| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Hana Legendário

|
Enviada: 22-03-2008 4:58 pm |
|
|
"Mas protestantes (como católicos) não praticam a Ceia do modo como era no século I. Para os primeiros cristãos, a Ceia do Senhor era uma refeição festiva.Hoje, a tradição forçou-nos a tomar a Ceia com um dedalzinho com suco de uva e um pedacinho de pão ou biscoito sem gosto. Toma-se a Ceia em um ambiente de penumbra e morte.Pedem que recordemos os horrores da morte de Nosso Senhor e reflitamos sobre nossos pecados.Além disso, a tradição nos ensina que tomar a Ceia pode ser uma coisa perigosa. Portanto, a
maioria da moderna cristandade nunca a tomaria sem a presença de um clérigo. Todos estes elementos eram desconhecidos entre os primeiros cristãos. Para eles, a Ceia do Senhor era uma ceia
comunal. O humor era de celebração e gozo. E não havia nenhum clérigo na direção. A Santa Ceia, essencialmente, era um banquete cristão.Quando acabou a ceia completa, ficando apenas o pão e o cálice? Durante o século I e a primeira parte do II, os primeiros cristãos descreviam a Santa Ceia como a “festa do amor”.Naquele tempo eles tomavam o pão e o cálice dentro do contexto de uma ceia festiva. Mas por volta do tempo de Tertuliano (160-225), houve um início de separação do pão e do cálice da Ceia. Pelo fim do século II, a separação foi completa."
Trecho do livro Cristianismo Pagão de Frank A. Viola
Dá pra falar sobre muita coisa em relação a Ceia.Caso haja interesse do pessoal seria proveitoso.Mas a questão principal que eu queria discutir nesse tópico é o modo de celebrarmos a Ceia hoje.Faz algum tempo que eu tenho me perguntado como era celebrada a Ceia entre os primeiros cristãos.Será que a gente celebra da forma correta? de onde vem o costume do "copinho de suco e do pedacinho de pão de forma?" e o "clima" da celebração? na igreja que tenho ido a ceia é quase fúnebre, sem graça mesmo.Não se troca nem o "copinho" de suco com o outro irmão ao lado como era numa igreja que já fiz parte.É frisada a questão de se tomar cuidado para não tomar a ceia indignamente o que pode ser uma coisa diferente em casa igreja.Fui numa que quem não era membro de uma igreja foi orientado a não participar, mas eu tomei assim mesmo porque eu não vou deixar de participar enquanto ainda não acho uma igreja local.Logo, o que seria tomar a ceia indignamente? Dá pra falar sobre vários aspectos, mas a questão é refletir sobre como celebramos a ceia hoje.Na igreja de vcs é diferente? |
|
|
 |
|
|
 |
vepo Vício ao Extremo!

Registrado: Nov 19, 2004 Idade: 28 Mensagens: 907 Localização: Campinas SP
|
Enviada: 22-03-2008 6:24 pm |
|
|
Na minha é um culto de manhã cedo, uma hora antes da Escola Bíblica. Lá não tem o enfoque de celebrar também, mas de relembrar o sacrifício.
Realmente o significa ficou lá tras mesmo. Deveria ser um jantar durante a semana para um grupo pequeno da igreja (igrejas pequenas daria pra fazer todo mundo junto!)
e sobre o que o apóstolo Paulo ensina sobre não tomar a ceia é quando alguém que não conhece e/ou não aceita o sacrifício de Cristo que não deve participar. Na minha igreja qualquer um pode participar, desde que chegue uma hora antes da escola bíblica.
Ps.: Sei que tamo longe de chegar perto, mas os católicos tão mais. Eles nem falam durante a ceia... e cantam a mesma musica desde o século X... |
|
|
 |
rikg12 Membro da Cúpula

