| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Você acha justa a ideia de criar uma Lei Federal para que de cada 10 vagas ofertadas no mercado de trabalho, 4 vagas sejam reservadas para Afrodescendentes? |
| Sim, é justo criar esta Lei |
|
50% |
[ 1 ] |
| Não, sou contra a criação desta Lei |
|
50% |
[ 1 ] |
|
| Total de Votos : 2 |
|
| Autor |
Mensagem |
iceman11 Vício

Registrado: May 10, 2011 Idade: 30 Mensagens: 352 Localização: Segredo/PR
|
Enviada: 16-08-2011 6:52 am |
|
|
Concurso Público no Brasil: Injustiça Oficial
No Brasil, grandes empresas ao realizarem concurso público como sua única porta de entrada, usam o sistema de cotas racial que prevê de cada 10 contratações, 1 seja reservada para o(a) afrodescendente melhor classificado na prova. Pois bem, sendo a população brasileira composta por 186.000.000 de indivíduos (dados de 2006), dos quais 53,7% são Brancos, 38,5% são Pardos, 6,2% são Negros, 0,5% são Amarelos e 0,4% são Índios. Somando-se a população de Pardos + Negros, temos que 44,7% dos brasileiros são Afrodescendentes. Amarelos e índios juntos somam cerca de 1% do total.
Essas porcentagens podem ser arredondadas da seguinte forma, para entender melhor:
Brancos = 54%
Afrodescendentes (Pardos e Negros) = 45%
Amarelos e Índios = 1%
Pelos meus cálculos, então, 45% da população Brasileira é Afrodescendente, o que significa que, para haver Justiça Social, de cada 10 vagas disputadas no mercado, no mínimo 4 delas devem ser reservadas para Afrodescendentes. Hoje, a realidade dos concursos públicos feitos no Brasil demonstra que de cada 10(dez) vagas apenas 1(uma) é reservada para a população de pele escura. Isto para mim, só pode ser uma coisa: a oficialização da injustiça.
A dignidade do Povo Negro tem sido roubada. A Justiça no Brasil trabalha com o conceito errôneo de que o povo desta pátria é constituído por 90% de Brancos e 10% de Afrodescendentes. É isso o que as Empresas e Poder Público fazem na prática. Para haver Justiça nesse país chamado Brasil, de cada 10 vagas, 4 devem ser reservadas para Afrodescendentes.
É claro que o impacto social e econômico exige que seja traçada uma meta para que tenhamos concursos públicos com mais justiça. Mas o que se faz hoje, de cada 10 contratações somente 1 ser para afrodescendentes, é com certeza injusto. É muito pouco para um país cujas lideranças querem se dizer “justas” e coerentes com a verdade. Hoje mesmo o Brasil tem condições para a cada 2 anos aumentar uma vaga no mercado de trabalho, e em 6 anos é perfeitamente possível que tenhamos em concursos públicos de todo o país, nos setores público e privado, a meta atingida para que de cada 10 vagas, 4 sejam reservadas para Afrodescendentes. Enquanto isto não for real, nossa Justiça também não passará de roubo e mentira.
Eliseu Barboza
16 de Agosto de 2011
Vila COPEL – Reserva do Iguaçu, PR _________________ Sou como Pedra: se me agradar, não sinto nada, nem retribuo. E se me bater, posso até quebrar, mas vai doer muito mais em você!
Editado pela última vez por iceman11 em 17-08-2011 12:18 pm, num total de 2 vezes |
|
|
 |
|
|
 |
lazaromaxuel Sequelado!

Registrado: Jul 19, 2008 Idade: 28 Mensagens: 2466 Localização: Cabo de Santo Agostinho PE
|
Enviada: 17-08-2011 11:04 am |
|
|
assunto interessante, porém:
- Deve abrir a pergunta central para discutir sobre o assunto.
- ou abrir enquete e o porque da resposta. _________________ --------------------------------------------------------
"Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus - I Ts 1:4"
|
|
|
 |
iceman11 Vício

|
Enviada: 17-08-2011 11:53 am |
|
|
Ok, Lázaro,
Eu adicionei uma enquete ao tópico, com a seguinte pergunta central:
Você acha justa a ideia de criar uma Lei Federal para que de cada 10 vagas ofertadas no mercado de trabalho, 4 vagas sejam reservadas para Afrodescendentes?
Meu voto é SIM. Para mim, ser contra as cotas justas, é negar que houve Escravidão. Por isso sou a favor das cotas.
(Enviei este texto ao senador Paulo Paim, e ele respondeu de forma amigável, dizendo ser favorável às cotas. Enviei também à Presidência da República, Ministérios da Justiça e Casa Civil, e ao Governo do Estado do Paraná, mas não obtive nenhuma resposta). _________________ Sou como Pedra: se me agradar, não sinto nada, nem retribuo. E se me bater, posso até quebrar, mas vai doer muito mais em você!
|
|
|
 |
ezequielmc Sequelado!

