| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
El_Cabong Assíduo

Registrado: Oct 06, 2005 Mensagens: 284 Localização: Rio Grande / RS
|
Enviada: 03-08-2010 4:26 pm |
|
|
É muito interessante o que relata o capítulo 6 do evangelho de João:
Jesus depois de fazer as multiplicações de pães e peixes viu que uma grande multidão passou a segui-lo (não segui-lo por causa dele e sim por causa dos milagres). Aí Jesus resolveu escandalizá-los fazendo um discurso e dizendo que eles iriam comer de seu corpo e beber de seu sangue (versículo 54 à 57). Terminando o discurso (no versívulo 60) alguns de seus discípulos, assustados com o que ouviram, dizem: Duro é este discurso. Quem o pode ouvir? Ouvindo isto esta multidão que seguia a Jesus foi toda embora certamente dizendo: Arghh! Eu vim aqui pra comer pão e peixe, não carne e sangue humano. Aí Jesus pergunta então pros discípulos: E vocês vão me abandonar também? E Simão lhe responde: Pra onde nós iremos, Senhor, pois só Tu tens as palavras de vida eterna!
Na verdade só os discípulos e mais algumas poucas pessoas é que estavam alí por causa do Mestre e não por causa dos milagres.
Hoje em dia, vendo todas estas gigantescas igrejas cheias, que chamam as pessoas para dentro de seus templos com frases do tipo: Um milagre espera aqui por você! Qual será a minúscula porcentagem de pessoas que estão ali realmente por causa do Mestre ??
É claro que os milagres devem existir, pois como diz a palavra: sinais e prodígios seguiriam aos que creem, mas o PRINCIPAL MOTIVO de irmos à um culto deve ser em busca das PALAVRAS DE VIDA ETERNA como disse Simão, e não dos milagres. |
|
|
 |
|
|
 |
BragaJ2 Assíduo

Registrado: Nov 11, 2009 Idade: 40 Mensagens: 214 Localização: Manaus
|
Enviada: 14-08-2010 9:39 pm |
|
|
Acho que não devemos nos preocupar muito com os verdadeiros motivos porque as pessoas vão à igreja. O Mestre gosta de casa cheia, e deixou isso claro na "parábola dos convidados".
Diante da recusa dos convidados de honra, o dono da festa mandou convidar os pobres, aleijados, mancos, cegos, etc. Após o servo avisar que tinha feito conforme o seu senhor havia mandado, e que ainda havia lugar. Disse aquele senhor:
"Sai pelos caminhos e valados e força-os a entrar para que a minha casa se encha". _________________ Com fé se transpõe montanhas.
|
|
|
 |
vepo Vício ao Extremo!

Registrado: Nov 19, 2004 Idade: 28 Mensagens: 907 Localização: Campinas SP
|
Enviada: 15-08-2010 10:48 pm |
|
|
| BragaJ2 escreveu: | | Acho que não devemos nos preocupar muito com os verdadeiros motivos porque as pessoas vão à igreja. O Mestre gosta de casa cheia, e deixou isso claro na "parábola dos convidados". |
Desculpa, mas não tem nada a ver a parabola dos convidados com o Metre querer casa cheia.
A parabolas dos convidados era pra demonstrar que se os Judeus, povo chamado para ser povo de Deus, não quisesse ir a festa (ser igreja), Deus iria chamar outros. Para os Judeus, nós gentios, somos o pior da humanidade, pior que cachorros!
Mas existem toneladas de texto que provam que Jesus gosta de qualidade e não casa cheia. O evangelho de Marcos é recheado de texto que Jesus massacra as pessoas para apenas os verdadeiros discipulos seguirem ele! |
|
|
 |
marlos_bass Internado!

|
Enviada: 16-08-2010 11:25 am |
|
|
| vepo escreveu: | | BragaJ2 escreveu: | | Acho que não devemos nos preocupar muito com os verdadeiros motivos porque as pessoas vão à igreja. O Mestre gosta de casa cheia, e deixou isso claro na "parábola dos convidados". |
Desculpa, mas não tem nada a ver a parabola dos convidados com o Metre querer casa cheia.
A parabolas dos convidados era pra demonstrar que se os Judeus, povo chamado para ser povo de Deus, não quisesse ir a festa (ser igreja), Deus iria chamar outros. Para os Judeus, nós gentios, somos o pior da humanidade, pior que cachorros!
Mas existem toneladas de texto que provam que Jesus gosta de qualidade e não casa cheia. O evangelho de Marcos é recheado de texto que Jesus massacra as pessoas para apenas os verdadeiros discipulos seguirem ele! |
Dizer que não importa o motivo que leva as pessoas à igreja é o mesmo que dizer que não importa o conteúdo que determinadas "igrejas" levam para a televisão diariamente, desde que o programa seja "evangélico". |
|
|
 |
bernardowd Assíduo