Registrado: Oct 08, 2004 Idade: 25 Mensagens: 1696 Localização: Por aí
|
Enviada: 22-03-2008 6:35 pm |
|
|
o povo celebrava com festa msm....
no entanto estava ficando tudo errado...
o apostolo paulo, divinamente inspirado por DEUS restituiu a ceia, conforme vemos em I Corintios: 11.23-33 _________________ http://aqueleolhar.wordpress.com/
"Se Jesus Cristo sendo Deus entregou sua vida por mim, não existe sacrifício que seja tão grande que eu não possa fazer por Ele..." |
|
|
 |
deliriousgirl Arrebatado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 25 Mensagens: 4065 Localização: O-raio
|
Enviada: 22-03-2008 7:04 pm |
|
|
Na minha igreja celebramos com alegria =)
já fizemos de tdo jeito.. com copinho, copão, pao de forma cortadinho, e houveram vezes q compramos pães grandes e cada pessoa tirava um pedaço.
pelo contexto de 1 cor. 11, tomar a ceia indignamente seria tomar pensando apenas em literalmente comer o pão e tomar o vinho (suco de uva p n escandalizar os irmãos heheh).
34 Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.
Acredito tb q o maior objetivo da ceia é nos lembrar de nossa condição de pecadores e o qto necessitamos de Cristo. Acho q é uma simbologia de nos tornarmos um com ele, ao ingerirmos os elementos. POr isso q devemos nos analisar, e nos julgar:
31 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
Aquele q ingere sem ter a consciencia do q está fazendo, torna-se indigno. Apenas pecadores conscientes, q reconhecem sua condição disnte de Deus são capazes de coopreender pq necessitam Dele..
29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR.
Por alguma razão, parece q nós semrpe precisamos de algo p nos lembrar qm somos, de onde viemos, e de que somos dependentes Dele.. _________________ We are Hoseah's wife
we are squandering this life,
using people like ladders and words like knives...
|
|
|
 |
deliriousgirl Arrebatado

|
Enviada: 22-03-2008 7:07 pm |
|
|
ah, meus prs tiveram a oportunidade de ir p israel algumas vezes.. e numa das vezes eles fizeram uma ceia à moda antiga lá..
Foi tipo um banquete mesmo..
com mesas baixinhas e tdo mundo sentado no chão, em volta da mesa =) _________________ We are Hoseah's wife
|
|
|
 |
Hana Legendário

|
Enviada: 22-03-2008 10:43 pm |
|
|
Estou dando uma passada rápida e depois vou comentar algumas coisas mencionadas por vcs.Estou lendo alguns textos sobre a ceia.Quem quiser ler o livro Cristianismo Pagão e outros que falam do tema acessem www.editorarestauracao.com.br
Pensando sobre o assunto me veio a questão se o modo como a gente realiza nossas ceias afeta a comunhão.Me refiro ao contexto, pois o ambiente de refeição alegre é diferente de ambiente ainda soturno da maioria das ceias nas igrejas.E outra coisa que eu gostaria de saber é sobre a questão da frequência que a Ceia é realizada.Normalmente ela ocorre mensalmente, mas parece que na biblia há indícios de que ela acontecia semanalmente.Qual seria a frequência ideal na opinião de vcs? |
|
|
 |
luciana Fidel Castro

Registrado: Aug 18, 2003 Mensagens: 5118 Localização: Brasilia DF
|
Enviada: 23-03-2008 11:16 am |
|
|
BOm, eu teria que ler mais sobre o assunto sobre a questão da forma antiga da ceia pra fazer uma relação da atual. Vou fazer isso depois, mas por agora ja da pra perceber a diferença nas atuais.
Ja fui ha diversas igrejas e é interessante ver as diferenças de que cada um foca a questão da ceia. Uma o foco era no perdoar os pecados antes da ceia pra participar. O pessoal vai la na frente msm e confessa o pecado. Outra fala mais sobre so poder tomar quem é batizado nas aguas e por ai vai.
Eu tenho estranhado as vezes essa 'diversidade' de motivos ou principios (nao sei qual palavra melhor se encaixa) na hora da ceia. Isso pq elas parece ter maior importancia do que a celebração ou a lembraça do sacrificio em si de Cristo. Acaba que nao sabemos pq fazemosa ceia, só que Jesus ordenou e isso pra muitos ja é motivo. Nao que as recomendaçãos nao seja importantes, mas as vezes parece que sao as principais. Pq se nao toma a ceia gera fofoca, e se a pessoa nao vai la na frente e perde perdao por algo nao é digna da msm.
Acho que devemso repensar as vezes nessa questao da ceia, entender melhor pq da ceia e termos mais consciencia de que devemos perdoar as pessoas e sermos batizadas pra isso. As vezes fica muito vago na cabeça de alguns (ou ate de todos) e acho que devemos msm tomar a ceia com a consciencia de que ela mereça. _________________  |
|
|
 |
deliriousgirl Arrebatado

