| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Existem músicas (independentemente de suas letras) capazes de afastar-nos de Deus? |
| Sim |
|
52% |
[ 36 ] |
| Não |
|
47% |
[ 32 ] |
|
| Total de Votos : 68 |
|
| Autor |
Mensagem |
Sorocabano Membro da Cúpula

![]()
Registrado: Nov 14, 2003 Mensagens: 1948 Localização: Sorocaba, S.P., Brasil
|
Enviada: 29-07-2005 8:10 am |
|
|
Sorocaba, 29 de julho de 2.005.
Queridos irmãos:
* Primeiramente quero deixar bem claro que o objetivo deste tópico não é atacar ninguém, mas debater um assunto de grande importância sem deixar de respeitar a opinião de cada um.
* Em seu livro "Os perigos traiçoeiros do rock", Dan D. Johnson apresentou muitas provas a respeito dos efeitos da música sobre o ser humano. Isso é evidente, por exemplo, em estabelecimentos comerciais (para fazerem os clientes comprarem mais ou para delimitarem o nível do nicho de mercado), em filmes (para identificarem as diversas situações ou emoções ao longo das películas), em algumas terapias ocupacionais (como a musicoterapia) e até na agropecuária (alguns usam música para melhorarem a produção de animais ou plantas). A própria Bíblia comprova essa influência: "E quando o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele" (I Samuel 16:23).
* Ao referir-se aos três elementos básicos da música (melodia, harmonia e ritmo), o autor nos mostra o seguinte:
| Dan D. Johnson escreveu: | * Cada um destes elementos da música tem certas funções básicas em relação ao arranjo. Eles podem ser desenvolvidos de duas maneiras: TENSÃO e RELAXAMENTO. Quando a música tem uma ênfase demais ou na tensão ou no relaxamento, cria certas reações negativas em nosso ser. A melodia costuma-se desenvolver utilizando as notas de uma escala maior ou menor (a tonalidade de graus da música). Quando a melodia se desenvolve em altas escalas (maior), um sentimento de tensão e frustração está criado, mas quando se desenvolve em baixas escalas (menores), o sentimento é de depressão e desespero. A harmonia se desenvolve usando dissonância (as notas não combinam numa maneira suave) e consonância (as notas combinam muito bem). Quando a ênfase é a tensão, cria confusão na pessoa. Não sabe onde se deve esconder. Quando a ênfase é relaxamento, o sentimentalistmo é criado. Muita música romântica é baseada neste princípio. O ritmo ou batida da música pode ser repetição ou variação. Quando o ritmo é demasiadamente repetitivo, cria sensualidade. Esta é a ênfase da música ROCK. Quando há variação demais no ritmo, então há distração.
* Então podemos estabelecer algumas regras ou princípios para avaliar a música:
a) Deve ter uma ênfase sobre a melodia, uma melodia bem desenvolvida, com a harmonia em submissão e o ritmo em último lugar.
b) Deve haver uma mistura e um equilíbrio de tensão e relaxamento da melodia, harmonia e ritmo.
c) Deve ter variação de mudanças de volume, tempo, ritmo, modulação e intensidade. |
* Logo, certamente existem tipos ou estilos de música, INDEPENDENTEMENTE DE SUAS LETRAS, que exercem influência nociva ao ser humano, podendo até abalar sua comunhão com Deus. O texto abaixo fala sobre um deles:
http://www.espada.eti.br/rock1.asp
* Eu gostaria de encerrar esta mensagem com alguns textos bíblicos que certamente nos orientarão nesta discussão:
"E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem? - como alguns caluniosamente afirmam que dizemos; a condenação dos quais é justa" (Romanos 3:8 );
"Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?" (Romanos 6:1-2);
"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (II Coríntios 5:17);
"Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso" (II Coríntios 6:14-18 ).
* Que Deus abençoe a todos e até mais, se Deus quiser.
P.S.: FALTAM 14 DIAS!  _________________ PAULO MARTINS DE OLIVEIRA
"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
|
|
|
 |
|
|
 |
Laila_Flower Raúl Castro