|
Enviada: 16-08-2010 12:54 pm |
|
|
Creio que não dá para generalizar nessa questão. Existem igrejas e igrejas. Assim como em igrejas pequenas há pessoas com outros interesses que não buscar a Deus, nas grandes também, em um número proporcionalmente maior. Faço parte de uma igreja batista grande (5200 membros), e o que eu percebo é que muitas pessoas ainda não convertidas gostam de frequentar a igreja justamente por ser grande, não ter aquela cobrança algumas vezes exagerada que existe em igrejas pequenas, podem ir a igreja sem chamar a atenção. E com o passar do tempo a pessoa vai se envolvendo e conhecendo melhor a igreja, e percebe que é uma igreja séria, com pessoas dedicadas e comprometidas com o Reino. E acho que existe uma espécie de fluxo de pessoas que passam pela igreja para visitar, ficam um tempo, mas que não permanecem... Acho que o que contribui para que ocorra um inchaço em muitas igrejas é a pregação. Se a pregação for humanista, teologia da prosperidade, palestra motivacional, a probabilidade de haver simplesmente um inchaço, por assim dizer, é muito grande. Graças a Deus, felizmente isso não acontece na minha igreja. |
|
|
 |
Sorokbano Sarado

Registrado: Feb 26, 2007 Idade: 37 Mensagens: 3101 Localização: Sorocaba, SP. Brasil
|
Enviada: 16-08-2010 1:22 pm |
|
|
Inversão de prioridades
"E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões" (Mateus 21:13).
* Muitas igrejas hoje estão inchando porque perderam sua visão missionária, a de expandir-se até os confins da Terra proclamando o Evangelho do Reino (Mateus 28:19-20, Marcos 16:15, Atos 1:8 ). Elas não estão mais preocupadas em resgatar almas do inferno, levando-as até Cristo, mas investem mundos e fundos para aumentarem seu patrimônio material e engordar as contas bancárias de seus líderes.
* Graças a Deus, ainda existem - poucas, mas existem - igrejas que organizam missões ou congregações em bairros periféricos ou mesmo noutras cidades, regiões ou países. Elas ainda investem tanto no evangelismo urbano, dando mais atenção a regiões carentes do Evangelho genuíno, como no alcance de povos onde o verdadeiro cristianismo ainda não é aceito ou é ignorado pela maioria.
* Porém, a maioria esmagadora das grandes igrejas está inchando porque está perdendo essa visão. Seus líderes vêem a igreja não como uma agência do Reino de Deus, mas como uma empresa, um circo, um clube ou mesmo uma mera instituição filantrópica. Não conseguem ver um palmo diante do nariz, pois ignoram o que o próprio Jesus disse: "O meu reino não é deste mundo" (João 18:36a).
* É por isso que não me canso de repetir: "Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas" (Filipenses 3:18-21). _________________ "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
|
|
|
 |
marcelomg Vício

Registrado: Dec 18, 2003 Idade: 28 Mensagens: 339 Localização: Aimorés MG
|
Enviada: 16-08-2010 1:29 pm |
|
|
infelizmente o que esta na moda hoje é um evangélio superficial (é mais fácil enganar pessoas que não tem muito conteudo), e show de milagres. _________________ O Senhor é meu programador e solução nenhuma me faltará!!
|
|
|
 |
BragaJ2 Assíduo

