| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Você participa de acampamentos ou retiros? |
| Claro, é o momento mais esperado do ano em minha igreja! É tudo de bom! |
|
38% |
[ 10 ] |
| Sim, mas apenas por falta de opção no Carnaval. |
|
3% |
[ 1 ] |
| Participo mais para paquerar, ter momentos de lazer com meus amigos... |
|
11% |
[ 3 ] |
| Não tenho mais idade para isso. |
|
15% |
[ 4 ] |
| Não gosto, mas respeito quem goste. |
|
11% |
[ 3 ] |
| Cristão de verdade não vai a acampamentos. |
|
3% |
[ 1 ] |
| N.D.A. |
|
15% |
[ 4 ] |
|
| Total de Votos : 26 |
|
| Autor |
Mensagem |
Sorokbano Sarado

Registrado: Feb 26, 2007 Idade: 37 Mensagens: 3101 Localização: Sorocaba, SP. Brasil
|
Enviada: 11-02-2009 8:16 am |
|
|
Acampamentos e retiros
* Chega fevereiro e a maioria das igrejas (ainda) se mobiliza para reunir jovens, adolescentes, crianças e até adultos em chácaras, sítios, hotéis-fazenda e outros locais - como escolas  - não só como uma forma de fugir do maldito Carnaval, mas também para edificar os crentes e evangelizar os descrentes. São os acampamentos ou retiros, que atravessaram décadas e chegam ao século XXI com velhos e novos métodos mas o mesmo método que tenta mesclar estudo bíblico e momentos de lazer, isto é, tenta reunir teoria e prática cristãs num mesmo evento.
* Já participei de doze acampamentos e neste ano chegarei a meu 13º com o seguinte diferencial: será o primeiro ao lado de minha esposa. Em todos estes anos, já testemunhei estudos bíblicos superficiais e outros mais elaborados, escândalos, brigas, danças, coreografias, músicas diversas (das piores músicas mundanas possíveis a músicas sacras de altíssima qualidade), "ficadas", inícios e términos de relacionamentos, trilhas, acidentes, peças teatrais (eu mesmo criei, dirigi e atuei numa delas), serenatas, situações que foram do cômico ao constrangedor, intercâmbios... Seja em grupos de vinte e poucas pessoas ou de centenas, percebi uma coisa em comum em tais eventos, a qual parece nunca sair de moda: as tais noites disso ou daquilo, durante as quais os acampantes se fantasiam (alusão ao Carnaval?) e viram motivo ora de admiração, ora de gozação. Muitos ainda investem nas tais gincanas, em vários casos mantendo os nomes esquisitos, os gritos bélicos e até textos bíblicos, isso quando a disputa não é entre homens e mulheres. E dá-lhe fotos, vídeos, reportagens tanto impressas como em páginas na Internet...
* Trata-se de um "Big Brother" gospel no qual algumas pessoas se reúnem por quatro ou cinco dias e se isolam numa redoma geralmente bucólica, na maioria das vezes com direito a piscina e atividades esportivas. Constrói-se círculos de amizade tão fortes que quase todos os eventos nesse molde terminam com uma choradeira só, como se se tratasse dum momento mágico que estivesse chegando ao fim e que dificilmente se perpetuaria no mundo exterior (o que, de fato, acaba acontecendo na maioria das vezes). Geralmente o povo forma um coral e canta no culto do domingo seguinte ou mesmo se reúne na frente para que o pastor ore por eles; em seguida ocorre o "pós-acampamento", uma reunião cheia de alegria, descontração e histórias para contar ou relembrar, mas o tempo passa, a empolgação esfria e é necessário que haja outro acampamento para que esse frenesi retorne.
* Como não há nenhum tópico específico sobre este tema, este espaço é reservado para compartilharmos experiências, situações e ocasiões relacionadas a uma atividade sazonal que já faz parte da cultura evangélica brasileira e mexe com a maioria das igrejas nesta época do ano. Relembre momentos históricos, relate situações engraçadas ou não e diga como será - ou como foi - o acampamento de sua igreja neste ano. _________________ "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
|
|
|
 |
|
|
 |
suzana_rebeca Moderador .Gospel

Registrado: Apr 05, 2005 Idade: 25 Mensagens: 3251 Localização: Tangamandápio
|
Enviada: 11-02-2009 8:52 am |
|
|
Eu, particularmente, não gosto.
Já participei de muito acamp, mas sinceramente...não dá! Teve um, inclusive, que tinha culto a manhã toda...Depois ainda tinha estudo, de tarde eu dormia e de noite tinha culto de novo, todo mundo chorando, se abraçando, adorando...Maior santidade...Aí depois do culto tinha festa, as irmãs descendo até o chão (eu tb =P), dançando de tudo...Enfim...Num vejo muito sentido nisso n...
Acho que é tb pq eu tou ficando velha e n tenho paciência p essas coisas...Acamp é coisa pra adolescente e pelo menos aqui, todo acampamento que eu fui tem o mesmo formato... _________________ Point the finger, slow to understand
Arrogance and ignorance go hand in hand.
Garotas (In)comuns. |
|
|
 |
Hebreu Internado!