Registrado: Oct 12, 2003 Idade: 26 Mensagens: 2259 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: 29-07-2005 9:09 am |
|
|
Amados
Eu particularmente acho que música não tem esse poder de influenciar independente da sua letra.
Eu gosto de rock. Acho que sempre gostei. Nunca fui mto das músicas mto melosas...gostei um tempo de pop, mas sempre músicas mais animadas.
Particularmente, eu não vejo problema no rock e em qualquer outro ritmo.
Acho que eu vou ficar mto mais emocionada com uma música mais animada...dificilmente entra na lista das minhas músicas edificantes as mais calminhas. Há exceções...mas em tudo há.
Acho tb que a pessoa já nasce com um tipo de música a qual se sensibiliza...não podemos generlizar e dizer que TODO ser humano eh tocado por tal ou outro ritmo.
O primeiro toque de Deus na minha vida para aceitá-Lo como Senhor e Salvador foi ao ouvri uma música de rock.
Acho que a gente não pode por mta paranóia em relação a isso.
| 1 Coríntios escreveu: |
8:4 Quanto, pois, ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.
8:5 Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),
8:6 todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.
8:7 Entretanto, nem em todos há esse conhecimento; pois alguns há que, acostumados até agora com o ídolo, comem como de coisas sacrificadas a um ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, contamina-se.
8:8 Não é, porém, a comida que nos há de recomendar a Deus; pois não somos piores se não comermos, nem melhores se comermos.
8:9 Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos.
|
lembrem disso!
bjinhos_________________
dotCast - Dimensão Nerd - @Laila_flower |
|
|
 |

![]()
|
Enviada: 29-07-2005 12:37 pm |
|
|
Sorocaba, 29 de julho de 2.005.
Queridos irmãos:
* Ao publicar meus dois últimos tópicos sobre música, acabei trocando os textos bíblicos...  Minha intenção era deixar a mensagem de abertura da seguinte forma:
| Sorocabano escreveu: | (...)
* Eu gostaria de encerrar esta mensagem com alguns textos bíblicos que certamente nos orientarão nesta discussão:
"Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:1-2);
"Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo" (I Coríntios 6:19-20).
(...) |
P.S.: FALTAM 14 DIAS!  _________________ PAULO MARTINS DE OLIVEIRA
"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Gálatas 6:14).
|
|
|
 |
alandavi744 Intermediário

|
Enviada: 29-07-2005 5:55 pm |
|
|
Amigão, eu respeito demais tudo que fala aqui no Gospel, você não é melhor que ninguem mas é um dos usuarios que eu mais gosto, pois é muito sábio..
Só gostaria de falar algumas coisinhas sobre o texto , por exemplo:
Entre os criadores do rock nós temos Elvis Presley, que se eu não me engano era um cristão nato, inclusive tem um DVD a venda do Elvis com sua história no CDGOSPEL STORE que detalhe bem essa história que creio que seja verdadeira.
Segundo, O texto não existem bandas de rock secular que falam coisas para te influenciar positivamente, eu diria que isso estaria certo a uns 30 anos atras, mas hoje a coisa mudou e rock se dividiu em vários tipos de ideologia, existem inclusive bandas seculares de rock que falam de coisas muito positivas, Posso citar U2, Cold Play, e muitas outras...
E outra, se formos olhar pelas origens, viveriamos num buraco , numa caverna bem distante da civilização, pois a maioria das coisas foi feita por não cristãos ou estou enganado
Porque só a Música sempre é Discutida e não outos assuntos |
|
|
 |
FJunior Sarado

Registrado: Feb 03, 2003 Idade: 30 Mensagens: 3291 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: 29-07-2005 10:21 pm |
|
|
NA BOA, ACHO Q ESTE ASSUNTO AQUI ESTÁ BEM SATURADO, CADA UM SABE BEM O QUE QUER DA VIDA E DAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES, PODEMOS CONSTATAR Q TÓPICOS COMO ESTE NÃO CHEGARAM A LUGAR NENHUM, A NÃO SER EM BRIGAS E DEBATES DESNECESSÁRIOS!
NO MAIS, CADA UM DEVE BUSCAR EM ORAÇÃO UM DIREÇÃO DE DEUS! |
|
|
 |
Whitecross_BR Intermediário

|
Enviada: 29-07-2005 11:46 pm |
|
|
O q eu posso dizer pra vcs, eu honestamente creio q se naum fosse pelo rock, hoje eu naum estaria neste fórum, o q me edifica saum as letras, mas o q me atrai é o ritmo, a melodia a harmonia, e digam o q quiserem mas os roqueiros saum mestres em compor melodias e fazer harmonias, stryper e petra saum provas vivas disso.
Teria muitos argumentos para colocar, mas vou parar por aqui.
lembrem-se:
GOD GAVE ROCK "N ROLL TO YOU (coloque-o em seu coração)[/u] _________________ Uma cidade inteiramente nova, ondes os cidadãos são os membros dos principais fóruns, portais e sites evangélicos. Venha para o GOSPELCITY.INFO o primeiro forum temático cristão feito especialmente pra você!
[url=http://gospelc
|
|
|
 |
Whitecross_BR Intermediário

