| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Hana Legendário

|
Enviada: 03-07-2007 4:18 pm |
|
|
Este é o título de um livro que estou lendo.O livro é um conjunto de respostas de um teólogo sobre aquelas perguntinhas/pegadinhas que as pessoas fizeram a ele, no programa de radio que ele partipava.Perguntas como " Cristo era capaz de pecar?' por exemplo.Achei que seria interessante e muito útil a gente fazer e ajudar a responder essas perguntinhas que mais cedo ou mais tarde vão fazer para nós tb.
Geralmente as respostas da maioria dos cristãos são respostas prontas e evasivas sobre questões como essas.E para piorar as EBDs são precárias em sua maioria.Além disso, há também aqueles "assuntinhos domésticos" que aparentemente são bobinhos que nós poderíamos discutir tb.Ao assistir a um programa evangelico de debates cujo tema do dia era sobre a questão de ser mau testemunho as noivas evangelicas casaram de branco e véu estando elas grávidas vi como coisas aparentemente sem importancia, podem ser render debates interessantes.Podemos falar tb de passagens dificeis na biblia que inclusive é um dos capitulos do livro tb. Enfim, vamos ver se emplaca.
Vou deixar algumas perguntas que estão no livro para pensarmos como responderíamos se confrontados com elas.Solte o teólogo ou o craque em fazer "pegadinhas biblicas" que há em você heheh.Vamos, lá.Pode ser legal pois vamos ter que estudar e pensar mais a biblia para responder.
 Se estou satisfeito com minha vida, por que preciso de Jesus?
 Cristo era capaz de pecar?
 No livro de juízes parece que um sacrifício humano foi feito.Por favor explique.
 para um noiva evangélica, casar grávida e de branco, véu e grinalda que são tidos como símbolos de pureza é dar mau testemunho? ( essa não está no livro, mas eu to fazendo por curiosidade) |
|
|
 |
|
|
 |
deliriousgirl Arrebatado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 24 Mensagens: 4068 Localização: O-raio
|
Enviada: 03-07-2007 4:38 pm |
|
|
(vou comprar o livro e colar as resposta  ) _________________ We are Hoseah's wife
we are squandering this life,
using people like ladders and words like knives...
|
|
|
 |
Hebreu Internado!

Registrado: Apr 24, 2006 Idade: 33 Mensagens: 1078 Localização: na sinagoga
|
Enviada: 03-07-2007 4:54 pm |
|
|
A respostas estão na ordem em q foram feitas as perguntas:
1 - Não precisa. Ele disse q veio para os doentes. Uma pessoa sã precisa de médico?
2 - Era, senão o período q Ele passou no deserto seria uma espécie de passa-tempo de gosto duvidoso.
3 - Tenho q ler o livro e depois dar a resposta. Qual seria essa passagem?
4 - Depende. Pode ser algo hipócrita: A lua não vai ser de mel, pq isso já acabou faz tempo, então seria algo apenas pra constar, seguir a tradição. Ou senão algo plausível: A mina tava grávida e se converte nesse período. Pq não casar grávida? _________________ ברוך אתה ה' א‑לוהינו מלך העולם
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 03-07-2007 6:41 pm |
|
|
na ordem tb:
1 - eu gostei da resposta do Hebreu, mas acrescentaria mais alguma coisa (uma "contra-pergunta"): como você sabe que está satisfeito? se você se sente feliz, por exemplo, poderá se sentir mto mais do lado de Cristo.
2 - pra essa eu realmente não tenho uma resposta definitiva. se entendemos que Cristo era humano, como qualquer um de nós, ele poderia sim pecar, pois estava sujeito às tentações. porém, ele não era apenas humano, era Deus ao mesmo tempo. sendo assim, ele nunca poderia pecar. responder uma ou outra coisa pode causar uma confusão ainda maior na cabeça da pessoa. mas pessoalmente, eu acho que: ele era homem para pecar, mas ele era Deus, pra conseguir resistir a tudo (como conseguiu).
3 - Eu já ouvi falar dessa passagem, mas tb não lembro de onde é...
4 - eu acho que não. se entendermos o casar grávida como pecado, se ela está se casando na igreja, significa que ela já pediu perdão e tudo, então não importa o que ela tá vestindo ou deixando de vestir. as outras pessoas não têm o direito de julgar.
e eu deixo uma pergunta (que já me fizeram e eu não soube o que falar [talvez o Hebreu tenha uma boa resposta]):
 Por que o povo judeu foi o povo escolhido, e não qualquer um outro, e não todo mundo? Quero dizer, agora sim, temos acesso à salvação e ao Reino de Deus, mas inicialmente, o plano era a salvação dos Judeus. Por quê? _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
Sacred Warrior Justificado