|
Enviada: 17-08-2010 10:04 pm |
|
|
| marlos_bass escreveu: | | vepo escreveu: | | BragaJ2 escreveu: | | Acho que não devemos nos preocupar muito com os verdadeiros motivos porque as pessoas vão à igreja. O Mestre gosta de casa cheia, e deixou isso claro na "parábola dos convidados". |
Dizer que não importa o motivo que leva as pessoas à igreja é o mesmo que dizer que não importa o conteúdo que determinadas "igrejas" levam para a televisão diariamente, desde que o programa seja "evangélico". |
Pergunto aos nobres colegas, se algum de vocês teria coragem de ficar na porta de suas igrejas fazendo uma triagem nos visitantes e membros e deixasse entrar apenas aqueles que você percebesse que estivesse a fim de verdadeira adoração?
Você não estaria tentando separar o joio do trigo?
Quando Jesus pregava, sempre uma multidão o seguia. E alimentou aquele povo multiplicando pães para não os despedir, mesmo sabendo dos verdadeiros interesses de muitos. E então? Jesus gosta ou não gosta de multidão?
As pessoas sempre são atraídas por coisas que consideram boas para si.
A questão não é se as igrejas estão cheias ou inchadas, mas se o que está sendo pregado é a genuína palavra de Deus.
Porque a palavra transforma e não importa o motivo que a pessoa seja atraída àquela igreja. Seja pela boa música, seja por carência afetiva, seja por doença. A palavra diz que "a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus". É lógico que nem todos conseguem ser sensíveis à palavra de Deus. Mas daquela multidão com certeza poderão sair cristãos verdadeiros.
Ah. E uma parábola pode ter vários significados dependendo da ocasião em que é aplicada. _________________ Com fé se transpõe montanhas.
Editado pela última vez por BragaJ2 em 17-08-2010 10:14 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
vepo Vício ao Extremo!

|
Enviada: 17-08-2010 10:11 pm |
|
|
| BragaJ2 escreveu: | Pergunto aos nobres colegas, se algum de vocês teria coragem de ficar na porta de suas igrejas fazendo uma triagem nos visitantes e membros e deixasse entrar apenas aqueles que você percebesse que estivesse a fim de verdadeira adoração?
Quando Jesus pregava, sempre uma multidão o seguia. E alimentou aquele povo multiplicando pães para não os despedir, mesmo sabendo dos verdadeiros interesses de muitos. E então? Jesus gosta ou não gosta de multidão?
A questão não é se as igrejas estão cheias ou inchadas, mas se o que está sendo pregado é a genuína palavra de Deus.
Porque a palavra transforma e não importa o motivo que a pessoa seja atraída àquela igreja. Seja pela boa música, seja por carência afetiva, seja por doença. A palavra diz que "a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus". É lógico que nem todos conseguem ser sensíveis à palavra de Deus.
Ah. E uma parábola pode ter vários significados dependendo da ocasião em que é aplicada. |
Cara, nada a ver o que você falou! Minha igreja prega a verdadeira palavra, nem que isso implique que na semana seguinte tenhamos menos membros. E olha que isso já foi percebido em algumas series de mensagens (não somos uma igreja pequena, em volta de 1500 membros)
E sim, concordo com você uma parábola pode ter varios significados, se você tirar ela do contexto que Jesus a contou, você pode usar pra qualquer coisas. Mas lembre-se, existe o contexto que Jesus falou e o contexto que VOCÊ quer usar! |
|
|
 |
BragaJ2 Assíduo

|
Enviada: 18-08-2010 9:55 am |
|
|
| vepo escreveu: | | BragaJ2 escreveu: | Pergunto aos nobres colegas, se algum de vocês teria coragem de ficar na porta de suas igrejas fazendo uma triagem nos visitantes e membros e deixasse entrar apenas aqueles que você percebesse que estivesse a fim de verdadeira adoração?
Porque a palavra transforma e não importa o motivo que a pessoa seja atraída àquela igreja. Seja pela boa música, seja por carência afetiva, seja por doença. A palavra diz que "a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus". É lógico que nem todos conseguem ser sensíveis à palavra de Deus.
Ah. E uma parábola pode ter vários significados dependendo da ocasião em que é aplicada. |
Cara, nada a ver o que você falou! Minha igreja prega a verdadeira palavra, nem que isso implique que na semana seguinte tenhamos menos membros. E olha que isso já foi percebido em algumas series de mensagens (não somos uma igreja pequena, em volta de 1500 membros)
E sim, concordo com você uma parábola pode ter varios significados, se você tirar ela do contexto que Jesus a contou, você pode usar pra qualquer coisas. Mas lembre-se, existe o contexto que Jesus falou e o contexto que VOCÊ quer usar! |
Beleza, então quer dizer que não posso comparar uma pessoa nos dias de hoje, que se converte ao evangelho e depois abandona o caminho, ou seja, dá as costas pra Jesus, com uma pessoa que foi convidada, como convidado de honra para um banquete, e dá desculpa esfarrapada, dizendo que não pode ir? _________________ Com fé se transpõe montanhas.
|
|
|
 |
vepo Vício ao Extremo!

