Baralho (jogo de cartas)

Ir à página 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Nação Dotiana
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Na sua opinião, jogar baralho é pecado?
Sim.
8%
 8%  [ 4 ]
Não.
91%
 91%  [ 44 ]
Total de Votos : 48

Autor Mensagem
Sorocabano
Membro da Cúpula
Membro da Cúpula

MensagemEnviada: 24-11-2005 1:06 pm Responder com Citação

Baralho (jogo de cartas)

* Lanço esta discussão com base numa mensagem publicada no boletim mais recente (20/11/2005) da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Sorocaba. Fico feliz pelo atual pastor dessa igreja estar preocupado com a saúde espiritual de suas ovelhas, especialmente dos adolescentes e jovens. Serve também como alerta para que nós, evangélicos, comportemo-nos de forma coerente com as Sagradas Escrituras e tenhamos uma postura intransigente quanto a tudo aquilo que ameace nossa integridade espiritual. "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno" (Mateus 5:37).
* Eis o que diz o autor do texto do boletim citado:

Rev. Ary Sérgio Abreu Mota escreveu:
* Fui pesquisar como se deu a criação do jogo de baralho e descobri algo surpreendente. As cartas de baralho foram criadas no ano de 1392 para uso pessoal do rei Carlos, da França, quando sofria de debilidade mental. O criador das cartas era um homem degenerado e mau, que escarnecia de Deus de seus mandamentos.
* Para sua invenção maligna, escolheu figuras bíblicas, tais como: o rei representava o diabo; a dama, a Maria, mãe de Jesus. Assim, de modo blasfemo, fez Jesus o filho de Satanás e de Maria. Copas e ases representavam o sangue de Jesus; o valete, o próprio Jesus. Paus e outros símbolos representavam as perseguições e destruição de todos os santos. Seu desprezo pelos dez Mandamentos foi expresso pelo número dez de suas cartas.
* Uma outra forma de baralho rudimentar já era conhecida antes da era cristã e ligava as figuras de alguns naipes a algum grande rei da antigüidade, mas a forma e o número de cada carta era diferente do que foi criado em 1392.

* O Rev. Ary Sérgio também elenca outros fatores para a incompatibilidade do jogo de cartas com o cristão fiel: vícios, grandes apostas (jogos de azar) e grandes falências, inclusive com a destruição de muitas famílias; associação com a cartomancia (adivinhação do futuro por meio das cartas); textos bíblicos como os seguintes: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará" (Salmo 1:1-3); "Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e que fosse lançado no mar" (Marcos 9:42); "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. (...) Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam" (I Coríntios 6:12, 10:23); "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre" (I João 2:15-17).
* Logo, atentemos para todos esses argumentos e pensemos mil vezes antes de aderirmos a essa prática ou de continuarmos com ela. Que Deus abençoe a todos e até mais, se Deus quiser. Wink

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
GeorgePedro
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 24-11-2005 1:19 pm Responder com Citação

Essa historia do surgimento do baralho ta muito mal contada...sei nao. Kd as fontes, referencias bibliográficas? O povo de Deus gosta de inventar essas tradições que acabam por passar por gereções inteiras e são tidas como verdade absolutas. Mas a final de contas..que mal há em jogar baralho? EU nunca apostei um caroço de feijão...também pequei? Jogava MAU -MAU (CAM CAM), War, Master, todos jogos de cartas....tb pequei?? Sei não viu....faltam argumentos sólidos....o futebol é motivo de aposta, corrida de cavalos, F1 tb...na verdade, tudo oq você quiser pode virar motivos de apostas...Mas a final, o pecado está em apostar ou em jogar?
Cuidado com o falso moralismo e vamos nos preocupar com o que realmente interessa...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
Livinha
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 24-11-2005 1:27 pm Responder com Citação

Nossa...

Também acho que essa pesquisa está furada. Mas vai saber... =P

Eu gosto de jogar baralho, mas não vicio. Jogo muito raramente e é por diversão, sem brigas nem nada.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Jailson_Junior
Assíduo
Assíduo

MensagemEnviada: 24-11-2005 1:33 pm Responder com Citação

jah li essa mesma historia uma vez...

tem um pastor aki q proibiu a igreja dele de jogar baralho rs... meu pastor tb num gosta mt naum, mas sempre jogo um buraco com os filhos dele huiahiuaha
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rael
Vício ao Extremo!
Vício ao Extremo!

