louvor-e-adoração” cristão. E o resultado disso é que você vê jovens pulando de igreja em igreja pela cidade, e um dos critérios principais para a compra é “a adoração”, embora muito frequentemente eles queiram dizer “a música”. Você tem jovens cristãos se sentindo desencorajados porque – a despeito do fato de que eles estão sob a pregação fiel da Palavra domingo após domingo – dizem que não se “sentem próximos de Deus” há muito tempo. Talvez haja alguma coisa importante acontecendo aqui. Mas também existe uma boa chance, eu diria, de que eles apenas não tiveram uma boa dose de endorfina desde o último congresso em que estiveram.

Estou realmente preocupado que tenhamos criado uma geração de cristãos anêmicos, que são espiritualmente dependentes de música excelente. Seu senso de bem-estar espiritual é baseado em sentir-se “perto de Deus”, seu sentir-se próximo a Deus é baseado em sua “capacidade de adorar”, e ser capaz de adorar depende de grandes multidões cantando ótima música.
Para piorar, pense em quantas brigas e divisões em igrejas estão enraizadas em discordâncias sobre música. Pessoas deixam as igrejas porque não gostam da música. Cristãos que acreditam exatamente nas mesmas coisas sobre Jesus adoram em prédios vizinhos porque não podem aceitar o estilo musical do outro. Igrejas se dividem porque uma facção quer música “contemporânea” e outra quer música “tradicional”. A questão não diz respeito às palavras; diz respeito a como as palavras são cantadas, e com que instrumentos. Isso até tem seu próprio nome – “os conflitos de adoração”¹, que quando traduzido com um pouco de honestidade, significa realmente “os conflitos de música”.

O ponto decisivo, suponho, é que cada cristão deveria fazer uma busca honesta em seu coração sobre o que o faz se sentir “perto de Deus”. Você pode se sentir próximo de Deus só por ler ou dizer as palavras “Em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto”? Você seria capaz de participar de uma igreja que é ótima em tudo, exceto na música? Se não, você provavelmente precisa pensar um pouco se sua vida espiritual é dependente de algo da qual ela não deveria ser dependente.

Pensei em oferecer algumas poucas questões que nos ajudariam a considerar se permitimos que nossos corações se tornassem muito dependentes da música para nossa sensação de bem-estar espiritual. Por favor, não trate isso como um teste da Capricho ou algo assim. Eles não são um checklist; não tem uma pontuação no fim. Todas as questões nem mesmo são necessariamente direcionadas a todas as pessoas; nem todas serão úteis a você. Algumas são direcionadas para pessoas que particularmente não gostam da música em suas igrejas. Outras para pessoas que amam a música que ouvem na igreja toda semana. Essas questões também não pretendem ser exaustivas; elas não tratam disso sob todos os ângulos concebíveis. São apenas algumas poucas questões que, espero, talvez ajudem você a pensar. Talvez você tenha outras que te ajudem a checar seu próprio coração.

Uma última coisa: novamente, não estou desejando aqui uma vida cristã sem música, ou uma vida cristã com menos música, ou mais tranquila, ou mais simples. Eu amo música; acredito que fomos criados como seres musicais. Na verdade, se fosse forçado a escolher, pessoalmente, preferiria música contemporânea a outro estilo. Bob Kauflin e o ministério Sovereign Grace, por exemplo, estão fazendo algumas das músicas mais maravilhosas, que honram a Deus e exaltam Cristo, disponíveis hoje, e gosto de ouvir e cantar suas canções, seja em minha igreja, em algum outro evento, ou mesmo repetidamente em meu iPod.

Portanto, eu acho que a música é uma coisa boa, até uma coisa ótima. Mas, tudo que é bom nesse mundo pode e será mal utilizado por seres humanos pecadores. E acredito que é algo que merece reflexão entre os cristãos quando se trata de música. Minha esperança é que essas questões, e os pensamentos que elas provocam em você, te ajudarão a guardar sua vida espiritual de se tornar perigosamente dependente de algo do qual você não deveria ser dependente. Espero que elas sejam úteis a você:

1) Você fica entediado quando alguém lê uma longa passagem da Escritura em sua igreja? Você começa a desejar que eles cheguem logo na música?