|
Enviada: 18-08-2010 10:04 am |
|
|
| BragaJ2 escreveu: | | Beleza, então quer dizer que não posso comparar uma pessoa nos dias de hoje, que se converte ao evangelho e depois abandona o caminho, ou seja, dá as costas pra Jesus, com uma pessoa que foi convidada, como convidado de honra para um banquete, e dá desculpa esfarrapada, dizendo que não pode ir? |
Se você comparasse então duas parabolas que Jesus contou seria contraditorias. A do pastor que largou as 99 ovelhas para ir atras de uma e a da festa.
A da festa referia-se ao povo Judeu, que foi chamado para ser povo de Deus, mas depois do ministerio de Jesus o povo de Deus seriam os gentios (o resto do mundo, ou seja, quem o Judeu mais odiava). Nós gentios fomos chamados para a festa no lugar dos Judeus, isso se referia agente, TODOS somos os mendigos, e os Judeus são os que foram chamados para a festa inicialmente.
Já a parabola do bom pastor, essa refere-se ao ministerios pastoral. Como pastor devemos ir atras das ovelhas fracas, e trata-las com a melhor das intenções, deixando as outras 99 pra tras. Entendeu?
Se as duas se referem a mesma coisa, Jesus defende dois pontos opostos, então ele é mentiroso!  |
|
|
 |
Sorokbano Sarado

Registrado: Feb 26, 2007 Idade: 37 Mensagens: 3101 Localização: Sorocaba, SP. Brasil
|
Enviada: 18-08-2010 10:27 am |
|
|
Um pouco de exegese
* Vamos aos textos. Primeiro ao da parábola da ovelha perdida:
"Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la? Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento" (Lucas 15:6-7).
* O pastor aqui, que representa Jesus, não abandona à própria sorte as noventa e nove que estão no aprisco. Tais ovelhas estão seguras. Ele vai atrás da ovelha que escapou do aprisco e está desprotegida, talvez até ferida e faminta. O texto também não diz que Deus não se alegra pelos justos que já pertencem a Seu Reino, apenas que a alegria nos céus pelo pecador arrependido é ainda maior.
* Agora vamos ao texto da parábola da ceia:
"(...) Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei, e portanto não posso ir. E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. E disse o servo: SENHOR, feito está como mandaste; e ainda há lugar. E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia" (Lucas 14:16-24).
* A interpretação do Vepo faz sentido, mas creio que a segunda parábola se refere também àqueles que são chamados por Cristo e rejeitam o Evangelho, ou mesmo àqueles que são vocacionados por Deus para exercerem alguma atividade na Igreja e não querem saber de compromisso. Os pobres, aleijados, mancos e cegos seriam aqueles que são marginalizados pela sociedade, são tocados pelo Espírito Santo de alguma maneira, convertem-se e aceitam pertencer ao Reino de Deus. Já a ceia pode ser tanto a paz e a alegria que só uma comunhão plena com Jesus pode trazer ao cristão como a própria volta de Cristo, o que deduziria que aqueles que não provassem a ceia iriam para o inferno.
* Em resumo, são dois textos diferentes para duas situações diferentes. Não existe contradição alguma.  _________________ "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
|
|
|
 |
BragaJ2 Assíduo

|
Enviada: 18-08-2010 5:59 pm |
|
|
| vepo escreveu: | | BragaJ2 escreveu: | | Beleza, então quer dizer que não posso comparar uma pessoa nos dias de hoje, que se converte ao evangelho e depois abandona o caminho, ou seja, dá as costas pra Jesus, com uma pessoa que foi convidada, como convidado de honra para um banquete, e dá desculpa esfarrapada, dizendo que não pode ir? |
Se você comparasse então duas parabolas que Jesus contou seria contraditorias. A do pastor que largou as 99 ovelhas para ir atras de uma e a da festa.
A da festa referia-se ao povo Judeu, que foi chamado para ser povo de Deus, mas depois do ministerio de Jesus o povo de Deus seriam os gentios (o resto do mundo, ou seja, quem o Judeu mais odiava). Nós gentios fomos chamados para a festa no lugar dos Judeus, isso se referia agente, TODOS somos os mendigos, e os Judeus são os que foram chamados para a festa inicialmente.
Já a parabola do bom pastor, essa refere-se ao ministerios pastoral. Como pastor devemos ir atras das ovelhas fracas, e trata-las com a melhor das intenções, deixando as outras 99 pra tras. Entendeu?
Se as duas se referem a mesma coisa, Jesus defende dois pontos opostos, então ele é mentiroso!  |
Tudo bem. Mas voltando ao ponto inicial do assunto, da casa cheia, tanto em uma como em outra parábola, vemos que no final existem uma casa cheia de convidados para festa e um aprisco cheio de ovelhas, onde existe a preocupação do pastor de que nenhuma delas se perca.
Ou seja, ele não quer só noventa e nove, ele quer cem! Entendeu?
Como podemos dizer que o mestre não gosta de casa cheia? _________________ Com fé se transpõe montanhas.
|
|
|
 |
vepo Vício ao Extremo!