Registrado: Sep 29, 2003 Mensagens: 2289 Localização: Santa Cruz do Sul/RS
|
Enviada: 17-08-2011 2:18 pm |
|
|
eu sou a favor das cotas por situação social...
tem negro rico e pobre branco...
pq só negro rico deve ser favorecido (sim, pois na questão das cotas, o cara vai se dar melhor por ter estudado numa escola melhor, etc) e não o pobre me geral?? |
|
|
 |
iceman11 Vício

|
Enviada: 17-08-2011 2:51 pm |
|
|
Uma Lei Federal só deve ser criada em benefício da maioria pobre. É óbvio que mais de 90% da população afrodescendente deste país é pobre. Quem ameaça o negro rico, é o branco rico, e não o negro pobre. Portanto, afirmar que a Lei vai favorecer negros ricos, não procede. E mesmo que fossem todos ricos, as cotas seriam totalmente justas e necessárias, para haver Justiça e igualdade. Uma raça não pode ficar com mais vagas do que a outra, independente da situação financeira, nível de escolaridade ou herança histórica.
Atualmente, de cada 10 vagas, 9(nove) são para Brancos (geral) e só 1(uma) para Negros (afrodescendentes), o que não pode ser outra coisa além de roubo, indiferença, injustiça e crueldade. Se queremos falar em Justiça Social, devemos primeiramente distribuir e repartir as vagas de trabalho igualmente e de modo justo e proporcional entre as raças. As Cotas são o único jeito dos mais pobres terem chance e dos ricos não abusarem.
A Escravidão veio para separar dois mundos: o Negro do Branco; agora a divisão já está feita e não tem mais volta. Então, que tenhamos um pouco de dignidade e façamos ao menos uma divisão justa. As Cotas não são um "favor" de piedade que o Branco concede ao Negro, senão um direito e ao mesmo tempo dever de ambas as raças, cada uma respeitando e não invadindo o espaço da outra. As Cotas limitam a ambos; o problema é que as vagas que são de direito aos Negros Afrodescendentes estão indo parar nas mãos dos Brancos, o que é totalmente injusto. _________________ Sou como Pedra: se me agradar, não sinto nada, nem retribuo. E se me bater, posso até quebrar, mas vai doer muito mais em você!
|
|
|
 |
marlos_bass Internado!

|
Enviada: 17-08-2011 6:05 pm |
|
|
| iceman11 escreveu: |
Atualmente, de cada 10 vagas, 9(nove) são para Brancos (geral) e só 1(uma) para Negros (afrodescendentes), o que não pode ser outra coisa além de roubo, indiferença, injustiça e crueldade. Se queremos falar em Justiça Social, devemos primeiramente distribuir e repartir as vagas de trabalho igualmente e de modo justo e proporcional entre as raças. As Cotas são o único jeito dos mais pobres terem chance e dos ricos não abusarem. |
Totalmente errado.
Atualmente em um concurso de cada 10 vagas, 9 são dedicadas a pessoas que tiveram o mérito de conquistá-las, sejam elas brancas, pretas, amarelas, albinas ou azuis e a outra vaga é para o negro. O negro teve duas chances.
Querer estipular vagas por raças é tão absurdo como o próprio conceito de raças entre humanos. Cor da pele não significa raça.
O outro problema é a miscigenação característica do Brasil. Eu tenho descendência italiana por parte da minha mãe, e um mistura enorme que envolve negros, portugueses e indígenas por parte do meu pai. Como fico? Em qual cota eu tento me encaixar para ter algum benefício? |
|
|
 |
iceman11 Vício

|
Enviada: 17-08-2011 6:21 pm |
|
|
Dizer que o negro tem "duas chances" não passa de utopia. Na realidade ele tem duas chances de não conseguir, isto sim! Se raça não é cor de pele, então me diga o que é?!
Quanto à mistura racial, eu creio que é a cor da pele da própria pessoa que define ser Afrodescendente ou não. Acho errado uma pessoa de pele branca querer concorrer à vaga de afrodescendente só porque seu avô era negro. As vagas devem ser para verdadeiros Negros e Pardos, somente. A pele não mente. A raça de cada um é evidente. Para ser Afrodescendente, o pai ou a mãe do indivíduo têm que ser de raça Negra, ou então, ambos os pais Pardos. Filho de Branco com Pardo, já não é Afrodescendente, e vai concorrer como Branco. _________________ Sou como Pedra: se me agradar, não sinto nada, nem retribuo. E se me bater, posso até quebrar, mas vai doer muito mais em você!
|
|
|
 |
marlos_bass Internado!

|
Enviada: 17-08-2011 6:35 pm |
|
|
| iceman11 escreveu: | Dizer que o negro tem "duas chances" não passa de utopia. Na realidade ele tem duas chances de não conseguir, isto sim! Se raça não é cor de pele, então me diga o que é?!
Quanto à mistura racial, eu creio que é a cor da pele da própria pessoa que define ser Afrodescendente ou não. Acho errado uma pessoa de pele branca querer concorrer à vaga de afrodescendente só porque seu avô era negro. As vagas devem ser para verdadeiros Negros e Pardos, somente. A pele não mente. A raça de cada um é evidente. |
Cor da pele significa exatamente isso: uma cor. Nada mais.
A espécia humana é única. Cor de pele, estrutura física e traços do rosto são diferenças físicas que não significam nada geneticamente, não moldam caráter nem intelecto.
Não vou fazer como o Sorok e colar um monte de textos da wikipédia aqui, mas estude um pouco de antropologia e vai ver que o conceito de raças humanas não é mais cientificamente aceito ha mais de 50 anos.
Dizer que o negro teve duas chances não é utopia, é matemática.
Se você afirma que 90% dos negros são pobres, esta é uma questão social bastante relevante. A condição social sim deve ser levada em consideração, e não a cor da pele. |
|
|
 |
iceman11 Vício