2) Você precisa de música tocando ao fundo para que a leitura da Escritura afete suas emoções?

3) Uma oração parece muito “simples” ou “seca” para você, se não tem música tocando por trás dela?

4) Você se sente deprimido algumas semanas depois de uma conferência de louvor porque você não se sente próximo de Deus há muito tempo?

5) Você desesperadamente aguarda a próxima conferência porque você sabe que, finalmente, conseguirá se sentir próximo de Deus novamente?

6) Se você pertence a uma grande igreja com ótima música, você é capaz de adorar quando visita seus parentes numa pequena igreja rural?

7) Você já se sentiu adorando no meio da semana, no trabalho, na escola, etc. só porque pensou sobre Deus e sua graça? Ou isso só acontece quando a música está tocando?

8 ) Você tende a se sentir mais próximo de Deus quando está sozinho com seu iPod que quando está reunido com o povo de Deus em sua igreja?
Você se sente como se simplesmente não pudesse se conectar com outros crentes que não tiveram as mesmas “experiências de adoração” que você teve? Você só consegue se conectar com outros crentes que “sabem o que é realmente adorar”?

9)Sua sensação de bem-estar espiritual é baseada mais em sentir-se próximo de Deus, ou saber que você está próximo de Deus por causa de Jesus Cristo?

* Eu estou brincando com o título desse post e a suspensão da música, é claro. A Bíblia nos diz para cantar. Deus nos deu a música precisamente porque afeta nossos corações e emoções, e isso é algo bom. Mas tudo o que é bom pode e será mal utilizado por seres humanos pecadores. Meu sentimento é que a “música excelente” se tornou um tipo de ídolo. Não, nós não adoramos isso. Mas muitas pessoas precisam disso para adorar, e isso pode ser bem ruim. Música é parte de nossas vidas como seres humanos; em certo sentido, seremos sempre dependentes dela. Mas como vejo, existe ampla evidência lá fora que sugere que, para muitos cristãos, a dependência se tornou perigosa.

¹ Nota do tradutor: O termo no inglês é Worship Wars. Acredito que não temos um termo no Brasil para esse tipo de conflito dentro da igreja, mas se alguém souber, me avise! Smile

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: http://iprodigo.com/textos/contra-a-musica.html

Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 03-11-2010 1:25 pm Responder com Citação

Parabéns de novo!

* Perdoe-me pela rasgação de seda, mas tenho certeza de que o Dotgospel não é mais o mesmo desde que você se cadastrou nele. Espero que muitos outros como você surjam daqui para frente! Very Happy
* Qualquer comentário a mais que eu fizer sobre o texto é chover no molhado. É simplesmente maravilhoso, o autor matou a pau. Acho melhor esperar os demais dotianos se manifestarem para comentar algo a respeito, até porque a maioria já está careca de saber minha opinião sobre o assunto. Wink

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
andynho
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 03-11-2010 2:13 pm Responder com Citação

Sorokbano escreveu:
Parabéns de novo!

* Perdoe-me pela rasgação de seda, mas tenho certeza de que o Dotgospel não é mais o mesmo desde que você se cadastrou nele. Espero que muitos outros como você surjam daqui para frente! Very Happy
* Qualquer comentário a mais que eu fizer sobre o texto é chover no molhado. É simplesmente maravilhoso, o autor matou a pau. Acho melhor esperar os demais dotianos se manifestarem para comentar algo a respeito, até porque a maioria já está careca de saber minha opinião sobre o assunto. Wink
só pq o texto te agradou, quer dizer que matou a pau?

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
marlos_bass
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 03-11-2010 2:25 pm Responder com Citação

Eu mesmo tinha feito um tópico reclamando que não falamos mais de música por aqui, então vamos lá...