Registrado: Apr 24, 2006 Idade: 35 Mensagens: 1491 Localização: na sinagoga
|
Enviada: 11-02-2009 9:31 am |
|
|
Cara, eu não gosto e não faço a menor força pra esconder isso. Invariavelmente em todos os retiros q fui (e olhe q não foram muitos), houve um quesito fundamental. A desorganização. Desde falta d'água até uma casa inteira cheia de umidade e cheirando a mofo. Então, não tenho mais idade e muito menos paciência pra sair do conforto da minha casa e passar 5 dias comendo e dormindo mal. Fora as ministrações q às vezes são intermináveis. E isso se o martírio não começar no buzão. Enfim, retiro/acapamento é algo q não combina comigo _________________ "Que cosa extraña és el hombre. Nacer no pide, vivir no sabe y morir no quiere".
|
|
|
 |
Naty_SP Sem-noção

|
Enviada: 11-02-2009 10:11 am |
|
|
em toda minha vida, eu só fui em 1 acampamento q valeu a pena....ahuauhahua...foi de outra igreja
td mundo tava livre pra fazer o q queria...a noite tinha o culto e depois a baladinha...heeheheh... _________________ "Não adianta eu me prostar se o meu coração não se render."
|
|
|
 |
rikg12 Membro da Cúpula

Registrado: Oct 08, 2004 Idade: 25 Mensagens: 1696 Localização: Por aí
|
Enviada: 11-02-2009 10:12 am |
|
|
Bom, galera....
eu curto mto.... mto mesmo!!!!
já fui em alguns bem painhas.... rsrsrs
mas acho q o legal, mesmo eh ter um momento de lazer e estreitar amizades com a galera da igreja q as vezes só se vê antes e depois do culto... e talz...
estamos organizando um agora para a semana santa... (09 -> 12 de abril)
a expectativa eh boa....
Como assumi a mocidade da igreja em que congrego, mesmo sendo jovem... rsrs (22) acho q ainda sei o q a galera curte...
nao vamos fazer ministracoes massantes, mas algo q edifique aqueles que estiverem buscando ser edificados sem deixar de lado o lazer e a diversao...
pelo menos eu ainda curto mto acamp.... _________________ http://aqueleolhar.wordpress.com/
"Se Jesus Cristo sendo Deus entregou sua vida por mim, não existe sacrifício que seja tão grande que eu não possa fazer por Ele..." |
|
|
 |
Distarnish_Priest Post Rider

Registrado: Jun 01, 2004 Idade: 25 Mensagens: 8271 Localização: Limbo! (Manaus - AM)
|
Enviada: 11-02-2009 12:15 pm |
|
|
|
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 26 Mensagens: 9324 Localização: Brasília
|
Enviada: 11-02-2009 12:47 pm |
|
|
Graças a Deus nunca fui a um acampamento. |
|
|
 |
rikg12 Membro da Cúpula

Registrado: Oct 08, 2004 Idade: 25 Mensagens: 1696 Localização: Por aí
|
Enviada: 11-02-2009 1:03 pm |
|
|
| rap escreveu: | | Graças a Deus nunca fui a um acampamento. |
q issssso, cara....
rsrs
talvez qdo (se) você for nao diga mais isso... rsrsrs_________________ http://aqueleolhar.wordpress.com/
"Se Jesus Cristo sendo Deus entregou sua vida por mim, não existe sacrifício que seja tão grande que eu não possa fazer por Ele..." |
|
|
 |
John4EVER Sequelado!