MensagemEnviada: 24-11-2005 2:00 pm Responder com Citação

quer saber...eu não me sinto bem jogando baralho não... por isso ne jogo. axo que é pecado sim

Antes eu jogava demais com os amigos passava horas jogando a noite a tarde direto, até apostava (não coisas de valor, mas eram apostas msm assim)

Já ouvi falar que existe um demonio pra cada carta e varias outras coisas..... sinceramente minha mãe me proibiu de jogar(advertiu seria a palvra correta)... eu até jogava msm assim, mas depois vi que nem é.....

me sinto mal se jogar, por isso nem jogo, as vezes vejo uns caras jogando até observo... mas me seguro pra não cometer algo que me deixe mal depois...

Não jogo pq acho que é errado... mas se não for, não jogo para não desobedecer a mamãe, pq desobediencia sim é pecado.
marceloerica
Visitante

MensagemEnviada: 24-11-2005 2:36 pm Responder com Citação

Eu concordo que há um exagero nessa história.

Na Wikipedia diz que após a criação das cartas é que foram atribuídas as referências de personagens, inclusive bíblicos...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Baralho

http://pt.wikipedia.org/wiki/Naipe
Livinha
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 24-11-2005 2:54 pm Responder com Citação

Rael escreveu:
Antes eu jogava demais com os amigos passava horas jogando a noite a tarde direto, até apostava (não coisas de valor, mas eram apostas msm assim)

Então...
Assim até eu pararia de jogar.

Quando era criança eu fazia campeonato de tranca com adultos, (pra você ver o vício), e várias vezes rolava discussão e tals... Aí não dá. É pecado.

Mas se for pra divertimento eu não vejo problema nenhum.
leone
WEBMASTER
WEBMASTER

MensagemEnviada: 24-11-2005 3:06 pm Responder com Citação

Baralho
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jump to: navigation, search

Conjunto de naipes do baralho espanhol: Paus, Ouro, Copas e EspadasBaralho é um conjunto de cartas de um jogo de cartas. Costuma-se também chamar de "baralho" um "baralho completo", i. e., um conjunto de cartas com todas as combinações de números e naipes possíveis.

O baralho de países de língua portuguesa é inspirado no baralho espanhol. São 52 cartas, em 4 naipes. Cada carta possui um valor que pode ser um número entre 2 e 10, um Ás (representado pela letra A), ou uma das três figuras Valete (letra J), Dama (também chamada de Rainha, letra Q) e Rei (letra K). A estas figuras normalmente são dados respecivamentes os valores de 11, 12 e 13.

Alguns jogos também incorporam uma carta com valor especial, e que nunca aparece com naipe, o Coringa.

História
O baralho foi inventado pelo pintor francês Jacquemin Gringonneur, sob encomenda do rei Carlos VI de França. Gringonneur desenvolveu as cartas do jogo de forma que representassem as divisões sociais da França através de seus naipes: copas para representar o clero, ouro para a burguesia (formada sobretudo por comerciantes), espadas para os militares e paus para os camponeses. A primeira versão tinha 78 cartas.

Mais tarde, atribuiuram-se significados específicos às cartas com figuras, representando personalidades históricas e bíblicas. São elas:

Rei de Ouros - Júlio César, geralmente portando um machado que simboliza as legiões romanas
Rei de Espadas - o rei israelita Davi
Rei de Copas - o rei Carlos Magno
Rei de Paus - Alexandre, o Grande
Dama de Ouros - Raquel, filha do profeta Abraão
Dama de Espadas - A deusa grega Atena
Dama de Copas - Judite, personagem bíblica
Dama de Paus - Elizabeth I de Inglaterra
Valete de Ouros - sir Heitor membro da Távola Redonda
Valete de Espadas - Hogier, primo de Carlos Magno
Valete de Copas - La Hire, cavaleiro que lutou com Joana D'Arc
Valete de Paus - sir Lancelot
O coringa representa os jograis realizados nos antigos castelos. É a única carta remanescente do baralho original de 78 cartas.

Desde criança eu jogo, mas não faço disso um vício, nem acho errado jogar... jogo cancan, truco, cacheta, e uma outra em que se usa 3 baralhos e vai se falando de 1 a 10 e jogando a carta... qdo bater a que você fala com a que jogaram na mesa o que bater primeiro leva o monte... muito bom esse hehe

Sou a favor de que tudo que prejudica sua vida espiritual, seu convício pessoal/familiar deve ser revisto e tirado do seu cotidiano, como no caso do Rael... e isso não é soh com baralho... quer algo mais "viciante" do que a internet?