|
Enviada: 29-07-2005 11:53 pm |
|
|
Estes textos contra o rock tão cheios de absurdos.
Quem conhece um pouco de teoria musical vai notar!
Até pq naum tem uma receita pro rock, já fizeram rock com todas as escalas se vcs precisarem eu cito alguns exemplos, pode-se tranquilamente fazer rock mantendo sempre o mesmo ritmo ou mudá-lo constantemente, e assim por diante.
Alguns malucos a mais de 30 anos atrás naum ficaram se perguntando este tipo de coisa, eles disseram pra si mesmo, gosto disso, quero fazer isto mas o farei para Cristo. _________________ Uma cidade inteiramente nova, ondes os cidadãos são os membros dos principais fóruns, portais e sites evangélicos. Venha para o GOSPELCITY.INFO o primeiro forum temático cristão feito especialmente pra você!
[url=http://gospelc
|
|
|
 |
marceloerica Visitante
|
Enviada: 30-07-2005 12:17 am |
|
|
Isso já deu pana pra manga... |
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 25 Mensagens: 9324 Localização: Brasília
|
Enviada: 01-08-2005 5:20 pm |
|
|
| Sorocabano escreveu: | Sorocaba, 29 de julho de 2.005.
Queridos irmãos:
* Primeiramente quero deixar bem claro que o objetivo deste tópico não é atacar ninguém, mas debater um assunto de grande importância sem deixar de respeitar a opinião de cada um.
* Em seu livro "Os perigos traiçoeiros do rock", Dan D. Johnson apresentou muitas provas a respeito dos efeitos da música sobre o ser humano. Isso é evidente, por exemplo, em estabelecimentos comerciais (para fazerem os clientes comprarem mais ou para delimitarem o nível do nicho de mercado), em filmes (para identificarem as diversas situações ou emoções ao longo das películas), em algumas terapias ocupacionais (como a musicoterapia) e até na agropecuária (alguns usam música para melhorarem a produção de animais ou plantas). A própria Bíblia comprova essa influência: "E quando o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele" (I Samuel 16:23).
* Ao referir-se aos três elementos básicos da música (melodia, harmonia e ritmo), o autor nos mostra o seguinte:
| Dan D. Johnson escreveu: | * Cada um destes elementos da música tem certas funções básicas em relação ao arranjo. Eles podem ser desenvolvidos de duas maneiras: TENSÃO e RELAXAMENTO. Quando a música tem uma ênfase demais ou na tensão ou no relaxamento, cria certas reações negativas em nosso ser. A melodia costuma-se desenvolver utilizando as notas de uma escala maior ou menor (a tonalidade de graus da música). Quando a melodia se desenvolve em altas escalas (maior), um sentimento de tensão e frustração está criado, mas quando se desenvolve em baixas escalas (menores), o sentimento é de depressão e desespero. A harmonia se desenvolve usando dissonância (as notas não combinam numa maneira suave) e consonância (as notas combinam muito bem). Quando a ênfase é a tensão, cria confusão na pessoa. Não sabe onde se deve esconder. Quando a ênfase é relaxamento, o sentimentalistmo é criado. Muita música romântica é baseada neste princípio. O ritmo ou batida da música pode ser repetição ou variação. Quando o ritmo é demasiadamente repetitivo, cria sensualidade. Esta é a ênfase da música ROCK. Quando há variação demais no ritmo, então há distração.
* Então podemos estabelecer algumas regras ou princípios para avaliar a música:
a) Deve ter uma ênfase sobre a melodia, uma melodia bem desenvolvida, com a harmonia em submissão e o ritmo em último lugar.
b) Deve haver uma mistura e um equilíbrio de tensão e relaxamento da melodia, harmonia e ritmo.
c) Deve ter variação de mudanças de volume, tempo, ritmo, modulação e intensidade. |
* Logo, certamente existem tipos ou estilos de música, INDEPENDENTEMENTE DE SUAS LETRAS, que exercem influência nociva ao ser humano, podendo até abalar sua comunhão com Deus. O texto abaixo fala sobre um deles:
"E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem? - como alguns caluniosamente afirmam que dizemos; a condenação dos quais é justa" (Romanos 3:8 );
"Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?" (Romanos 6:1-2);
"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (II Coríntios 5:17);
"Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso" (II Coríntios 6:14-18 ).
P.S.: FALTAM 14 DIAS!  |
Não sabia que ainda existia pessoas que pensavam de tal forma, mas tudo bem.
Minha opinião: a música produz efeitos na vida das pessoas desde que tais pessoas se deixem influenciar.
Analise todos os ritmos e estilos musicais vais sempre chegar a um lugar comum...
Quanto ao fato de escalas menores passarem algo triste isso é pensamento medieval, onde não era permitido tocar tais modos musicais, assim como a dissonância que não era muito usada por ser considerada do diabo...
heehe eu rio quando vejo esse tipo de pensamento, fique claro que me refiro aos pensamentos do livro que você citou e não de você... |
|
|
 |
zion Assíduo