|
Enviada: 23-03-2008 1:12 pm |
|
|
na minha ig é no 1º domingo de cada mês... _________________ We are Hoseah's wife
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 23-03-2008 2:33 pm |
|
|
nossa... eu não sei se saberia falar muito bem sobre esse assunto. pq encaro a ceia como um memorial. sim, tb acho que deveria ser em forma de celebração, como era a idéia inicial, mas ainda assim ñ deixaria de ser um memorial.
não só pra lembrar da morte de Cristo, mas pra lembrar da sua ressurreição. não do sacrifício em si, mas de tudo o que ele representa pra nós. e isso é motivo de alegria.
agora, tem um trem interessante. ouvi um pastor falar uma vez que esse termo "Santa Ceia" está errado. e que a bíblia não traz esse termo, mas "Ceia do Senhor". pq a idéia de "Santa" dá a entender que o ritual por si só é santo, e talvez por isso tenha todo esse tom de seriedade e formalidade. o que vcs acham?
sobre isso de ser pecado ñ tomar ceia. aff. você toma se está indo na igreja. participa em comunhão com os irmãos. mas ficar sem tomar ñ leva ninguém pro inferno. (coitada de mim se fosse dessa forma, uiui) e por isso tb não entendo pq tem que ser uma vez por mês. no sábado, ou no domingo... penso que deve ser pra facilitar. mas e, se por acaso, alguém chegasse e falasse: ah, vamos celebrar a ceia no próximo culto? acho que muita gente ia achar ruim, rs.
de qualquer modo, isso são coisas de igreja. poderíamos celebrar a ceia em nossas casas, por exemplo, um jantar, com um grupo de irmãos, pq não? pq tem que ter todo esse tom? sabe, é algo tão "bobo" (no melhor sentido da palavra), que muitas pessoas colocam em primeiro plano. _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
luciana Fidel Castro

Registrado: Aug 18, 2003 Mensagens: 5118 Localização: Brasilia DF
|
Enviada: 23-03-2008 4:48 pm |
|
|
[quote="Sarah"]
agora, tem um trem interessante. ouvi um pastor falar uma vez que esse termo "Santa Ceia" está errado. e que a bíblia não traz esse termo, mas "Ceia do Senhor". pq a idéia de "Santa" dá a entender que o ritual por si só é santo, e talvez por isso tenha todo esse tom de seriedade e formalidade. o que vcs acham?
quote]
nossa agora que fui perceber, na minha igreja se fala ceia do senhor e nao santa ceia (olha como eu reparo nos detalhes ne, so me toquei agora hahahaha)
concordo com o argumento de todos participarem, eu sempre entendi como uma comemoração pra lembramos de Cristo e as bençãos que nos deu, pq ele morrer pra vivermos, rasgar o véu que nos separava de Deus por sermos pecadores foram coisas importantissimas.
Agora me veio a mente uma coisa: como seria o estar em comunhao com os irmaos. Isso nao é bem subjetivo? pq eu posso achar que em comunhao é nao ter magoa de ninguem ou entao ser bem sociavel na igreja, acaba que cada um ve de um jeito nao? _________________  |
|
|
 |
Hana Legendário