E não venha com essa de que o cara que criou o baralho escarnecia de Deus pq isso eh o papo mais furado do mundo... quer dizer q se o cara que criou o xadrez foi um bruxo eu não posso jogar xadrez? Tenha paciência... vamos praticar um pouquinho de raciocínio antes de falar besteira... agora se quiser ficar nesse "mundinho de crente" fique à vontade.

A mim nunca incomodou e nunca foi e nunca será prioridade na minha vida.

Em Coma!
Em Coma!

MensagemEnviada: 24-11-2005 3:11 pm Responder com Citação

Eu gosto de jogar CanCan...mas não com as cartas tradicionais...já tem umas específicas que fica mais legal pra jogar...heheheh...

"Ensina-nos a contar os nossos dias, a fim de alcançarmos um coração sábio" Sl 90:12
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
Livinha
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 24-11-2005 3:15 pm Responder com Citação

leone escreveu:
Sou a favor de que tudo que prejudica sua vida espiritual, seu convício pessoal/familiar deve ser revisto e tirado do seu cotidiano, como no caso do Rael... e isso não é soh com baralho... quer algo mais "viciante" do que a internet?

Pior...

Preciso ter muito mais cuidado com a internet do que o baralho.

Mas bem que a gente podia fazer um timinho de tranca aqui né? ;] huhu!
Quel_SP
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 24-11-2005 3:35 pm Responder com Citação

Sandinho escreveu:
Eu gosto de jogar CanCan...mas não com as cartas tradicionais...já tem umas específicas que fica mais legal pra jogar...heheheh...

Eu també....gosto tb de 21...

Pra mim o pecado tá no vicio, em jogar em rodas apostando dinheiro...."se assentar na roda dos escarnecedores" pra mim é se envolver de forma inadequada com amizades do mundo

Não vejo nada de pecado em brincar com a familia...se fossemos radicais a tal ponto não deveriamos usar intenet, assistir TV, ouvir música, deveriamos nos vestir diferente de moda....virariamos um ET....

Deus é equilibrio e razão e não devemos esquecer nunca que Ele conhece o proposito do coração de cada um !!!!

Eu nunca imaginei que uma coisinha tão pequenina pudesse mudar tanto a minha vida.
Eu nunca imaginei que pudesse amar alguém tanto assim.
Eu não conhecia a sensação de ter meu coração fora do meu próprio [/b
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
David
WEBMASTER
WEBMASTER

MensagemEnviada: 24-11-2005 4:17 pm Responder com Citação

Soróca,

Existem muitas variações dessa história que o seu pastor contou, um diz que o baralho não tem o número 1 porque do 1o mandamento o carinha não podia zombar, e por ai vai.

Origens a parte, estou com o Leone, se não te impede de servir a Deus ou não atrapalha sua comunhão, qual o mal?

Abs,

bllack
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 24-11-2005 4:33 pm Responder com Citação

eu tbm nao tenho nd contra... ainda mais truco! de vez em qdo rola de matar uma aulinha pra brincar um pouco, mas sem apostar,claro... Wink

Sorocabano
Membro da Cúpula
Membro da Cúpula

MensagemEnviada: 24-11-2005 4:57 pm Responder com Citação

Algumas considerações

* Eu já imaginava que esta discussão levantaria uma baita polêmica. Só espero que não gere o mesmo impacto negativo que têm gerado minhas opiniões sobre o rock e sobre "As crônicas de Nárnia"... Rolling Eyes
* Primeiramente quero deixar bem claro que eu tive a idéia de abrir este tópico com base numa mensagem de capa do último boletim da igreja à qual eu pertencia até outubro do ano passado, quando pedi transferência para outra igreja, a Sexta I.P.I. de Sorocaba. Só para mostrar-lhes o cuidado que o pastor da igreja citada teve (é possível que alguns membros dessa comunidade tenham reagido da mesma forma que vários de vocês) ao abordar esse assunto, quero reproduzir o primeiro parágrafo do texto cujo trecho referente à origem do baralho foi reproduzido na mensagem de abertura deste tópico:

* Certa ocasião eu liderava um grupo de adolescentes em um acampamento. Percebi que havia uma mesa especial na qual alguns garotos se reuniam. Fui ver do que se tratava naquela mesa e deparei com um jogo de baralho. Evitando bater de frente com os jovens e ao mesmo tempo surpreso com a presença daquele jogo dentro de um acampamento cristão, perguntei quem havia trazido o jogo para o local. O dono das cartas era visitante e, não conhecendo as regras, acabou trazendo o tal baralho para o acampamento. Também percebeu que a prática deste jogo era comum para todos. Depois conversei com alguns até que o jovem visitante me perguntou: "Vocês não jogam baralho?"