|
|
|
 |
Sacred Warrior Justificado

|
Enviada: 03-07-2007 6:59 pm |
|
|
| Sarah escreveu: | Por que o povo judeu foi o povo escolhido, e não qualquer um outro, e não todo mundo? Quero dizer, agora sim, temos acesso à salvação e ao Reino de Deus, mas inicialmente, o plano era a salvação dos Judeus. Por quê? | e eu devo acrescentar...hoje em dia nós temos acesso a palavra, mas e o resto do mundo???em muitos países, o cristianismo é proibido e desconhecido por parte da população...
olha só essa pesquisa...
| Citação: | em uma pesquisa realizada em 9 países dos 5 continentes, somente 44% identificaram a cruz e a relação com o cristianismo...
Brasil, EUA, Japão, Nigéria, Austrália, Alemanha, índia, Jamaica e Inglaterra" | embora não seja muito recente, eu achei a porcentagem muito baixa... _________________ justified by love, justified by blood
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
|
|
 |
harkettt Vício ao Extremo!

Registrado: Jan 05, 2005 Mensagens: 667 Localização: Salvador BA
|
Enviada: 04-07-2007 12:28 am |
|
|
Oi Hana, vou deixar mais algumas considerações.
| Hana escreveu: | Se estou satisfeito com minha vida, por que preciso de Jesus? |
Acredito que esse seja o exemplo que Cristo ilustrou na parábola do jovem rico (Mt 19; Mc 10; Lc 18 ). Creio que o ser humano tem todo o direito de rejeitar o Senhor. Porém, é natural dizer que todos somos pecadores e temos a perspectiva de morrer um dia. Dois itens que não podem ser removidos nem com toda satisfação do mundo.
| Hana escreveu: | No livro de juízes parece que um sacrifício humano foi feito.Por favor explique. |
Deve ser o da filha de Jefté, capítulo 11 né? Preciso ler com atenção, mas posso adiantar que todo o Antigo Testamento leva à figura de Cristo e sua manifestação, sendo assim, Jefté é um pai que sacrifica "um filho" por amor (nenhuma semelhança é mera coincidência ).
| Sarah escreveu: | Por que o povo judeu foi o povo escolhido, e não qualquer um outro, e não todo mundo? Quero dizer, agora sim, temos acesso à salvação e ao Reino de Deus, mas inicialmente, o plano era a salvação dos Judeus. Por quê? |
Oi Sarah, na verdade o plano inicial não era com os judeus. Em Gênesis 1:28, logo após ter criado o gênero humano, o Senhor os abençoa e diz: "Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a..." se o homem tivesse comido da Árvore certa todos nós nasceríamos sob o Reino e não mortos pelo pecado (Gn 2:9,17); na verdade os judeus foram o "plano B" ; e a Igreja o "plano C", digamos assim.
O importante é que Ele não desistiu!!! |
|
|
 |
Hebreu Internado!

Registrado: Apr 24, 2006 Idade: 33 Mensagens: 1078 Localização: na sinagoga
|
Enviada: 04-07-2007 8:33 am |
|
|
Sarah, em relação a 1ª resposta tem uma passagem, e se não estou enganado é no dito "sermão da montanha". Algo do tipo ".... bem aventurados os pobres de espírito.....". No original é algo como mendigo. O mendigo é uma pessoa q sempre necessita de algo. Então, no caso, o "necessitado" é o espírito da pessoa. Se alguém não sente essa necessidade, é pq seu espírito está satisfeito (sabe se lá com o q). Vou lhe relatar uma experiência própria. Certa feita convidei um primo meu para ir num culto. Depois, continuei a falar pra ele sobre Jesus e a Sua importância em nossas vidas e etc. Ele me respondei +ou- assim: "Cara, eu respeito você e sua religião, mas eu não sinto necessidade nenhuma de aceitar Jesus". Depois disso, o q mais iria dizer pra ele ?!
Sobre sua pergunta sobre os judeus, vou detalhar a minha resposta e depois de mando, mas posso te adiantar q o plano não "era" a salvação dos judeus. Ainda é. Se D..s não muda, pq seus planos mudariam? Leia Romanos. Uma dica: esqueça aqueles subtítulos q tem nas bíblias. De preferência leia de uma vez só. Na minha opinião, melhora a compreensão. _________________ ברוך אתה ה' א‑לוהינו מלך העולם
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 04-07-2007 7:14 pm |
|
|
| harkettt escreveu: |
| Sarah escreveu: | Por que o povo judeu foi o povo escolhido, e não qualquer um outro, e não todo mundo? Quero dizer, agora sim, temos acesso à salvação e ao Reino de Deus, mas inicialmente, o plano era a salvação dos Judeus. Por quê? |
Oi Sarah, na verdade o plano inicial não era com os judeus. Em Gênesis 1:28, logo após ter criado o gênero humano, o Senhor os abençoa e diz: "Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a..." se o homem tivesse comido da Árvore certa todos nós nasceríamos sob o Reino e não mortos pelo pecado (Gn 2:9,17); na verdade os judeus foram o "plano B" ; e a Igreja o "plano C", digamos assim.
tá, o plano inicial pode ter sido o ser humano. mas depois que o pecado entrou no mundo... ele enviou Jesus para os judeus, certo?
vou fazer a pergunta exatamente da forma que ouvi: Se os judeus tivessem aceitado Cristo como o Messias, o resto do mundo estaria ferrado. Por quê? Qual a diferença dos judeus para o resto? Se Deus criou todos os homens...  _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
Sarah Sem-noção mor