|
Enviada: 23-03-2008 6:30 pm |
|
|
| Sarah escreveu: | | agora, tem um trem interessante. ouvi um pastor falar uma vez que esse termo "Santa Ceia" está errado. e que a bíblia não traz esse termo, mas "Ceia do Senhor". pq a idéia de "Santa" dá a entender que o ritual por si só é santo, e talvez por isso tenha todo esse tom de seriedade e formalidade. o que vcs acham? |
Já ouvi isso tb e é verdade mesmo.Usar esse termo dá margem pra esse entendimento de que o ritual é santo em si.Tem gente que morre de medo de tomar a ceia por isso eu acho.O termo que aparece no nt não é santa ceia, mas esse é o termo que eu mais vejo ser empregado pelas pessoas e por isso coloquei esse no título.Tem um outro tb que é mesa do Senhor. |
|
|
 |
Hana Legendário

|
Enviada: 23-03-2008 6:39 pm |
|
|
| luciana escreveu: | | Agora me veio a mente uma coisa: como seria o estar em comunhao com os irmaos. Isso nao é bem subjetivo? pq eu posso achar que em comunhao é nao ter magoa de ninguem ou entao ser bem sociavel na igreja, acaba que cada um ve de um jeito nao? |
Essa é outra questão importante e que é subjetiva mesmo.Eu acho difícil a gente hoje falar em comunhão porque hojes as igreja está terrivelmente impessoal.Boa parte das pessoas só se encontram na hora do culto, com conversas informais antes e depois dele acabar.São poucas as pessoas com quem você conversa sobre assuntos mais pessoais, que frequentam a sau casa, com quem você almoça e vai ficando íntimo ao longo do tempo e isso faz toda diferença na minha opinião.O que é comunhão é bem subjetivo e cada um, cada igreja tem um entendimento.Eu acho que conhcer todo mundo da sua superificialmente não é bem comunhão..é complicado. |
|
|
 |
Hana Legendário

|
Enviada: 23-03-2008 6:46 pm |
|
|
| deliriousgirl escreveu: | ah, meus prs tiveram a oportunidade de ir p israel algumas vezes.. e numa das vezes eles fizeram uma ceia à moda antiga lá..
Foi tipo um banquete mesmo..
com mesas baixinhas e tdo mundo sentado no chão, em volta da mesa =) |
Eu queria ter uma oportunidade dessas.Morro de curiosidade pra saber como era feito, pelo menos algo mais próximo com o que era feito no passado.Deve ampliar muito nosso conceito sobre a Ceia. |
|
|
 |
Hana Legendário

|
Enviada: 23-03-2008 7:31 pm |
|
|
Sobre o que seria tomar a Ceia indignamente eu entendo da mesma forma que vcs, mas na prática muitos motivos menores acabam deixando muitas pessoas receosas e até mesmo fora da Ceia dependendo da igreja.É meio complicado isso porque muitas pessoas se convertem quando já estão em situações de vida delicadas.Há pessoas que são aceitas na igreja, seus dízimos também, mas que não podem participar da Ceia porque a esposa ou marido incrédulo não quer se casar legalmente.Conheço um casal de crentes que tb não pode tomar ceia porque por um motivo judicial o divórvio de um deles não saiu e eles não podem regularizar sua situação.O que dizer desses casos?
Ainda sobre tomar a ceia indignamente, eu estava lendo sobre o erro da igreja de Corinto.Eles participavam da ceia sem ter discernimento do que ela representava, mas o aspecto enfocado ali era a questão da falta de amor pelo irmão.Uma ceia entre irmãos deveria ser algo fraterno e feito com e por amor, mas eles faziam a ceia de forma egoísta pois uns comiam demais e nem ligavam pros que não tinham o que comer.Eles iam pra se saciarem apenas.Isso não os preparava pra parte seguinte que era comer o pão e tomar do cálice que representavam o sacrifício de Jesus.Nesse sentido tomar a ceia indignamente pode tornar a questão mais abrangente pra nós hoje porque mesmo que você entenda o que a ceia significa, mas participa sem amor pode te tornar indigno tb.E como eu disse antes, a gente assim como em Corinto, geralmente, tem um relacionamento muito superficial com a maioria das pessoas da igreja.Isso de algum forma pode tornar a gente indigno? |
|
|
 |
Hana Legendário