* Há um texto bíblico para o qual deveríamos voltar-nos neste momento: "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece. A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado" (Romanos 14:21-23). Se a maioria de nós sabe que não convém a um cristão fiel fumar e beber álcool, não podemos ter dois pesos e duas medidas: se o baralho também se enquadra nesse texto bíblico, devemos evitá-lo com o mesmo vigor.
* Há um tópico que fala da "pós-modernidade", na qual tudo é permitido em nome da "Graça". Não postei ali ainda porque a maioria está careca de saber de minha opinião a respeito disso. Mas lanço esta discussão específica para ver até que ponto estamos (eu me incluo nisso, pois não sou o dono da verdade) mantendo nossa comunhão com Deus, já que tal comunhão é quebrada quando escandalizo meu próximo.
* Bom, por hoje é só. Peço desculpas pela exortação, mas ela deve ser feita sem nenhuma massagem de ego quando ela é necessária. Que Deus abençoe a todos e até mais, se Deus quiser. Wink

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
rap
Post Rider
Post Rider

MensagemEnviada: 24-11-2005 5:21 pm Responder com Citação

Sorocabano escreveu:
Algumas considerações

* Eu já imaginava que esta discussão levantaria uma baita polêmica. Só espero que não gere o mesmo impacto negativo que têm gerado minhas opiniões sobre o rock e sobre "As crônicas de Nárnia"... Rolling Eyes
* Primeiramente quero deixar bem claro que eu tive a idéia de abrir este tópico com base numa mensagem de capa do último boletim da igreja à qual eu pertencia até outubro do ano passado, quando pedi transferência para outra igreja, a Sexta I.P.I. de Sorocaba. Só para mostrar-lhes o cuidado que o pastor da igreja citada teve (é possível que alguns membros dessa comunidade tenham reagido da mesma forma que vários de vocês) ao abordar esse assunto, quero reproduzir o primeiro parágrafo do texto cujo trecho referente à origem do baralho foi reproduzido na mensagem de abertura deste tópico:

* Certa ocasião eu liderava um grupo de adolescentes em um acampamento. Percebi que havia uma mesa especial na qual alguns garotos se reuniam. Fui ver do que se tratava naquela mesa e deparei com um jogo de baralho. Evitando bater de frente com os jovens e ao mesmo tempo surpreso com a presença daquele jogo dentro de um acampamento cristão, perguntei quem havia trazido o jogo para o local. O dono das cartas era visitante e, não conhecendo as regras, acabou trazendo o tal baralho para o acampamento. Também percebeu que a prática deste jogo era comum para todos. Depois conversei com alguns até que o jovem visitante me perguntou: "Vocês não jogam baralho?"

* Há um texto bíblico para o qual deveríamos voltar-nos neste momento: "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece. A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado" (Romanos 14:21-23). Se a maioria de nós sabe que não convém a um cristão fiel fumar e beber álcool, não podemos ter dois pesos e duas medidas: se o baralho também se enquadra nesse texto bíblico, devemos evitá-lo com o mesmo vigor.
* Há um tópico que fala da "pós-modernidade", na qual tudo é permitido em nome da "Graça". Não postei ali ainda porque a maioria está careca de saber de minha opinião a respeito disso. Mas lanço esta discussão específica para ver até que ponto estamos (eu me incluo nisso, pois não sou o dono da verdade) mantendo nossa comunhão com Deus, já que tal comunhão é quebrada quando escandalizo meu próximo.
* Bom, por hoje é só. Peço desculpas pela exortação, mas ela deve ser feita sem nenhuma massagem de ego quando ela é necessária. Que Deus abençoe a todos e até mais, se Deus quiser. Wink

Creio que deves tb não usar nunca uma bermuda, ou ainda, não permitir que uma mulher use calça ou ainda brinco, ou não raspe nenhum pelo do corpo. Ainda tem igrejas que pensam assim...
Se fizer qualquer uma dessas coisas ou apoiá-las estará escandalizando o seu irmão.
A passagem quando se refere a escândalo está se falando sobre aquilo que é doutrina e faz com que o outro se escandalize...
E o maior escândalo é a falta de amor...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
CharmosinhaDuRio
Sequelado!
Sequelado!