Eu já disse em algum tópico por aí que, mesmo sendo músico, considero que a música tem espaço exagerado na liturgia das igrejas. Em alguns casos é 100% do tempo, pq tem os pastores que gostam de pregar com fundo musical (pra desespero de muitos tecladistas...), o problema é que a música não é valorizada por aquilo que ela tem de lúdico, ou por aspectos artísticos, mas sim pela capacidade de envolver, emocionar e muitas vezes manipular as pessoas.

As pessoas passam a fazer parte de uma igreja por gostar do louvor, deixam igrejas quando o louvor não agrada mais. Líderes de louvor deixam igrejas e causam verdadeiros rachas. Eu mesmo comecei a minha crise com a instituição igreja por problemas com meu ex-líder de louvor...

Por outro lado, não acho que o problema seja o fato de a música ter se “modernizado” e deixado de ser “tradicional”. Acho que isso é um processo totalmente natural, uma vez que não acredito em estilos musicais mais ou menos adequados para o louvor. A música das igrejas tem semelhanças com a música fora dela, e não vejo problema nisso,
Acho que o ensino da Palavra perdeu força, as mensagens não causam mais conflitos nem impactos, são apenas palestras de auto-ajuda pro cara ir trabalhar na boa na segunda-feira, depois de estar p*** por ter almoçado na casa da sogra e acompanhado a derrota do seu time do campeonato brasileiro. Com o ensino e a meditação na Palavra perdendo força, a música tomou esse lugar, pois é eficiente em entreter as pessoas e criar qualquer tipo de ambiente que o pastor queira para o seu culto.

Abs.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
andynho
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 03-11-2010 2:38 pm Responder com Citação

Sou considerado um viciado em música por muitos e toco no louvor da igreja desde os 12 anos de idade.

ChristianPianist escreveu:
1) Você fica entediado quando alguém lê uma longa passagem da Escritura em sua igreja? Você começa a desejar que eles cheguem logo na música?

Não

2) Você precisa de música tocando ao fundo para que a leitura da Escritura afete suas emoções?

Não (e não gosto de ficar tocando durante a ministração, sou sempre obrigado)

3) Uma oração parece muito “simples” ou “seca” para você, se não tem música tocando por trás dela?

Não

4) Você se sente deprimido algumas semanas depois de uma conferência de louvor porque você não se sente próximo de Deus há muito tempo?

Nunca

5) Você desesperadamente aguarda a próxima conferência porque você sabe que, finalmente, conseguirá se sentir próximo de Deus novamente?

Nunca, o relacionamento é diário.

6) Se você pertence a uma grande igreja com ótima música, você é capaz de adorar quando visita seus parentes numa pequena igreja rural?

Sim

7) Você já se sentiu adorando no meio da semana, no trabalho, na escola, etc. só porque pensou sobre Deus e sua graça? Ou isso só acontece quando a música está tocando?

Sou dependente da graça, é ela quem me faz adorar ou seja lá como vcs chamam.

8 ) Você tende a se sentir mais próximo de Deus quando está sozinho com seu iPod que quando está reunido com o povo de Deus em sua igreja?
Você se sente como se simplesmente não pudesse se conectar com outros crentes que não tiveram as mesmas “experiências de adoração” que você teve? Você só consegue se conectar com outros crentes que “sabem o que é realmente adorar”?

Me sinto melhor quando estou reunido com meus irmão da igreja ou com qualquer outro cujo o corção habite o mesmo Espírito, até mesmo com o Soroka.

9)Sua sensação de bem-estar espiritual é baseada mais em sentir-se próximo de Deus, ou saber que você está próximo de Deus por causa de Jesus Cristo?