|
Enviada: 23-03-2008 7:49 pm |
|
|
Voltando à questão que a Sarah levantou sobre o termo errado que damos pra Ceia, eu vou mais além ao dizer que se a gente for levar ao pé da letra essa questão da designação nem de Ceia poderíamos chamar o que fazemos hoje nas igrejas porque o que fazemos não é uma refeição.Se Ceia quer dizer "refeição noturna" então, o termo que usamos está errado pra designar a nossa forma de relembrar o sacrifício de Jesus.De refeição e celebração não tem nada.
Essa é outra questão interessante.Em muitas igrejas a Ceia é um momento sério, no qual somos levados a um clima de tristeza, com todo mundo sério, alguns chorando, pra relembrar algo que deveria nos trazer alegria.Isso não seria tb fazer a Ceia de forma errada?
Chega por hoje, já falei demais rs.Fala aí gente.. |
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 23-03-2008 10:07 pm |
|
|
hehe...
você é da igreja batista, né luciana? eu tenho a impressão que isso é muito forte nas batistas. usar o termo "mais correto", porque já vi outras pessoas em outras igrejas falando em Santa Ceia. mas eu ñ citei isso por causa do nome do tópico, viu, hana? foi só pq lembrei mesmo. de fato, é o termo mais usado. mas eu sou mais a favor do "Ceia do Senhor", rs.
hum, concordo com vcs sobre o lance da comunhão ser subjetivo. quando eu falei em comunhão tava falando sobre o ir na igreja mesmo. não dá pra falar em comunhão na igreja de forma geral. primeiro pq a idéia de comunhão acaba sendo diferente, segundo que em muitos casos há uma comunhão aparente. tb só falei nisso pq, não sei se vcs se lembram... rs... teve um tópico há um tempo atrás que uma pessoa (eu realmente ñ me lembro quem) falou que era importante ir na igreja pra tomar a ceia. o assunto era se dá pra um cristão ñ frequentar a igreja. ou seja, ficou parecendo que a ceia é a coisa mais importante do congregar. na verdade, dá a entender que não é preciso nem a comunhão, mas o simples ir.
em todo caso, o que tava pensando aqui agora é o seguinte: não é preciso mesmo estarmos "em comunhão" para participarmos da ceia. pq a ceia é um tempo de comunhão. ou deveria ser, pelo menos. não é pq hoje é celebrada dessa forma que já foi dita: cada um na sua com seu pedacinho de pão e seu copinho de suco de uva.
bueno, eu acho que esses motivos menores que hana falou, que deixam as pessoas receosas em participar da ceia, fazem isso só por causa dessa idéia mesmo de a ceia ser sagrada. e se você tá com algum "pecadinho" e toma a ceia já vai pro inferno. na verdade, percebo que a ceia hoje torna-se mais uma obrigação pra um membro de igreja, que um momento de comunhão. e sobre aceitar dízimos e não aceitar que o irmão participe da ceia... putz, sem comentários, né? rs. eu não consigo entender qual critério essas igrejas usam.
mas a hana falou algo bem interessante sobre esse lance do amor. foi citado uma parte da bíblia e eu me lembrei daquela que diz que se você tem algo contra seu irmão, vá lá e o perdoe, antes de cear. ou seja, é mais uma confirmação de que a ceia tá totalmente ligada à comunhão dos irmãos, claro, com o significado que é o sacrifício e a ressureição de Cristo.
no meu primeiro post eu disse que ñ saberia falar muito bem sobre isso. e é justamente por alguns questionamentos que a hana levantou aqui: tomar a ceia sem tá com um verdadeiro sentimento de comunhão seria errado? tomar a ceia dessa forma, e não em forma de um "jantar noturno" seria pecado? ora, poderíamos dizer que sim. mas então poderíamos dizer tb que toda a celebração da ceia, hoje, está errada. e eu me pergunto: ela tem, então, algum significado?
não é difícil? rs. _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
Hana Legendário