MensagemEnviada: 24-11-2005 6:20 pm Responder com Citação

eu num axu q seja pecado jogar cartas naum... q malz há?

eu gosto d jogar.. distrair a mente.. me divertir.. num aposto nda e estou em comunhão com meus amigos..hihihihi.. gosto d jogar games, 21, sueca.. sei lah.. axu q num tem nda a ver.

so high
OoOoOoOoOoO oOoOoOoOoOoO
Guardian
Membro da Cúpula
Membro da Cúpula

MensagemEnviada: 24-11-2005 7:56 pm Responder com Citação

Eu acho que baralho é coisa do capeta..... o próprio nome diz tudo..... experimente trocar a primeira letra pela subsequente e voce terá a confirmação. Rola mensagem subliminar nisso daí. Twisted Evil Evil or Very Mad Twisted Evil

PS.: mudo minha forma de pensar, se alguém me ensinar a jogar. Rolling Eyes

Quel_SP
Em Terapia
Em Terapia

MensagemEnviada: 24-11-2005 9:26 pm Responder com Citação

rap escreveu:
Sorocabano escreveu:
Algumas considerações

Creio que deves tb não usar nunca uma bermuda, ou ainda, não permitir que uma mulher use calça ou ainda brinco, ou não raspe nenhum pelo do corpo. Ainda tem igrejas que pensam assim...
Se fizer qualquer uma dessas coisas ou apoiá-las estará escandalizando o seu irmão.
A passagem quando se refere a escândalo está se falando sobre aquilo que é doutrina e faz com que o outro se escandalize...
E o maior escândalo é a falta de amor...

è nada Rap...a igreja dele é a Presbiteriana Independente...eu e o MauMau tb somos da IPI , mas não de Sorocaba e sim de Diadema...

Mas relax...o Soroca é assim mesmo hehehe

Eu nunca imaginei que uma coisinha tão pequenina pudesse mudar tanto a minha vida.
Eu nunca imaginei que pudesse amar alguém tanto assim.
Eu não conhecia a sensação de ter meu coração fora do meu próprio [/b
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Distarnish_Priest
Justificado
Justificado

MensagemEnviada: 24-11-2005 10:12 pm Responder com Citação

Guardian escreveu:
Eu acho que baralho é coisa do capeta..... o próprio nome diz tudo..... experimente trocar a primeira letra pela subsequente e voce terá a confirmação. Rola mensagem subliminar nisso daí. Twisted Evil Evil or Very Mad Twisted Evil

PS.: mudo minha forma de pensar, se alguém me ensinar a jogar. Rolling Eyes

Huhuhauhauhauhauh Laughing Laughing Laughing

Esse Guardian é doido... mensagem subliminar... trocar a letra? Laughing

Rolling Eyes

Minha mãe botava pra falar se visse o pessoal jogando baralho...

Mesmo nós dizendo que o jogo não era com aposta...

Sempre vem com aquele papo de que é jogo de azar e blá blá blá blá... Confused

fabinhocarvalho78
Imortal
Imortal

MensagemEnviada: 24-11-2005 10:34 pm Responder com Citação

só não pode fazer igual certos meninos de uma sede de uma determinada igreja que jogavam baralho dentro da igreja rsrsrsrsrs Rolling Eyes
na hora do culto

http://fabinhobroken.blogspot.com/
Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem   Novo Tópico    .gospel Fórum - Índice do Fórum -> Nação Dotiana Todos os horários são GMT - 2 Horas
Ir à página 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Próximo
Página 1 de 11

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.

Meu Dot

Enquanto o fórum tava fora do ar eu...

entrei no tal de limbo que os revoltados criaram - 28 votos
que sou crente, fiz vigília pela volta do forum - 23 votos
chorei de tristeza pensando que o não ia voltar - 14 votos
achei uma nova morada, adeus dotForum - 9 votos
procurei outros fóruns, mas nada encontrei - 6 votos

Assinar Notícias

Ícone Feed RSS

Receba as notícias do .gospel em seu email gratuitamente!