A segunda opção.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 03-11-2010 2:51 pm Responder com Citação

Um dos principais alvos do capeta

* Está mais do que provado que a música é um dos principais alvos de Satanás nas igrejas. Tanto que Lutero, que também era músico ("Castelo Forte" é de sua autoria), chegou até a dizer mais ou menos o seguinte: "Quando foi expulso do Céu, Satanás caiu na galeria do coro".
* O ministério da música é extremamente visado pelo Inimigo porque mexe demais com a vaidade de quem está por trás dela, seja cantor(a), instrumentista, regente ou até mesmo compositor. Mesmo muito antes do advento dos modernos "levitas", a música cristã já dava aos responsáveis por sua execução uma sensação de superioridade, de "unção diferenciada".
* O culto reformado e outros genuinamente cristãos (os batistas tradicionais como eu não gostam de ser chamados "reformados" porque o movimento batista surgiu paralelamente à Reforma) não são centrados na música, nas manifestações sobrenaturais nem na arrecadação de dízimos e ofertas, mas na pregação da Palavra. A maioria das igrejas passou a desprezar os sermões fundamentados na Bíblia Sagrada porque não passam atualmente de meros locais de entretenimento e relações sociais. Portanto, o papel da música no culto deve ser tão-somente o de preparar a congregação para o clímax do mesmo: a pregação.
* Sou membro duma Igreja Batista tradicional que ainda coloca a pregação da Palavra como o momento principal do culto e que ainda canta os hinos do Hinário para o Culto Cristão (vez ou outra também canta algum do Cantor Cristão), mas já estou ficando cansado do nível dos cânticos entoados nos momentos de louvor comunitário. Salvo raras exceções, só dá Fernandinho, Toque no Altar/Trazendo a Arca, Diante do Trono, Eyshila ("Fala Comigo") e Vineyard. Sério, NÃO AGÜENTO MAIS! Mad E não adianta manifestar tal fastio para o pastor, pois o mesmo é justamente o líder do grupo de louvor; portanto, seria perda de tempo, já que muitos novos convertidos não abrem mão desse tipo de música!
* O máximo que posso fazer é sugerir o aumento do repertório dos cânticos com aqueles que estão empoeirados e outros que talvez nunca tenham sido cantados desde que fui recebido como membro daquela igreja, como os do Vencedores por Cristo e do Logos. E zelar para que os velhos hinos do HCC e do CC não sejam atirados para a fogueira ou para a lata do lixo. Ah, é claro, também devemos orar para que a qualidade musical de nossas igrejas melhore e o devido lugar que os sermões pastorais têm em nossos cultos não sejam substituídos por shows e outros momentos de puro êxtase emocional, desprovidos do equilíbrio que a Palavra recomenda: "Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento" (I Coríntios 14:15).

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 04-11-2010 7:58 am Responder com Citação

Um meio-termo

* Para aqueles que não gostam de corais e também para aqueles que não gostam de bandas de "louvorzão", eis um exemplo do que pode ser feito por nossos jovens no ministério musical sacro:

Download Vídeo

andynho
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 04-11-2010 8:04 am Responder com Citação

Sorokbano escreveu:

* Está mais do que provado que a música é um dos principais alvos de Satanás nas igrejas. Tanto que Lutero, que também era músico ("Castelo Forte" é de sua autoria), chegou até a dizer mais ou menos o seguinte: "Quando foi expulso do Céu, Satanás caiu na galeria do coro".
* O ministério da música é extremamente visado pelo Inimigo porque mexe demais com a vaidade de quem está por trás dela, seja cantor(a), instrumentista, regente ou até mesmo compositor...
de novo essa conversa de que o capeta era do coral no céu??
fala sério...

ChristianPianist
Novato
Novato

MensagemEnviada: 04-11-2010 8:11 am Responder com Citação

marlos_bass escreveu:
Eu mesmo tinha feito um tópico reclamando que não falamos mais de música por aqui, então vamos lá...

Eu já disse em algum tópico por aí que, mesmo sendo músico, considero que a música tem espaço exagerado na liturgia das igrejas. Em alguns casos é 100% do tempo, pq tem os pastores que gostam de pregar com fundo musical (pra desespero de muitos tecladistas...), o problema é que a música não é valorizada por aquilo que ela tem de lúdico, ou por aspectos artísticos, mas sim pela capacidade de envolver, emocionar e muitas vezes manipular as pessoas.