|
Enviada: 23-03-2008 11:36 pm |
|
|
Quase todo mundo fala Santa Ceia rs.Eu também gosto mais de Ceia do Senhor.Sei que você não falou por isso por causa do título sarah e mesmo que tivesse falado ia ser uma observação pertinente.Eu mesma depois que você falou me lembrei disso e de outras coisas e uma coisa puxa a outra.
Quando eu saí da igreja local fui tratada como desviada e me diziam que eu tinha que ter comunhão com os irmãos como se o simples fato de frequentar ou ser de uma igreja fosse comunhão em si.Fiquei muito tempo sem tomar a Ceia, mas somente agora eu tenho refletido mais sobre a importância dela.Na época, deixar de participar era mais uma consequência de romper com a igreja local.Hoje me parece algo mais abrangente.Algumas pessoas dizem que há uma perda espiritual pra quem deixa de cear.Acho importante, mas sem amor e comunhão é até perigoso se a gente for pensar bem.
tomar a ceia sem tá com um verdadeiro sentimento de comunhão seria errado? é nisso que tenho pensado quando vou participar da Ceia porque eu sou indiferente a maioria das pessoas que participam comigo.Me refiro ao fato de eu ter um relacionamento superficial com a maioria daquelas pessoas.So me relaciono com elas na hora do culto e foi por isso que peguntei antes se nossa maneira de ser igreja na atualidade afeta a comunhão, e consequentemente compromete a realização da Ceia.
Por isso que eu criei esse tópico rsrs.Pra discutirmos se estamos realizando a Ceia erradamente.Eu acho que em alguns aspectos sim.Pra começar há pouca ou quase nenhuma comunhão na igreja hoje em dia, e isso afeta o modo de realizar a Ceia.Pelo, menos nessa igreja que vou a Ceia é bem impessoal porque esse momento é um momento "você e Deus" quando você come o pão e toma o copinho de suco sozinho, sem pensar na pessoa ao lado.Eu acho sem graça.
A idéia de uma Ceia mais próxima da realizada antigamente me agrada mais, porque é mais bonito e é uma forma mais propícia para estimular a comunhão, além de representá-la melhor. So pensando e lendo sobre a Ceia a gente pode mudar o que está errado, seja tudo ou algum coisa somente.Eu ainda tenho algumas dúvidas quanto a nossa maneira de realizar a Ceia.. |
|
|
 |
deliriousgirl Arrebatado

|
Enviada: 24-03-2008 8:42 am |
|
|
mas ceia é p pecadores...
qto à questão do amor ao próximo, acredito q essa tb era um problema sendo enfatizado por Paulo, e por isso q ele disse q devemos julgar a nós mesmos. Creio q o q estava acontecendo é q as pessoas estivessem mais preocupadas com os outros do q com elas mesmas... algo q n ocorre hoje em dia..
se deixassemos de olhar p o irmão q nao legalizou sua situaçao e olhassemos p dentro de nós, se cada um sinceramente fizessemos isso, perceberiamos q somos tão indignos qto qquer outro. E aí é q está a maravilha da graça. Ele n veio p os sãos, mas p os infermos. São q toma remédio sem necessidade, passa mal! (interessante q em um dos vers. ele diz q mtos ficam doentes pq tomam a ceia indignamente, n é?).
O problema é esquecer-se do q a ceia representa. Se isso estiver bem focado, a forma (como ela é celebrada, se é com paozinho,pãozão, vinho, suco de uva...) n será tão importante, mas apenas um detalhe.. (geralmente os mais tradicionais se prendem mais aos detalhes.. falo como uma boa batista! rs)
Acho este um outro pto interessante.. _________________ We are Hoseah's wife
|
|
|
 |
rafaeldias Moderador .Gospel