|
Enviada: 19-08-2005 11:51 am |
|
|
Caros irmãos, independente do estilo, o que nos eleva ou aproxima a Deus na música é a intençÃO com q a mesma é feita. Sabemos q muito rock, rap, jazz passam mensagens imorais e até satanicas e tambem sabemos q em muitos rituais satanicos a musica erudita ou classica é largamente utilizada. Por outro lado todos estes estilos tambem servem p/ nossa edificação, dependendo do gosto individual. No templo de salomão os musicos utilizavam os mais diversos instrumentos, cordas percussao, etc. da p/ imaginar a sonzeira q devia sair dali... |
|
|
 |

![]()
|
Enviada: 07-10-2005 8:06 am |
|
|
Baladas
* Uma das maiores provas da influência da música sobre o ser humano está nas baladas. Geralmente funcionando das 23:00 h até as 4:00 h do dia seguinte, as danceterias colocam "tum-tis-tum-tis-tum" durante todo esse tempo de modo a fazer os baladeiros absorverem a música a tal ponto de nem sentirem cansaço. O ritmo acaba anestesiando o dançarino, pois atua sobre os neurônios e os hormônios. Alguns tomam drogas como o ecstasy para que o efeito anestésico surta mais efeito.
* Além disso, há também as brigas, amassos, consumo desenfreado de cigarro e bebidas alcoólicas, impossibilidade de conversar em meio ao barulho ("Hein? O quê? Fale mais alto!"), entre outros agravantes. Parece que esse universo foi criado exclusivamente para a dança hipnótica, não havendo espaço para a reflexão, a moral e a ética.
* Lembrem-se da exortação bíblica: "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo" (I Coríntios 6:19-20). Que Deus abençoe a todos e até mais, se Deus quiser.  _________________ PAULO MARTINS DE OLIVEIRA
|
|
|
 |
rap Post Rider

Registrado: May 11, 2005 Idade: 25 Mensagens: 9324 Localização: Brasília
|
Enviada: 07-10-2005 8:14 am |
|
|
| Sorocabano escreveu: | Baladas
* Uma das maiores provas da influência da música sobre o ser humano está nas baladas. Geralmente funcionando das 23:00 h até as 4:00 h do dia seguinte, as danceterias colocam "tum-tis-tum-tis-tum" durante todo esse tempo de modo a fazer os baladeiros absorverem a música a tal ponto de nem sentirem cansaço. O ritmo acaba anestesiando o dançarino, pois atua sobre os neurônios e os hormônios. Alguns tomam drogas como o ecstasy para que o efeito anestésico surta mais efeito.
* Além disso, há também as brigas, amassos, consumo desenfreado de cigarro e bebidas alcoólicas, impossibilidade de conversar em meio ao barulho ("Hein? O quê? Fale mais alto!"), entre outros agravantes. Parece que esse universo foi criado exclusivamente para a dança hipnótica, não havendo espaço para a reflexão, a moral e a ética.
* Lembrem-se da exortação bíblica: "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo" (I Coríntios 6:19-20). Que Deus abençoe a todos e até mais, se Deus quiser.  |
Se o cara estiver a fim de dormir a noite toda não vai ser por causa de uma música que ele vai ficar acordado... |
|
|
 |
eliel77 Assíduo