|
Enviada: 17-08-2011 7:03 pm |
|
|
Cor da pele significa exatamente isso: que o Branco entra, e o Negro fica de fora; que o Branco é contratado, e o Negro fica a ver navios. Não é só uma cor. A espécie humana não é única. Visite a Europa e os Estados Unidos, e entenderá isso. Podemos ser idênticos geneticamente, ter o mesmo caráter e a mesma inteligência. Mas há uma diferença: apenas uma das raças passou séculos presa e escrava: a raça Negra. Existe um trauma profundo na raça Negra, do qual muitos negros e descendentes têm vergonha ou medo de falar, o qual foi imposto por séculos de crueldades feitas pelo mundo Branco. Agora estão querendo ignorar isso dizendo que os Afrodescendentes estão tendo as "mesmas chances", o que é mentira.
A Matemática do "Brasil para Todos" está errada, porque de cada 10 brasileiros, 5,4 são Brancos e 4,5 são Negros e Pardos, mas na hora de ganhar dinheiro, tudo muda: ai há 9 Brancos e só 1 Negro ou Pardo! A Matemática das Raças deveria definir a matemática do mercado, mas não é isso o que acontece, por isso o povo Negro está sendo roubado dia após dia, e tem muita gente que sabe disso, mas fingem não ver.
Não é essa antropologia mentirosa dos últimos 50 anos que vai me dizer que raças não existem. Dizer que o negro tem duas chances é matemática sim... matemática fraudulenta e enganadora a serviço do Império Branco.
Não há como falar em sociedade sem falar de raças. As raças e suas disputas escreveram tudo o que há de bom e ruim na História. Sem raças não existe mundo. Quem leu Immanuel Kant e conhece as grandes Luzes sabe do que eu estou falando. Muito antes de ser social, o Homem é Racial. A Raça é a Mãe de todas as sociedades. _________________ Sou como Pedra: se me agradar, não sinto nada, nem retribuo. E se me bater, posso até quebrar, mas vai doer muito mais em você!
|
|
|
 |
marlos_bass Internado!

|
Enviada: 17-08-2011 7:55 pm |
|
|
| iceman11 escreveu: | Cor da pele significa exatamente isso: que o Branco entra, e o Negro fica de fora; que o Branco é contratado, e o Negro fica a ver navios. Não é só uma cor. A espécie humana não é única. Visite a Europa e os Estados Unidos, e entenderá isso. Podemos ser idênticos geneticamente, ter o mesmo caráter e a mesma inteligência. Mas há uma diferença: apenas uma das raças passou séculos presa e escrava: a raça Negra. Existe um trauma profundo na raça Negra, do qual muitos negros e descendentes têm vergonha ou medo de falar, o qual foi imposto por séculos de crueldades feitas pelo mundo Branco. Agora estão querendo ignorar isso dizendo que os Afrodescendentes estão tendo as "mesmas chances", o que é mentira.
A Matemática do "Brasil para Todos" está errada, porque de cada 10 brasileiros, 5,4 são Brancos e 4,5 são Negros e Pardos, mas na hora de ganhar dinheiro, tudo muda: ai há 9 Brancos e só 1 Negro ou Pardo! A Matemática das Raças deveria definir a matemática do mercado, mas não é isso o que acontece, por isso o povo Negro está sendo roubado dia após dia, e tem muita gente que sabe disso, mas fingem não ver.
Não é essa antropologia mentirosa dos últimos 50 anos que vai me dizer que raças não existem. Dizer que o negro tem duas chances é matemática sim... matemática fraudulenta e enganadora a serviço do Império Branco.
Não há como falar em sociedade sem falar de raças. As raças e suas disputas escreveram tudo o que há de bom e ruim na História. Sem raças não existe mundo. Quem leu Immanuel Kant e conhece as grandes Luzes sabe do que eu estou falando. Muito antes de ser social, o Homem é Racial. A Raça é a Mãe de todas as sociedades. |
A "Raça" é uma questão cultural e social, somente.
Não quero dizer que ao longo da história um grupo étnico não tenha sido oprimido e vítima de preconceito (ainda é até hoje), mas a solução não está na separação de vagas por etnias, e sim na igualdade ao acesso à educação e às oportunidades. Caso contrário você não estará combatendo a causa do problema, e sim o resultado.
Eu sou de uma família muito simples, meu pai é trabalhador braçal (fabrica e reforma móveis) e minha mãe dona-de-casa e faz pequenos serviços de costura quando tem tempo. Somos em 5 irmãos, fomos criados em um bairro pobre da periferia de Curitiba, sempre estudando em escola pública e trabalhando desde cedo. Tivemos acesso ao que o poder público nos oferecia, assim como oferecia a todos do bairro, brancos, negros, pardos e etc. Hoje todos nós somos formados (com excessão do mais novo que ainda está na faculdade), assim como vários amigos meus de infância também o são, porém a porcentagem de amigos de infância que não deu continuidade nos estudos e hoje trabalha em subempregos é muito maior, tivemos as mesmas condições.
Um dos meus irmãos puxou mais o lado do meu pai, e é bem moreno. Estuda em uma das melhores universidades no Brasil (PUCPR). Outro puxou totalmente meu avô italiano, é loiro de olhos e cabelos claros. Pelo sistema de cotas um deles teria mais oportunidades, e qual é a lógica disso? |
|
|
 |
iceman11 Vício