Registrado: May 09, 2003 Idade: 29 Mensagens: 3012 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: 24-03-2008 11:31 am |
|
|
Já pensei nessa questão. Talvez a ceia que celebramos não seja a ceia festiva de 1ª Coríntios 11, apesar de as igrejas se referirem sempre a este texto, mas sim a ceia fúnebre que Cristo realizou com os apóstolos antes de morrer. Ali sim vemos um clima pesado, de morte, de sacrifício e os dois elementos do pão e do vinho representados individualmente. E Jesus orienta claramente os apóstolos para que repetissem aquilo como forma de relembrar Seu sacrifício. Acho importante refletir sobre a dor, a agonia, o custo do sacrifício. E me soa frívolo viver só dançando e cantando sob pretexto de "celebração". Nem 8, nem 80.
Talvez devêssemos ter duas cerimônias, ou simplesmente convidar mais nossos irmãos para jantar. _________________ "Para um homem de bem, a indiferença pode ser uma religião" - Anton Tchekhov
|
|
|
 |
Hana Legendário

|
Enviada: 24-03-2008 1:48 pm |
|
|
Eu só conheço um extremo que é o das ceias sempre fúnebres. Parece que tem um caixão na frente de todo mundo, e tudo é direcionado à lembrança do sofrimento apenas. Creio que a Ceia difere pouco de uma igreja pra outra, senão vai ver que é um fenômeno regional porque aqui é assim.
Talvez o problema esteja mesmo em colocar a Ceia num extremo ou no outro. Mas quando eu penso e falo em Ceia festiva não penso no termo com o sentido que damos pro termo festa normalmente porque pra nós festa é motivo pra beber e comer e se divertir apenas. As festas registradas na bíblia são ocasiões com significado e que ajudavam as pessoas e se lembrarem desse significado. A gente não tem essa conotação de festa na nossa cultura. Creio que a imagem de um almoço de domingo em família é algo mais próximo da idéia de Ceia que podemos ver no NT, o que exclui a idéia de frivolidade dela. Jesus e os discípulos tiveram esse momento agradável de partilharem uma refeição com as pessoas com quem se tem um vínculo e depois, ao final Jesus instituiu os símbolos do seu sacrifício, o pão e o vinho ocorrendo assim o que para nós é a Ceia propriamente dita, mas dentro do contexto essa era um das partes da Ceia.
O povo da antiga aliança tinha a páscoa pra se lembrar de sua libertação do Egito e nós da nova aliança temos a Ceia pra representar e celebrar a libertação de algo muito mais grandioso que é libertação do domínio de pecado, por isso, acho que o enfoque não deveria estar no sofrimento. Isso soa como um desprezo ao que Jesus passou e sofreu, mas não se trata de desprezar e sim de também lembrar a nossa nova condição possibilitada pelo que Ele fez. A gente acha correto e respeitoso se lembrar apenas do sacrifício, o que faz a gente acabar desprezando o que este sacrifício fez por nós. Devemos ter respeito, gratidão pelo sacrifício do Senhor não esquecendo o quanto custou tudo que Ele fez por nós, mas por isso temos que excluir a idéia de alegria na ocasião da Ceia? Essa é a questão.
Li algo que me chamou a atenção que é o fato da Ceia ser a única representação visível da nossa fé. Nós falamos, pregamos, lemos o que cremos, mas a única ocasião que representamos isso de forma simbólica e visível é na ocasião da Ceia. Se ela for apenas triste estamos dizendo que nossa fé nos traz tristeza. Se ela é apenas uma comemoração frívola tornamos nossa fé e o que significa em algo frívolo. Se tomamos a Ceia sozinhos ( na ceia eu ouço: irmão, agora é você e Deus.Esqueça o irmão que está do seu lado) negamos o conceito de família de Deus e próprio conceito de ceia.O símbolo é importante e poderoso pra passar uma mensagem.Que mensagem estamos passando por meio de nossas Ceias? Essa mais uma questão. |
|
|
 |
|
]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in