|
Enviada: 04-07-2007 7:20 pm |
|
|
| Hebreu escreveu: | Sarah, em relação a 1ª resposta tem uma passagem, e se não estou enganado é no dito "sermão da montanha". Algo do tipo ".... bem aventurados os pobres de espírito.....". No original é algo como mendigo. O mendigo é uma pessoa q sempre necessita de algo. Então, no caso, o "necessitado" é o espírito da pessoa. Se alguém não sente essa necessidade, é pq seu espírito está satisfeito (sabe se lá com o q). Vou lhe relatar uma experiência própria. Certa feita convidei um primo meu para ir num culto. Depois, continuei a falar pra ele sobre Jesus e a Sua importância em nossas vidas e etc. Ele me respondei +ou- assim: "Cara, eu respeito você e sua religião, mas eu não sinto necessidade nenhuma de aceitar Jesus". Depois disso, o q mais iria dizer pra ele ?!
Sobre sua pergunta sobre os judeus, vou detalhar a minha resposta e depois de mando, mas posso te adiantar q o plano não "era" a salvação dos judeus. Ainda é. Se D..s não muda, pq seus planos mudariam? Leia Romanos. Uma dica: esqueça aqueles subtítulos q tem nas bíblias. De preferência leia de uma vez só. Na minha opinião, melhora a compreensão. |
entendo... talvez o que eu tenha falado seja uma coisa subjetiva... bem pessoal. pq a pessoa pode até se sentir satisfeito, mas como ela sabe que está? quero dizer, se não temos Jesus, na verdade nunca estaremos, mas não sabemos disso... rs, liga não, viajens... mas concordo contigo.
vou esperar sua resposta sobre os judeus então. mas me fizeram essa pergunta, eu fiquei pensando sobre isso e ralmente não entendi. na verdade, não quis pensar mto, pq já passei por mtas crises com relação à fé. e digo que se não fosse pela pessoa de Cristo, eu não acreditaria mais em nada. mas vou tb seguir a sua dica, quem sabe me ajude um pouco...  _________________ ->Eu quero transformação, estou na campanha de oração!
|
|
|
 |
harkettt Vício ao Extremo!

Registrado: Jan 05, 2005 Mensagens: 667 Localização: Salvador BA
|
Enviada: 05-07-2007 1:17 am |
|
|
| Sarah escreveu: | | harkettt escreveu: |
tá, o plano inicial pode ter sido o ser humano. mas depois que o pecado entrou no mundo... ele enviou Jesus para os judeus, certo?
vou fazer a pergunta exatamente da forma que ouvi: Se os judeus tivessem aceitado Cristo como o Messias, o resto do mundo estaria ferrado. Por quê? Qual a diferença dos judeus para o resto? Se Deus criou todos os homens...  |
Bom, eu desconheço um trecho bíblico que restrinja Jesus somente para os judeus. Jo 1:11 não é um texto definitivo por causa do seu contexto: (v12).
Levantar essa hipótese dos judeus terem aceitado o Senhor é como levantar a hipótese de Judas não O ter traído por exemplo. Não faz muito sentido diante do propósito eterno do Senhor:
Efésios 3
9 E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;
10 Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,
11 Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor
Observe que esse texto de Efésios aponta para o mesmo plano (propósito) que está em Gn 2:9,16-17:
9 E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
A dispensação da vida de Deus no espírito humano (mistério) poderia ter acontecido no Éden.
Vejo que, se Adão tivesse comido da árvore da vida, o propósito eterno de Deus poderia ser cumprido sem a existência do povo judeu.
Isso fica mais claro em I Co 15:45, onde Cristo é comparado com Adão, ou seja, os dois únicos homens que poderíam ter cumprido o propósito divino, sendo que, Deus na sua presciência já sabia que Adão iria falhar.
Outros textos interessantes são Gálatas 3:
8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
14 Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.
E Joel 2:
28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Enfim, pra mim está claro que, de um jeito ou de outro, o propósito de Deus sempre foi alcançar todas as nações da terra por meio da Sua vida dentro do homem. Hoje, esse propósito já é real, porém parcial, porque o pecado ainda está no corpo mortal do ser humano. Tem outros textos, mas vou ficando por aqui.
Abção! |
|
|
 |
bruno_skte Novato