|
Enviada: 17-08-2011 8:38 pm |
|
|
A Raça é uma questão de essência, de alma. A cultura e sociedade são eventos secundários. A Raça é interna; o social é externo. Acesso à Educação, bem como acesso a qualquer coisa nesse mundo se resume em uma palavra: dinheiro. Sem dinheiro não existe acesso a nada. Por isso, combater a causa do problema é combater a desigualdade no oferecimento de vagas de emprego, pois são elas que geram o dinheiro que dará acesso à educação. 90% da população Afrodescendente não tem bom estudo porque não tem dinheiro. A Educação é apenas consequência do dinheiro que se tem, e não a causa. A educação é o fim, o emprego e trabalho dignos são a causa e o início. Os Negros precisam de trabalho, de dinheiro; depois vem a educação.
Mas afinal, o que é um Afrodescendente? Vou dizer o que é: se você perguntar a um Afrodescendente o que é passar de três a quatro meses preso e acorrentado no porão de um Navio Negreiro, beirando à loucura ao ver que a realidade é muito pior do que o mais tenebroso inferno que já tivesse imaginado, e depois ao chegar no "Novo Mundo", ainda trabalhar de sol a sol em uma fazenda de café, plantação de algodão ou mina de ouro, sendo maltratado pior do que bicho e açoitado por qualquer motivo, sem ganhar nada; bem, esta pessoa provavelmente vai engolir em seco, encher os olhos d'água e vai sair de perto de você sem dizer palavra. Isto porque um verdadeiro Afrodescendente ainda sente tudo aquilo como se tivesse acontecido ainda hoje.
Os Brancos, mesmo de classe ou origem humilde, têm de fato as mesmas chances entre si e só podem lamentar as oportunidades perdidas na vida. Mas os Negros de modo algum podem ser comparados e colocados lado a lado com aqueles. Existe um Abismo entre o mundo dos Brancos e o mundo dos Negros, chamado esse abismo de Escravidão. Só quem já foi escravo sabe o que é isso. O tempo não apaga, o tempo não apagou, o vento não levou e a alma do Negro não esqueceu. Quem chegou aqui nesta Terra como Escravo, traz as marcas do ferro com que foi marcado.
Cotas para Universidade e Educação é um outro assunto. Não é disso que estou falando; trato aqui especificamente das Cotas do trabalho, da mão-de-obra, independente de ter graduação ou não. Estou falando de sobrevivência, de ter o que comer. Universidade é um luxo ainda totalmente desconhecido pela grande maioria dos Afrodescendentes. As Cotas aqui em causa são do mercado de trabalho, fonte de renda diária.
É absolutamente normal em uma família um irmão ser mais moreno e o outro ser mais loiro. Isso não quer dizer que o moreno é afrodescendente e o loiro é branco, de modo algum. Irmãos sempre pertencem à mesma Raça. Com certeza, mesmo sendo mais moreno, não se trata de um Afrodescendente. Para ser Afro, tem que ser um dos dois: Pardo ou Negro. Um Pardo jamais terá um irmão de sangue Branco, a não ser em casos raríssimos em que a melanina se altera; mas estamos aqui a falar de regra, e não de exceção. Para saber se é Afrodescendente ou não basta observar os pais: ou ambos devem ser Pardos, ou um dos pais deve ser Negro. Pardo é filho direto de Negro. Você só será Pardo se seu pai ou mãe for Negro de verdade, e isso é muito fácil saber. O que não falta por aí é falso afrodescendente. Não há como errar: Um Negro todo mundo sabe o que é. E um Pardo, é o filho desse Negro com uma mulher de pele clara. Se não tiver um Negro ou dois Pardos diretamente envolvidos, o afrodescendente é falso. _________________ Sou como Pedra: se me agradar, não sinto nada, nem retribuo. E se me bater, posso até quebrar, mas vai doer muito mais em você!
Editado pela última vez por iceman11 em 17-08-2011 10:23 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
marlos_bass Internado!