As pessoas passam a fazer parte de uma igreja por gostar do louvor, deixam igrejas quando o louvor não agrada mais. Líderes de louvor deixam igrejas e causam verdadeiros rachas. Eu mesmo comecei a minha crise com a instituição igreja por problemas com meu ex-líder de louvor...

Por outro lado, não acho que o problema seja o fato de a música ter se “modernizado” e deixado de ser “tradicional”. Acho que isso é um processo totalmente natural, uma vez que não acredito em estilos musicais mais ou menos adequados para o louvor. A música das igrejas tem semelhanças com a música fora dela, e não vejo problema nisso,
Acho que o ensino da Palavra perdeu força, as mensagens não causam mais conflitos nem impactos, são apenas palestras de auto-ajuda pro cara ir trabalhar na boa na segunda-feira, depois de estar p*** por ter almoçado na casa da sogra e acompanhado a derrota do seu time do campeonato brasileiro. Com o ensino e a meditação na Palavra perdendo força, a música tomou esse lugar, pois é eficiente em entreter as pessoas e criar qualquer tipo de ambiente que o pastor queira para o seu culto.

Abs.

Embora discorde do fato de que todos os estilos são adequados e aceitáveis diante de um Deus Santo, concordo com todo o resto que você falou. Infelizmente, ser cristão, hoje em dia, para muitos, é como pertencer a uma tribo qualquer; ser emo, ser punk, ser do pagode, etc.

Quanto à Palavra ter perdido força, acredito que não - já pensei nessa hipótese. O que acontece é que nós perdemos a Palavra, como você falou, a força dela ainda é a mesma.

andynho
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 04-11-2010 8:20 am Responder com Citação

marlos_bass escreveu:

Abs.

Embora discorde do fato de que todos os estilos são adequados e aceitáveis diante de um Deus Santo, concordo com todo o resto que você falou. Infelizmente, ser cristão, hoje em dia, para muitos, é como pertencer a uma tribo qualquer; ser emo, ser punk, ser do pagode, etc.

Quanto à Palavra ter perdido força, acredito que não - já pensei nessa hipótese. O que acontece é que nós perdemos a Palavra, como você falou, a força dela ainda é a mesma.
defina pra mim, o que é ser santo.

ChristianPianist
Novato
Novato

MensagemEnviada: 04-11-2010 8:31 am Responder com Citação

Sorokbano escreveu:

* O ministério da música é extremamente visado pelo Inimigo porque mexe demais com a vaidade de quem está por trás dela, seja cantor(a), instrumentista, regente ou até mesmo compositor. Mesmo muito antes do advento dos modernos "levitas", a música cristã já dava aos responsáveis por sua execução uma sensação de superioridade, de "unção diferenciada".

Tenho orado e, pela misericórdia de Deus, aprendido bastante quanto a isso. Mas, confesso que até hoje luto com meu ego.

Sorokbano escreveu:

* O culto reformado e outros genuinamente cristãos (os batistas tradicionais como eu não gostam de ser chamados "reformados" porque o movimento batista surgiu paralelamente à Reforma) não são centrados na música, nas manifestações sobrenaturais nem na arrecadação de dízimos e ofertas, mas na pregação da Palavra. A maioria das igrejas passou a desprezar os sermões fundamentados na Bíblia Sagrada porque não passam atualmente de meros locais de entretenimento e relações sociais. Portanto, o papel da música no culto deve ser tão-somente o de preparar a congregação para o clímax do mesmo: a pregação.

Faço parte da Batista Conservadora. Graças a Deus, nossa denominação ainda tem se mantido, mas ainda assim, o conformismo tem ganhado cada vez mais adeptos. Como disse Ravenhill:

"A única razão pela qual não temos avivamento é porque estamos dispostos a viver sem ele!"