Registrado: Jul 16, 2005 Idade: 28 Mensagens: 289 Localização: Pedro Leopoldo-MG
|
Enviada: 26-10-2005 10:32 pm |
|
|
Ainda que o mais sábio dos cientistas e todas as suas teorias mirabolantes me prove que o ritmo tem capacidade de influenciar o comportamento das pessoas, eu fico com a minha experiência de vida. Ritmo nenhum nunca mudou meu comportamento. Como disse o irmão ae, cada um tem uma experiência própria e consegue discernir aquilo que é bom ou não para ele. Acho que um cristão certo de que a Bíblia é seu principal mandamento tem que ser muito fraco para ser influenciado negativamente por determinado ritmo musical. _________________ "Se eu abrir meu coração, e buscar ao meu Senhor, fico tranqüilo pois eu sei que o céu se abre ao meu favor!"
|
|
|
 |
Laila_Flower Raúl Castro

Registrado: Oct 12, 2003 Idade: 26 Mensagens: 2259 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: 27-10-2005 10:24 am |
|
|
| FJunior escreveu: | NA BOA, ACHO Q ESTE ASSUNTO AQUI ESTÁ BEM SATURADO, CADA UM SABE BEM O QUE QUER DA VIDA E DAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES, PODEMOS CONSTATAR Q TÓPICOS COMO ESTE NÃO CHEGARAM A LUGAR NENHUM, A NÃO SER EM BRIGAS E DEBATES DESNECESSÁRIOS!
acho q mais uma vez o FJunior pegou o sentido da coisa....
Concordo plenamente com ele, e mais, Deus é quem julga.....nós obedecemos
bjinhos_________________
dotCast - Dimensão Nerd - @Laila_flower |
|
|
 |
FJunior Sarado

Registrado: Feb 03, 2003 Idade: 30 Mensagens: 3291 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: 27-10-2005 3:59 pm |
|
|
| Laila_Flower escreveu: | | FJunior escreveu: | NA BOA, ACHO Q ESTE ASSUNTO AQUI ESTÁ BEM SATURADO, CADA UM SABE BEM O QUE QUER DA VIDA E DAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES, PODEMOS CONSTATAR Q TÓPICOS COMO ESTE NÃO CHEGARAM A LUGAR NENHUM, A NÃO SER EM BRIGAS E DEBATES DESNECESSÁRIOS!
acho q mais uma vez o FJunior pegou o sentido da coisa....
Concordo plenamente com ele, e mais, Deus é quem julga.....nós obedecemos
bjinhos |
poxa, e essa tópico ainda existe???? huahuahuahuahuahuahuahua |
|
|
 |
Medley Internado!

Registrado: May 12, 2003 Idade: 30 Mensagens: 1070 Localização: Guarujá, SP
|
Enviada: 28-10-2005 7:30 am |
|
|
Não creio que a musica seja um fator predominante para nos afastar de Deus, mas sim a falta de vergonha na nossa cara, que não abrimos mão dos nossos desejos para agradar a DEUS
FAlow Galera
 |
|
|
 |
Danio Sarado

Registrado: Nov 26, 2003 Idade: 29 Mensagens: 3344 Localização: RJ...
|
Enviada: 31-10-2005 12:29 am |
|
|
| FJunior escreveu: | NA BOA, ACHO Q ESTE ASSUNTO AQUI ESTÁ BEM SATURADO, CADA UM SABE BEM O QUE QUER DA VIDA E DAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES, PODEMOS CONSTATAR Q TÓPICOS COMO ESTE NÃO CHEGARAM A LUGAR NENHUM, A NÃO SER EM BRIGAS E DEBATES DESNECESSÁRIOS!
Concordo com você FJunior... |
|
|
 |