|
Enviada: 17-08-2011 10:20 pm |
|
|
| iceman11 escreveu: | A Raça é uma questão de essência, de alma. A cultura e sociedade são eventos secundários. A Raça é interna; o social é externo. Acesso à Educação, bem como acesso a qualquer coisa nesse mundo se resume em uma palavra: dinheiro. Sem dinheiro não existe acesso a nada. Por isso, combater a causa do problema é combater a desigualdade no oferecimento de vagas de emprego, pois são elas que geram o dinheiro que dará acesso à educação. 90% da população Afrodescendente não tem bom estudo porque não tem dinheiro. A Educação é apenas consequência do dinheiro que se tem, e não a causa. A educação é o fim, o emprego e trabalho dignos são a causa e o início. Os Negros precisam de trabalho, de dinheiro; depois vem a educação.
Mas afinal, o que é um Afrodescendente? Vou dizer o que é: se você perguntar a um Afrodescendente o que é passar de três a quatro meses preso e acorrentado no porão de um Navio Negreiro, beirando à loucura ao ver que a realidade é muito pior do que o mais tenebroso inferno que já tivesse imaginado, e depois ao chegar no "Novo Mundo", ainda trabalhar de sol a sol em uma fazenda de café, plantação de algodão ou mina de ouro, sendo maltratado pior do que bicho e açoitado por qualquer motivo, sem ganhar nada; bem, esta pessoa provavelmente vai engolir em seco, encher os olhos d'água e vai sair de perto de você sem dizer palavra. Isto porque um verdadeiro Afrodescendente ainda sente tudo aquilo como se tivesse acontecido ainda hoje.
Os Brancos, mesmo de classe ou origem humilde, têm de fato as mesmas chances entre si e só podem lamentar as oportunidades perdidas na vida. Mas os Negros de modo algum podem ser comparados e colocados lado a lado com aqueles. Existe um Abismo entre o mundo dos Brancos e o mundo dos Negros, chamado esse abismo de Escravidão. Só quem já foi escravo sabe o que é isso. O tempo não apaga, o tempo não apagou, o vento não levou e a alma do Negro não esqueceu. Quem chegou aqui nesta Terra como Escravo, traz as marcas do ferro com que foi marcado.
Cotas para Universidade e Educação é um outro assunto. Não é disso que estou falando; trato aqui especificamente das Cotas do trabalho, da mão-de-obra, independente de ter graduação ou não. Estou falando de sobrevivência, de ter o que comer. Universidade é um luxo ainda totalmente desconhecido pela grande maioria dos Afrodescendentes. As Cotas aqui em causa são do mercado de trabalho, fonte de renda diária.
É absolutamente normal em uma família um irmão ser mais moreno e o outro ser mais loiro. Isso não quer dizer que o moreno é afrodescendente e o loiro é branco, de modo algum. Irmãos sempre pertencem à mesma Raça. Com certeza, mesmo sendo mais moreno, não se trata de um Afrodescendente. Tem que ser um dos dois: Pardo ou Negro. Um Pardo jamais terá um irmão de sangue Branco, a não ser em casos raríssimos; mas estamos aqui a falar de regra, e não de exceção. Para saber se é Afrodescendente ou não basta observar os pais: ou ambos devem ser Pardos, ou um dos pais deve ser Negro. Pardo é filho direto de Negro. Você só será Pardo se seu pai ou mãe for Negro de verdade, e isso é muito fácil saber. O que não falta por aí é falso afrodescendente. Não há como errar: Um Negro todo mundo sabe o que é. E um Pardo, é o filho desse Negro com uma mulher de pele clara. Se não tiver um Negro ou dois Pardos diretamente envolvidos, o afrodescendente é falso. |
Essa divisão de "raças" que você coloca esta longe de ter esta clareza, especialmente no Brasil.
A pastora da igreja que frequentei por alguns anos é negra e casada com um branco, eles tem 3 filhos: um negro, um pardo e um branco de olhos azuis.
Outro fato, se você desvincula trabalho de educação você nunca irá resolver os problemas, irá no máximo promover algumas ações populistas tipicamente eleitoreiras.
Existe todo um aspecto histórico envolvido, mas você não pode querer resolver os problemas como se ainda estivéssemos no século XIX, uma empresa que deixa de contratar um cidadão por ser negro é uma empresa criminosa e deve ser tratada como tal. Boas empresas contratam com base na capacidade, na minha empresa trabalham vários negros, alguns em posições de destaque e todos bem remunerados. |
|
|
 |
iceman11 Vício

|
Enviada: 17-08-2011 10:41 pm |
|
|
Os três filhos desta mulher negra, inclusive o "loiro" de olhos azuis, são afrodescendentes porque são filhos naturais (assim espero) de uma mesma mãe Negra.
Eu não desvinculo o trabalho da educação, só coloco o trabalho como a prioridade a ser discutida aqui, pois muitos vivem sem educação, mas ninguém vive sem trabalho. É preciso resolver o problema do trabalho e depois o da educação. Do século XIX até hoje, pouquíssima coisa mudou. Os navios pararam de cruzar o Atlântico lotados de negros, mas nos Continentes a exploração do homem pelo homem continua a todo vapor. Um ou outro negro consegue ter destaque e já anunciam tal fato isolado como se fosse uma conquista da raça como um todo. É preciso que a Raça Negra se sinta realmente livre e vencedora, não é mais possível vivermos adorando o sucesso isolado de indivíduos raros.
As Empresas agem de acordo com o que exige a Lei. Eles só mudam quando são exigidos. A Lei só exige uma vaga de cada dez, e é o que fazem, mas é muito pouco. Esta Matemática do Governo não tem lógica. As vagas devem ser distribuídas proporcionalmente ao número de componentes de cada Raça, só assim haverá Justiça Social nesse país. _________________ Sou como Pedra: se me agradar, não sinto nada, nem retribuo. E se me bater, posso até quebrar, mas vai doer muito mais em você!
|
|
|
 |
lazaromaxuel Sequelado!