Deus ti dê graça, meu irmão. Que esse versículo nos desperte a cada dia mais e mais:

Citação:
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:2

Grande abraço!

ChristianPianist
Novato
Novato

MensagemEnviada: 04-11-2010 8:43 am Responder com Citação

andynho escreveu:

Por medo de omitir parte da Palavra, ou de acrescentar pensamentos meus, sem o devido fundamento bíblico, confesso que não sou apto de definir isso agora.

Mas fico ti devendo a resposta. Vou ler um pouco mais, pedir alguns conselhos e depois posto aqui a resposta.

Tão cedo quanto possível, meu irmão.

Forte abraço!

Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 04-11-2010 9:08 am Responder com Citação

Santidade

* Entendo que ser santo não é ser perfeito, pois isso só o seremos na Eternidade com Cristo, quando nossos corpos serão revestidos da incorruptibilidade. "Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória" (I Coríntios 15:53-54).
* Quando nascemos de novo em Cristo Jesus, somos revestidos pelo Espírito Santo, que nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Continuamos pecadores, mas a grande diferença entre nós e os ímpios é que não sentimos mais prazer no pecado. Ou seja, ficamos tristes toda vez que pecamos e brota dentro de nós o desejo ardente de nos arrependermos diante do Senhor.
* Portanto, ser santo é ser SEPARADO para viver conforme os preceitos de Deus, seguindo os passos de Jesus conforme a orientação do Espírito Santo. "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" (Gálatas 2:20).

andynho
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 04-11-2010 9:30 am Responder com Citação

andynho escreveu:

Por medo de omitir parte da Palavra, ou de acrescentar pensamentos meus, sem o devido fundamento bíblico, confesso que não sou apto de definir isso agora.

Mas fico ti devendo a resposta. Vou ler um pouco mais, pedir alguns conselhos e depois posto aqui a resposta.

Tão cedo quanto possível, meu irmão.

Forte abraço!
vejo que tens sabedoria, isso ae brother

andynho
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 04-11-2010 9:36 am Responder com Citação

Sorokbano escreveu:
* Portanto, ser santo é ser SEPARADO para viver conforme os preceitos de Deus, seguindo os passos de Jesus conforme a orientação do Espírito Santo.
meu caro amigo louco.
como nosso novo brother pianista disse, um emo, um punk ou qualquer outro adepto de um grupo é um "separado"
quando você cai nesse vacilo de que o crente pra ser "santo" tem que ser só o "separado" você está usando o mesmo critério dos grupos acima.

eu, na minha humilde condição de homem ignorante, acho que santidade é algo além da nossa compreensão humana...
pq se Deus é Santo, a natureza dEle está muito além da nossa, é impossível medir ou entender, ta fora da nossa ótica humana.

digo o mesmo com relação a música, que é o foco do tópico.
como músico, duvido que no céu a música é o que nós conhecemos aqui.
é algo muito além de nossa compreensão.

Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 04-11-2010 9:55 am Responder com Citação

Nossa missão

andynho escreveu:
Sorokbano escreveu:
* Portanto, ser santo é ser SEPARADO para viver conforme os preceitos de Deus, seguindo os passos de Jesus conforme a orientação do Espírito Santo.
meu caro amigo louco.
como nosso novo brother pianista disse, um emo, um punk ou qualquer outro adepto de um grupo é um "separado"
quando você cai nesse vacilo de que o crente pra ser "santo" tem que ser só o "separado" você está usando o mesmo critério dos grupos acima.

* Quando eu disse "separado", isso é com relação às práticas pecaminosas, não tem nada a ver com segregação social nem com introspecção, como se tivéssemos que viver numa redoma. Caso contrário, Jesus não teria dito: "(...) Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15).
* Quando Cristo nos enviou para a missão, Ele desejou que espalhássemos Sua mensagem para todos os povos. Isso inclui também uma mudança de mentalidade quanto à maneira pela qual devemos cultuar ao Senhor. Creio que o Pianista Cristão criou este tópico para buscar respostas quanto ao correto papel da música cristã no culto e quanto à maneira pela qual devemos apresentar-nos diante de Deus não somente no templo, mas onde quer que estejamos. "Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pedro 3:15).

andynho
Moderador .Gospel
Moderador .Gospel

MensagemEnviada: 04-11-2010 10:12 am Responder com Citação

Sorokbano escreveu:
Nossa missão

andynho escreveu:
Sorokbano escreveu:
meu caro amigo louco.