|
Enviada: 11-02-2009 1:33 pm |
|
|
Eu costumo ir aos acampamentos do ministerio jovem da minha igreja, gosto muito e não tenho nada contra. como nada deste mundo é um mar de rosas, é claro que fiquei magoado com algumas coisas mas também não fui tacar pedra em ninguém lá. tive mais tempo para sorrir do que se lamentar. acredito que o principal motivo de estar em um retiro seja a busca por uma "aproximação" maior com Deus e no retiro temos isso como uma coisa mais livre e espontânia, não que fora seja impossível, mas a príncipio todos vão ou deveriam estar com esse objetivo, mas só Deus sabe o real motivo do coração das pessoas, não vou me fazer dEle para sair por ai julgando todo mundo. vou deixar de ir a um retiro porque uma mina foi lá e requebrou?
Acredito que todos que se dizem "cristãos" deveriam buscar continuamente uma intimidade com Deus, a santidade, busca-lo apesar de sermos pecadores. Muitos ficam julgando, mas tem inveja, pq obeservam o "irmãozinho" educado que não xinga, não briga com ngm, que se veste bem... mas quer acusa-lo de algum defeito
é claro que defeito todo mundo vai ter, e não é pra ninguém ficar santo, mas é ordem de Cristo, sem santidade ninguém verá Deus. então está deve ser a nossa busca.
A cada acampamento que vou arranjo novas amizades, umas ficam por lá mesmo e outras estão vivas até hoje, até propaganda do dot eu fiz pra um destes amigos rsrsrs ouviram o dotcast mas parece que a maioria não sabe usar o fórum...rsrs
curto muito o modelo de pregação, tbms os devocionais que aconteciam toda manhã, edificaram muito e graças a Deus não é uma coisa sem sal e superficial. também ninguém era obrigado a fazer devocional, muitos só pegavam a biblia na hora de pegração, e olhe lá
o retiro também é uma das epocas que eu como muito, e olhe que foi num hotel fazenda, a comida lá era massa, melhor que o anterior rsrs
a piscina tbm era massa, tinha o campo de futebol também, sinuca e tal
rolou até cine.
concordem ou não comigo, eu não me importo. não condordo 100% com ninguém aqui, e tbm nada abaixo de 50%, ...mas agradeço muito a Deus pelas experiências que eu tive e continuo tendo, positivas ou não e que me ensinaram a evoluir mais.
Editado pela última vez por John4EVER em 11-02-2009 1:36 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
John4EVER Sequelado!

|
Enviada: 11-02-2009 1:33 pm |
|
|
| rikg12 escreveu: | | rap escreveu: | | Graças a Deus nunca fui a um acampamento. |
q issssso, cara....
rsrs
talvez qdo (se) você for nao diga mais isso... rsrsrs |
o céu é melhor |
|
|
 |
Livita Em Terapia

|
Enviada: 11-02-2009 2:01 pm |
|
|
Até meus 15 anos eu ia muito em retiros. E gostava. Pq era o tempo que eu tinha, quando criança, de brincar mais com os colegas da igreja, já que nunca dava tempo nos dias de culto.
Quando cheguei no Rio fui no retiro de uma igreja mto tradicional. Tinha tudo isso que foi falado aqui. Gostei da gincana, pq gosto de gincanas, rs. Não fiz amizade com ninguém e detestei o tal jantar romântico. Daí em diante percebi que a minha época de retiros tinha acabado, rs.
Eu até iria em outro, se eu gostasse das pessoas que fossem ao retiro. Mas, na boa, prefiro ir pra uma casa de campo ou praia (sem bagunça, que é qse impossível nessa época) com uns amigos. Coisa que não farei esse ano  . Terei que aguentar os "bate-bola"... |
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 26 Mensagens: 9324 Localização: Brasília
|
Enviada: 11-02-2009 2:09 pm |
|
|
Quando me referi a acampamentos falei desses organizados por igreja. O fato é: já chegam com uma programação de atividades que inclui as vezes até vigília.
Melhor juntar uma galera e ir acampar sem compromisso nenhum com liturgia e coisas do tipo. |
|
|
 |
Distarnish_Priest Post Rider

Registrado: Jun 01, 2004 Idade: 25 Mensagens: 8271 Localização: Limbo! (Manaus - AM)
|
|
|
 |
Sorokbano Sarado