Registrado: Jul 19, 2008 Idade: 28 Mensagens: 2466 Localização: Cabo de Santo Agostinho PE
|
Enviada: 18-08-2011 5:37 am |
|
|
| iceman11 escreveu: | Ok, Lázaro,
Eu adicionei uma enquete ao tópico, com a seguinte pergunta central:
Você acha justa a ideia de criar uma Lei Federal para que de cada 10 vagas ofertadas no mercado de trabalho, 4 vagas sejam reservadas para Afrodescendentes?
Meu voto é SIM. Para mim, ser contra as cotas justas, é negar que houve Escravidão. Por isso sou a favor das cotas.
(Enviei este texto ao senador Paulo Paim, e ele respondeu de forma amigável, dizendo ser favorável às cotas. Enviei também à Presidência da República, Ministérios da Justiça e Casa Civil, e ao Governo do Estado do Paraná, mas não obtive nenhuma resposta). |
Ok! thanks! _________________ --------------------------------------------------------
"Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus - I Ts 1:4"
|
|
|
 |
Guardian Membro da Cúpula

|
Enviada: 18-08-2011 11:56 am |
|
|
Cara, a verdade é que quota é uma espécie de preconceito e de discriminação. Se a quota por um lado beneficia o "dito" negro pobre, por outro lado discrimina o branco também pobre.
Sou concursado e tive que ralar muito para passar em minha prova, competindo com pessoas brancas, negras, deficientes e tudo mais.
Estudei toda minha vida em escola pública, com minha mãe ganhando salário mínimo, tinha que trabalhar para ajudar no complemento de renda. Fiz minha faculdade pagando do esforço do meu próprio suor e só conclui depois de casado com a ajuda da minha esposa. Vale lembrar que pagava caro a faculdade, porque a facul pública - tirando as exceções pobres que conseguiram passar no vestitular - está infestada de filhos de BRANCOS E NEGROS bem de vida, que conseguiram grandes notas e alcaçaram as cabeças.
O sistema de quotas para negros é injusto e vergonhoso, e deveria acabar.
Se tiver que criar um sistema, que seja 100% educação pública, entrada direto na faculdade.
Quanto ao concurso público, o que está em voga é o Atendimento ao Cidadão. Para isso deve ser o mais qualificado, aquele que tiver a melhor nota na prova, mostrar capacidade analítica e resultado. O bem comum da sociedade não pode ser prejudicado em detrimento de "quotinhas".
Fiz um concurso há uns 4 anos aqui em Brasília para o Tribunal de Justiça e não consegui entrar. Um amigo meu, que vem de boa família, estudou em um dos melhores colégios de São Luiz, nunca carregou uma palha de arroz na vida para ter o sustento, tirou uma nota inferior à minha em 40% e foi nomeado. Eu não fui. O prejudicado nesse caso não fui eu, que continuei estudando e já passei em mais 3. Quem saiu prejudicada foi a sociedade que hoje tem um cara, não tão capacitado, mas que teve a "sorte" de nascer "escurinho" (porque negro, afro-descendente é muito subjetivo - até eu se quisesse poderia ser).
Entendo que os negros viveram coisas terriveis nos primórdios do Brasil, assim como as mulheres que foram privadas de inúmeros direitos, mas "quotas" não vai corrigir essas injustiças. O tempo e o esforço individual sim. Martin Luther King não teve quota. Nelson Mandela não teve quota. Lula - nordestino estigmatizado - não teve quota.
Iceman, quer um conselho? pra mim não interessa se você é negro, branco, pardo ou amarelo. Interesse que você Estude. Estude muito. eleve isso ao quadrado. Porque para mim, pobre, órfão, estudante e trabalhador, pode vir quota do jeito que for que a minha nota será mais alta. _________________ Doe sangue: O que está dentro de você é o que importa!
|
|
|
 |
iceman11 Vício