* Quando eu disse "separado", isso é com relação às práticas pecaminosas, não tem nada a ver com segregação social nem com introspecção, como se tivéssemos que viver numa redoma. Caso contrário, Jesus não teria dito: "(...) Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15).
* Quando Cristo nos enviou para a missão, Ele desejou que espalhássemos Sua mensagem para todos os povos. Isso inclui também uma mudança de mentalidade quanto à maneira pela qual devemos cultuar ao Senhor. Creio que o Pianista Cristão criou este tópico para buscar respostas quanto ao correto papel da música cristã no culto e quanto à maneira pela qual devemos apresentar-nos diante de Deus não somente no templo, mas onde quer que estejamos. "Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pedro 3:15).
e você acha que temos que ouvir as músicas que você gosta
andar como você acha certo e tudo mais ta condenado.

a música tem um papel fundamental na liturgia do culto cristão, sempre foi assim, Davi expulsava espíritos com o som da harpa, Jesus participava de festas onde tinha música, e não eram hinos da harpa cristã ou essas coisas que você fica postando ai Soroka.

é um erro querer padronizar ou "engessar" um molde de música para se adorar a Deus como tb é um erro tentar identificar o que agrada a Deus e o que não agrada, porque no fundo o que vale é a sinceridade.

marlos_bass
Internado!
Internado!

MensagemEnviada: 04-11-2010 10:48 am Responder com Citação

marlos_bass escreveu:

Abs.

Eu não disse que a Palavra perdeu a força, mas que o ensino e a meditação Dela perderam força e espaço dentro das igrejas.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
ezequielmc
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 04-11-2010 1:36 pm Responder com Citação

Sorok, tu mencionou Lutero...

qual tua opinião de ele (e outros tantos compositores de hinos clássicos) ter usado músicas 'seculares' (de cabarés, por exemplo) para fazer musicas cristãs? não seriam estes os hinos que tu clama tanta santidade neles?

"Un sot trouve toujours un plus sot qui l'admire"

http://www.madcamp.tk/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Endereço de AIM Yahoo Messenger MSN Messenger
Sorokbano
Sarado
Sarado

MensagemEnviada: 04-11-2010 3:22 pm Responder com Citação

De novo essa ladainha?

ezequielmc escreveu:
Sorok, tu mencionou Lutero...

qual tua opinião de ele (e outros tantos compositores de hinos clássicos) ter usado músicas 'seculares' (de cabarés, por exemplo) para fazer musicas cristãs? não seriam estes os hinos que tu clama tanta santidade neles?

* Já perdi a conta de quantas vezes li isso, mas lá vou eu de novo... Mad
* Creio que Lutero não quis usar nenhuma música sacra da época porque todas elas estavam associadas ao catolicismo e não havia nenhum outro tipo de música disponível. Provavelmente ele usou música de cabaré (com a devida adaptação melódica, harmônica e rítmica, obviamente) para evitar que o clero católico tentasse usá-la para contra-atacar Lutero ou para que o povo decorasse a letra mais facilmente, sei lá.
* Como não sou especialista em história da música reformada/cristã, não sou a pessoa mais indicada para deduzir nada. Pergunte isso para algum maestro evangélico tradicional - Rev. João Wílson Faustini, por exemplo.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Música Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Warning: include(../../assets/simplepie.inc) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Warning: include() [function.include]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/forum/includes/page_tail.php on line 36

Meu Dot

Fatal error: Class 'SimplePie' not found in /home/gmais/public_html/dotgospel.com/left-column.php on line 292