|
Enviada: 18-08-2010 8:03 pm |
|
|
| BragaJ2 escreveu: | Tudo bem. Mas voltando ao ponto inicial do assunto, da casa cheia, tanto em uma como em outra parábola, vemos que no final existem uma casa cheia de convidados para festa e um aprisco cheio de ovelhas, onde existe a preocupação do pastor de que nenhuma delas se perca.
Ou seja, ele não quer só noventa e nove, ele quer cem! Entendeu?
Como podemos dizer que o mestre não gosta de casa cheia? |
Tá, então você tá afirmando que Jesus prefere um publico cheio e superficial a uma igreja pequena e forte na doutrina?
Então como você explica o Jesus do livro de Marcos, que era grosso com os Fariseus, e deu porrada no povo que tava no templo? Como você explica o homem que queria seguir Jesus, mas Jesus mandou ele vender todos os bens antes, e o jovem se negou? Como você explica outras porradas que Jesus deu no povo? Como você explica Paulo brigando pelo povo de Corintos, mandando afastar da igreja alguns?
Doutrina é fundamental! Quase todas as heresias ferem a doutrina da salvação, criando cristãos que não estão salvos, por acharem que salvação é por merito propio!!!! |
|
|
 |
El_Cabong Assíduo

Registrado: Oct 06, 2005 Mensagens: 284 Localização: Rio Grande / RS
|
Enviada: 19-08-2010 9:55 am |
|
|
É fato que quando uma igreja para de pregar sobre temas "atraentes aos ouvidos" e de fazer "shows de milagres", e começa a pregar simplesmente o evangelho, inevitavelmente a igreja se esvazia.
Por experiência própria. Na igreja que eu frequentava aconteceu isso, uma mudança no estilo de pregar que passou a se aprofundar mais no evangelho e deixar aquelas pregações de auto-ajuda e prosperidade, mais da metade da igreja se esvaziou. Eu ouvia muitas pessoas comentando que não entendiam as mensagens, na verdade não entendiam o evangelho, só entendiam os adereços dele.
* Hoje eu já não sei como está esta igreja, pois passei a frequentar outra congregação da mesma denominação em outro bairro, mas soube noticias que aos poucos ela está voltando a fórmula antiga que é mais rentável!!! He He. |
|
|
 |
BragaJ2 Assíduo

|
Enviada: 19-08-2010 12:47 pm |
|
|
Está em Salmos "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam."
O cuidado do bom pastor com suas ovelhas, não consiste apenas em palavras doces ou em palavras duras, tem que haver um equilíbrio, uma dose certa. Vara e cajado na Bíblia significam instrumentos de correção e disciplina que serviam para conduzir as ovelhas no caminho certo, para defendê-las e trazer para perto do pastor aquelas que porventura se desviassem do caminho, para que o pastor pudesse tratá-la com carinho.
Da mesma forma uma igreja não pode pregar apenas doutrinas rígidas, também precisa cuidar das feridas dos seus membros com bálsamo. Se não ela se torna uma igreja capenga.
É claro que se formos pensar no que Jesus prefere, é lógico que prefere membros comprometidos com o reino. Mas não lhe agrada que os fracos estejam longe, desgarrados, à mercê dos lobos, sem que possam ser cuidados pelo pastor.
Acho que estamos olhando a expressão igreja com pontos de vistas diferentes. Creio que quando o amigo Cabong usa a expressão "As grandes igrejas estão cheias ou inchadas?" , ele está se referindo às reuniões nos templos das grandes denominações. E é com este ponto de vista que estou analisando, e acredito que nesses locais, nessas reuniões, são (ou pelo menos deveriam ser) de adoração e louvor, e também de tratamento, curas e conserto com Deus.
E acredito também que vossas preocupações estejam em o que realmente está atrindo tantas pessoas aos templos.
E o que estou querendo dizer é que se a igreja é séria, não importa o motivo porque as pessoas a procuram. Com certeza o mestre se agrada que aquelas pessoas estejam ali. Interessa sim, se o que está sendo pregado está na medida correta das necessidades das pessoas. _________________ Com fé se transpõe montanhas.
|
|
|
 |
|
]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in