Registrado: Feb 26, 2007 Idade: 37 Mensagens: 3101 Localização: Sorocaba, SP. Brasil
|
Enviada: 11-02-2009 3:24 pm |
|
|
Até camiseta do Dotgospel entrou no meio
| John4EVER escreveu: | | A cada acampamento que vou arranjo novas amizades, umas ficam por lá mesmo e outras estão vivas até hoje, até propaganda do dot eu fiz pra um destes amigos rsrsrs ouviram o dotcast mas parece que a maioria não sabe usar o fórum...rsrs |
* O Dotgospel também fez parte de minha cronologia de acampamentos. Atentem para o relato a seguir.
* No acampamento de 2005 (o 11º dos 12 que contaram com minha presença até agora), houve o tal "Ornitorrinco Vermelho", uma versão tupiniquim do "Elefante Branco" trazido dos Estados Unidos. Trata-se de um amigo-secreto diferente: todos os acampantes formam uma roda e trazem presentes unissex (que sirvam tanto para homens como para mulheres), os quais são colocados no centro da roda. Alguém sorteia um acampante e este escolhe aleatoriamente seu presente, abrindo-o na presença de todos. O sorteado seguinte tem duas opções: escolher outro presente no centro da roda ou tomar do sorteado anterior o presente que já recebeu. E assim sucessivamente; um mesmo presente pode ter vários donos até o final da brincadeira. No caso do acampamento de 2005, levei uma camiseta do Dotgospel, a qual foi para uma jovem de São Miguel Arcanjo/SP; tenho até uma foto dela usando a camiseta. _________________ "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
|
|
|
 |
leucampos Intermediário

Registrado: Jan 14, 2009 Idade: 23 Mensagens: 40 Localização: Cuiabá
|
Enviada: 11-02-2009 4:06 pm |
|
|
Eu gosto muito de retiros e acampamentos, pelo menos os da minha igreja! Estou com uma grande espectativa pra esse acampamento, tipo, prefiro estar lá do passar a porcaria do carnaval em casa assistindo a bosta dos desfiles |
|
|
 |
Luppy Em Coma!

|
Enviada: 11-02-2009 4:18 pm |
|
|
Já participei de bons retiros ehehehe sds...
Só que hoje não consigo ais achar tanta graça nos mesmos... acho q eu cresci  _________________ Sim! Jesus tbm me ama!!!
|
|
|
 |
deliriousgirl Arrebatado

Registrado: Mar 01, 2005 Idade: 25 Mensagens: 4065 Localização: O-raio
|
Enviada: 11-02-2009 4:45 pm |
|
|
eu até curto acampamento.. se for num lugar legal com gente legal e atividades legais
o único problema p mim é na hora de dormir...
sabe aquela pessoa chata q spe tem nos dormitórios, q manda tdo mundo calar a boca e parar com a bagunça pq é hora de dormir? então.. sou eu... haha
já dei cada escândalo por causa disso  _________________ We are Hoseah's wife
we are squandering this life,
using people like ladders and words like knives...
|
|
|
 |
Assisense Membro da Cúpula

|
Enviada: 11-02-2009 6:37 pm |
|
|
nuss, sinto a maior saudade de acampamentos (eram encontros na minha época), já participei de muitos, perdi a conta... já zuei, brinquei, fui muito abençoado, quase todos valeram a pena, só um ou dois que estavam desorganizados demais... ano passado fui em um estadual de minha igreja, na árvore da vida, em sumaré/SP, tinha uma seis mil pessoas, eu ainda era líder de jovens... mas agora, aos 30 anos e casado, já estou deixando meio de lado, já to na época de encontros de casais rsrsrs só tenho motivos pra agradecer a DEUS por tudo que vivi nos acamps da vida... abs _________________ "(...) DEUS, não sabemos o que havemos de fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti." 2ª Crônicas 20:12
|
|
|
 |
Hana Legendário

|
Enviada: 11-02-2009 7:13 pm |
|
|
Dessa vez vou ter que concordar com o rap..acampamento organizado por igreja, não dá.Eu não encaro mais.Pode até ser que alguns sejam bons, mas a maioria é ruim e ou/chato.
Na última vez que fui em um acampamento ( faz muuuito tempo) e vi que só tinha pré-adolescente e criança eu catei minhas coisas e voltei pra casa na hora.Sorte que o sítio ficava relativamente perto da minha casa.Hoje eu não sei como eu já encarei longas filas pra usar banheiro, e aceitei dormir pior que bandido em cela de delegacia..fico  comigo mesma quando lembro dessas coisas.Sou muito monk pra fazer essas coisas hoje em dia.
Mas cada um tem sua preferência, sua fase.Enfim, pra quem gosta e vai, aproveita mesmo, mas eu eu tô fora rs.. |
|
|
 |
Sacred Warrior Justificado

|
Enviada: 11-02-2009 7:45 pm |
|
|
depois de ler esses posts, fiquei feliz em nunca ter participado de nenhum...heheheheh _________________ justified by love, justified by blood
|
|
|
 |
|
]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in