|
Enviada: 18-08-2011 1:15 pm |
|
|
Primeiro, deixe-me explicar o que é Inteligência para mim: inteligência não é ter faculdade, suar a vida inteira e passar em um concurso público para se garantir na vida. Isso na verdade qualquer papagaio reprodutor de conteúdo faz. Jamais alguém vai conseguir me provar que é inteligente só porque passou em um concurso público, por mais "difícil" que tenha sido. Para mim a inteligência não pode ser medida em uma prova teórica (e é isso que um concurso público é); a inteligência real só pode ser medida na prática, e esta para mim é a Música. Eu teria que ver a pessoa se expressar musicalmente para então medir sua verdadeira inteligência, porque a Música é prática, enquanto concurso público é só teoria.
Esse mito de que cota é preconceito e discriminação é o que o mundo Branco quer que o Negro pense. Interessa aos Brancos fazer parecer que Cotas são uma coisa feia, humilhante, degradante, pois assim eles continuam usando e abusando da maioria das vagas disponíveis no mercado, enquanto a grande massa Negra perece.
Segundo, devo dizer que o Sistema de Cotas não é para Negros; é para todos, Negros e Brancos, para que haja Justiça no número de contratações. Aquele Branco excedente, mesmo que tenha nota maior, ficará na fila, pois aquela vaga não é dele, pertence ao Negro e o Branco precisa aprender a respeitar o espaço vital que não é seu; e cá pra nós, os Brancos têm enorme dificuldade em não invadir o espaço alheio, pois se acostumaram a pensar que são os donos do mundo, inclusive donos dos Negros e que podem fazer tudo.
Na verdade o Sistema de Cotas, não foi feito para Negros, mas para todos, e é honra para o Negro, e honra para o Branco. Não é benefício para o Negro, e sim a JUSTA divisão das vagas e contratos. Não é um favor, é apenas justiça. Dizer que alguém tem "a sorte de nascer escurinho"... isto aí é preconceito. Ser Negro Afrodescendente não é subjetivo coisa nenhuma. Para sê-lo tem que ser filho de um pai ou mãe Negro ou filho de um casal de Pardos. Não existe nenhuma outra possibilidade para ser Afrodescendente senão essas duas. Seu pai ou mãe é Negro(a)? Seus pais são Pardos (filhos de Negros)? Então, e só então você pode se declarar Afrodescendente.
Martin Luther King teve cota. Nelson Mandela teve cota. Lula teve cota. Porque cota significa no seu sentido real ocupar o seu lugar de direito nesse mundo e lutar como um leão para que nenhum invasor e aproveitador lhe tome a vaga que a História reservou.
Para concluir, as cotas não humilham ninguém, nem o Branco, nem o Negro. É uma forma justa e honesta do Negro entender que tem direitos, e do Branco finalmente aprender que há limites. Se o Negro entrou com nota menor, era porque ele tinha o Direito; e se o Branco ficou de fora com nota maior, era porque estava invadindo o espaço alheio. As Cotas não existem para os Negros receberem um favor que não merecem, mas, ao contrário, as Cotas são para garantir que o Negro ocupe o seu lugar de direito e para que o Branco finalmente aprenda a respeitar e a não invadir o espaço que não é seu. _________________ Sou como Pedra: se me agradar, não sinto nada, nem retribuo. E se me bater, posso até quebrar, mas vai doer muito mais em você!
|
|
|
 |
Sorokbano Sarado

Registrado: Feb 26, 2007 Idade: 37 Mensagens: 3099 Localização: Sorocaba, SP. Brasil
|
Enviada: 18-08-2011 1:58 pm |
|
|
Sem delongar-me muito
* O aumento das quotas para negros institucionalizaria o racismo, pois dá a entender que o negro não consegue passar num concurso por meio de seu próprio esforço. O caso das quotas para deficientes é outra questão bem diferente, pois tratam-se de pessoas limitadas física ou mentalmente que precisam duma ajuda dessas para se inserirem no mercado de trabalho. Creio que a própria legislação anti-racismo barrará essa mudança caso percebam que tal quotização aumenta a discriminação racial. _________________ "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
|
|
|
 |
iceman11 Vício

|
Enviada: 18-08-2011 2:28 pm |
|
|
Meus amigos, será que ninguém vê? O Racismo já está institucionalizado! Quando a Lei de um país permite que 90% das vagas disponíveis sejam ocupadas pela parcela Branca da população, e somente 10% destas vagas são reservadas ao Negros, como pode ser entendido isso senão como a institucionalização do Racismo? Dizer que "as cotas para Negros vão aumentar", é um duplo equívoco: primeiro porque as cotas não são para Negros, são para todos, cada Raça deve ter a sua cota; segundo, as cotas não vão aumentar, apenas serão aplicadas e divididas de modo justo como devem ser, distribuindo as vagas proporcionalmente ao número de habitantes de cada Raça. A atual proporção de 9/1 é injusta, pois os Brancos pegam a maioria das vagas. A cota de 1 vaga a cada 10 é insuficiente para atender a demanda do povo Negro. Brancos são 54%, Negros e Pardos são 45%, Indígenas e Asiáticos são apenas 1% da população, assim sendo, a divisão justa de Cotas em cada 10 vagas, será:
Brancos - 5,4
Negros e Pardos (Afrodescendentes) - 4,5
Asiáticos e Indígenas - 0,1
O povo Negro possui uma deficiência sim, não natural, mas imposta pela opressão feita pelos Brancos durante os séculos de Escravidão.
Alguém acha que os Negros tiram notas baixas porque são burros? Ou porque são preguiçosos que não estudam? É claro que não. Os Negros são muito inteligentes e estudam tanto quanto os Brancos. A razão pela qual não passam, são as dificuldades psicológicas e cognitivas que a opressão e crueldade da Escravidão e suas consequências fazem refletir no desempenho dos Negros nessas atividades como provas de concurso público. Pode ver como um Negro criado sem sofrimento e curado dos traumas, supera com facilidade qualquer Branco em qualquer tipo de prova. Mas aquele negro pobre, favelado, sem emprego fixo, sem boa moradia, que se alimenta mal e vive em péssimas condições, ele tem o trauma da Escravidão muito acentuado, o que reflete diretamente nas suas atividades. O Branco pode ser tão pobre e miserável quanto o Negro, mas o trauma da Escravidão presente no subconsciente do Negro tem um efeito devastador em sua vida.
Os Brancos insistem em negar a existência do trauma do qual eles mesmos são os autores! Mas, é impossível negar o óbvio, e nesse país chamado Brasil onde nunca houve Justiça, a grande Revolta Negra ainda está para acontecer. O sangue do grande líder Negro Zumbi dos Palmares será honrado. Aquela Revolta Negra que astutamente Abraham Lincoln temeu e conseguiu evitar nos Estados Unidos da América, não poderá ser evitada no Brasil. Tenho dito! _________________ Sou como Pedra: se me agradar, não sinto nada, nem retribuo. E se me bater, posso até quebrar, mas vai doer muito mais em você!
|
|
|
 |
marlos_bass Internado!