|
Enviada: 05-07-2007 2:34 am |
|
|
Dae galera acabei de chegar aqui e vi uma coisa que me indignou profundamente. Quanto a essa pergunta:
Se estou satisfeito com minha vida, por que preciso de Jesus?
Po! Como falaram que Jesus soh veio para os doentes?? Ta certo que isso ta escrito, mas isso nao cabe ai. Se uma pessoa nao tem Jesus e se diz satisfeita isso nao pode te fazer desistir dela. Quando se fala de Jesus nao se fala de satisfação pessoal e sim de salvação!!! Nao importa o quao feliz uma pessoa se diz, ela tem um lugar vazio no coração que eh justamente o lugar de Jesus, e olha que esse lugar nao eh pequeno! O primeiro passo para um conversao (aceitar Jesus) é o arrependimento e quem causa o arrependimento é o ES, por isso ao falar de Jesus a alguem nao basta pregar a salvação mas tambem eh preciso de oração....mas blz era soh isso que queria dizer
Tambem sobre o povo judeu, acho hoje o povo de Deus sao seus filhos, os que o aceitam e Jesus...Os judeus eram os descendentes de Abraão certo? Hoje nos somos sua descendencia atraves da fe, isso esta em Galatas 3 a partir do vers. 6.
A partir da vinda de Jesus o povo sai de baixo da lei e entra na fe, ou seja, a salvacao nao vem pelo cumprimento da lei e sim pela fe. Acho que eh isso...
flow!! |
|
|
 |
bruno_skte Novato

|
Enviada: 05-07-2007 2:54 am |
|
|
No livro de juízes parece que um sacrifício humano foi feito.Por favor explique.
Esse sacrificio foi feito por Jetfé, porque ele fez uma promessa a Deus, ele falou que se ele vencesse uma guerra la ele sacrificaria primeira pessoa que saisse de sua casa para lhe cumprimentar: Juizes 11:30. Infelizmente foi sua filha que saiu.... e prometeu tem que cumprir....hshs |
|
|
 |
deliriousgirl Arrebatado

|
|
|
 |
moreiraum Em Terapia

|
Enviada: 05-07-2007 8:33 am |
|
|
| harkettt escreveu: |
Eu ainda insisto: e por que o povo judeu depois da queda do homem??_________________   |
|
|
 |
deliriousgirl Arrebatado

|
Enviada: 05-07-2007 8:47 am |
|
|
| Hana escreveu: | Cristo era capaz de pecar? |
eu acredito q sim.
Apesar de possuir a natureza divina, ele era tão homem qto qquer outro.
Sendo assim, ele tb possuia o livre arbítrio, ou seja, ele tinha o direito de escolher o q faria.
Por ser Deus, ele sabia q seu proposito na terra deveria ser cumprido, mas para isso, ele teve de ser obediente. Teve q se submeter à vontade do pai.
Para q o sacrificio fosse realmente válido, ele teve q passar por tudo q passamos, sentir tudo q sentimos. Ele tinha o privilegio de estar conectado 24 hrs com o pai. O interessante, é q hoje, após seu sacrificio, nós temos o mesmo privilegio. Podemos escolher entre viver ligado à videira e fazer o q o Pai nos diz, e viver uma vida no pecado.
Outra razao p eu acreditar q ele era capaz de pecar pq tinha livre arbítrio foi o fato de Ele dizer "se possível, passe de mim este cálice".
Ele sabia o q o esperava (pois era Deus), mas por ser humano, seu desejo talvez seria q o cálice fosse passado.. do contrario pq isso seria registrado na Bíblia? mas ele escolheu obedecer ao Pai, assim como Ele escolheu não pecar e resistir às tentações. POr causa disso, assim como Ele tinha, nós tb temos livre acesso ao Pai, e somos capazes de fazer n apenas o q Jesus fazia, mas coisas maiores!!!
esse vers. n diz respeito a apenas os milagres q ele fazia, eu creio. Mas tb diz respeito à vida q Ele levava.
Com nossas forças n podemos... Mas é como o ap. Paulo aprendeu.... "Posso tdas as coisas Naquele q me fortalece!!"
ô Glória!!!!
rs
[/b] _________________ We are Hoseah's wife
we are squandering this life,
using people like ladders and words like knives...
|
|
|
 |
deliriousgirl Arrebatado

|
|
|
 |
moreiraum Em Terapia

|