|
Enviada: 18-08-2011 10:40 pm |
|
|
| iceman11 escreveu: | | Primeiro, deixe-me explicar o que é Inteligência para mim: inteligência não é ter faculdade, suar a vida inteira e passar em um concurso público para se garantir na vida. Isso na verdade qualquer papagaio reprodutor de conteúdo faz. Jamais alguém vai conseguir me provar que é inteligente só porque passou em um concurso público, por mais "difícil" que tenha sido. Para mim a inteligência não pode ser medida em uma prova teórica (e é isso que um concurso público é); a inteligência real só pode ser medida na prática, e esta para mim é a Música. Eu teria que ver a pessoa se expressar musicalmente para então medir sua verdadeira inteligência, porque a Música é prática, enquanto concurso público é só teoria. |
cara, este post quase chegou ao padrão Sorok de besteiras por linha digitada...
eu até queria continuar o papo, mas depois dessa não vai rolar...
passar bem. |
|
|
 |
iceman11 Vício

|
Enviada: 19-08-2011 12:29 am |
|
|
Cada um pode pensar o que quiser e se retirar quando bem entender, mas eu não retiro nem uma vírgula do que escrevi e mantenho tudo o que disse, subscrito.
Dizem que o físico judeu-alemão Albert Einstein é o maior gênio da Ciência mundial, embora há quem o conteste e afirme que o francês Henry Poincaré foi o verdadeiro gênio e inventor da famosa fórmula "E=m.c²". Einstein teria roubado a teoria da Relatividade de Poincaré, após ter conseguido um emprego num instituto de patentes. Poincaré, morto precocemente, foi defendido pelo holandês Hendrik Lorentz, que protestou indignado quando o Prêmio Nobel foi entregue a Einstein. Mas, se Einstein era mesmo uma farsa e ladrão de patentes, isso é outra história. O fato é que ele é o mais famoso cientista de todos os tempos, seja ele verdadeiro ou produção da mídia. O físico declarou:
"Arrependi-me de ter sido um físico; melhor seria se tivesse sido um encanador..." (Albert Einstein)
Esta célebre frase de Einstein prova o quanto a teoria é frustrante. Por isso eu digo que os seres mais inteligentes do planeta não são os cientistas, mas sim, são os músicos. Eu nunca vi um grande músico se declarar arrependido após um grande feito. É fácil entender porquê Einstein disse isto: o encanador é mais útil ao mundo do que o físico, pois resolve problemas práticos, enquanto o físico, mais cria problemas do que resolve. A Inteligência real se baseia na prática, e não há maior inteligência do que a Música, não a escrita, mas a praticada. E não há maior Música do que o Blues Negro do Mississipi.
Agora, saindo do igarapé "inteligência", e voltando ao grande rio que é o assunto das Cotas Raciais: Como nunca houve justiça no Brasil, há grande dívida no seio desta sociedade. O resultado e consequência direta é que o cidadão Branco, rico ou pobre, graduado ou não, e que tenha um emprego fixo e remunerado, seja qual for, público ou privado, tem no mínimo 50% de chance de estar ocupando uma vaga que não é sua de direito. Esta que é a verdade.
A arma mais mortal e perigosa que está exterminando a Juventude Negra do Brasil, não é a violência, a fome, as drogas ou a prostituição (que são só as consequências óbvias); mas esta arma assassina é sim, o Concurso Público que não dá oportunidades justas nem possibilita a Igualdade Racial. O estigma de "bandido" que muitos Negros carregam, na maioria das vezes sem culpa alguma, tem uma origem e causa: as vagas e oportunidades distribuídas em benefício da Raça Branca, em detrimento da Raça Negra.
A falta de Justiça Real mostra quem é o verdadeiro bandido e ladrão. A maioria dos Negros bandidos, traficantes, sequestradores, estupradores e assassinos, não o seriam se primeiro os Brancos moralistas hipócritas não os roubassem! A dignidade de todo o Povo Negro tem sido roubada a pretexto de que os Brancos que se acham "melhores" possam garantir seus empregos. Por isso digo: garanta seu emprego injusto, que eu garanto minha Dignidade Justa.
O Estado do Rio de Janeiro já deu um passo adiante e reserva 20% das vagas de concurso público para Negros e Índios. Eu sou contra essa junção de Negros e Índios, cada raça deve ser tratada separadamente e criada sua cota específica, proporcional. Esses 20% de vagas devem ficar somente para os Negros, e ainda é muito pouco diante dos 45% de Afrodescendentes que compõem a Unidade do Estado, o Brasil. É um erro criar as cotas baseadas na realidade de cada Estado ou Município. As cotas devem ser baseadas na realidade do País como um todo. Deve haver e ser incentivada a migração de Negros para as regiões Brancas, e de Brancos para as regiões Negras, para que assim as vagas sejam proporcional e justamente distribuídas e ocupadas. _________________ Sou como Pedra: se me agradar, não sinto nada, nem retribuo. E se me bater, posso até quebrar, mas vai doer muito mais em você!
|
|
|
 |
|
]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in