![]()
|
Enviada: 16-11-2005 3:37 pm |
|
|
Tirando o atraso
* Em meus 31 anos de vida, agora que estou percebendo quanto tempo eu perdi...  Além de comprar um violino para aprender a tocar o mais clássico dos instrumentos, estou estudando com bastante profundidade a música clássica. Bastou meu pai dar-me seis C.D.s clássicos de presente para que eu mergulhasse de cabeça no universo musical erudito, descobrindo as origens da música que tem sido vinculada há séculos ao repertório sacro ou evangélico. Ademais, pretendo entrar num curso de regência coral no ano que vem. Quero tentar recuperar, já no crepúsculo de minha juventude, todo o tempo que perdi ao envolver-me com a música secular e, depois de minha conversão, ao tentar fugir da "música cristã contemporânea".
* Sei que muitos dos compositores clássicos se envolveram com orgias, vícios e outras concupiscências. Wolfgang Amadeus Mozart, por exemplo, foi maçom  da loja austríaca "Nova Esperança". Hoje comecei a estudar com afinco, começando por Mozart, a vida e a obra de cada compositor da coleção disponibilizada pelo jornal "Folha de S. Paulo". Creio que, apesar da motivação de cada compositor nem sempre ter sido a de louvar a Deus e contribuir para Seu Reino, todos eles deixaram legados preciosos que não deveriam ser ignorados por uma juventude cada vez mais prisioneira da ditadura do mercado fonográfico internacional, que impõe um conteúdo musical de qualidade cada vez mais confusa, para não dizer pior.
* Uma das coisas que chamaram minha atenção no livreto que li hoje (o de Mozart) é o comentário de Eduardo Rincón acerca das obras contidas no C.D. anexo. Eis o trecho de um deles, citando o andamento "Allegro Vivace" da Sinfonia número 41 em Dó Maior, conhecida por "Júpiter":
| Eduardo Rincón escreveu: | * A obra começa a ser escrita, como acontece nas outras, num dos piores momentos econômicos que o músico viveu. Seu amigo Puchberg parece ter-se negado a conceder-lhe um novo empréstimo e a situação que o compositor vive é realmente trágica. Sua filha Teresa morre com apenas seis meses de vida, pode supor-se que devido à falta de cuidados e da alimentação necessária em semelhante estado de penúria - e não se trata de uma suposição gratuita. Além disso, é o terceiro filho que o casal perde em pouco tempo. Não é, portanto, um momento, de cantar de alegria. Por isso, a escolha da tonalidade em dó maior parece querer significar uma esperança de triunfo, de superar uma situação angustiante.
* No início da obra, encontramo-nos com um allegro no compasso de 4/4 que parece estabelecer uma afirmação. Depois de uma ponte, que faz a transição, surge um segundo tema, brilhante e alegre, ao qual se segue um fortíssimo de toda a orquestra e uma modulação que antevê a chegada de uma tempestade. Quando surge o terceiro tema, de uma alegria transbordante, com o tema de uma arietta composta pouco tempo antes para o famoso tenor Francesco Albertarelli, parece que não existem problemas. Mas o contrabaixo torna-se cada vez mais fechado e ameaçador, até voltar ao tema inicial, dessa vez em fá maior, que vai ascendendo por graus conjuntos até chegar ao auge do conflito, nos últimos compassos, quando volta a aparecer o terceiro tema e se chega à reexposição em modo menor. Será o terceiro tema, com caráter de fanfarra, o que afirmará o final deste antamento. |
* Em resumo, o compositor e musicólogo Rincón conseguiu absorver tudo o que motivou Mozart a elaborar suas obras. Sugere que o compositor austríaco procurou transmitir para as partituras musicais todos os conflitos e todas as emoções que ele vivia em cada ocasião. Isso é uma das muitas provas da poderosa influência que a música exerce sobre o ser humano.
* O que me deixa profundamente indignado é que muitos no meio evangélico procuram divulgar a Palavra ou valores cristãos por meio de músicas associadas ao que existe de mais nefasto neste mundo, como ocorre com o rock. Muitos tentam inserir-se no ministério da música baseados apenas em modismos ou, no caso dos neófitos, naquilo que eles tinham acabado de abandonar... Infelizmente a maioria tenta misturar letras de conteúdo bíblico com música que não tem nada a ver com a mensagem escrita, às vezes produzindo até um resultado oposto. "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?" (Romanos 6:1-2).
* É por isso que todos aqueles que estão envolvidos com a música sacra deveriam colocar seu ministério a serviço de Deus para que o Espírito Santo os conduza na tentativa de transmitir aos ouvintes uma mensagem musical que case perfeitamente com a mensagem de cada letra, trazendo edificação ao Corpo de Cristo em vez de tentar desestruturá-lo. Que Deus abençoe a todos e até mais, se Deus quiser.  _________________ PAULO MARTINS DE OLIVEIRA
|
|
|
 |
marceloerica Visitante
|
Enviada: 16-11-2005 4:26 pm |
|
|
Paulo... esse clássicos da música clássica (gostou da figura hehe) não eram cristãos, e você num gosta muito de "misturar"....  |
|
|
 |
MauMau Sub-Membro da Cúpula

Registrado: Apr 16, 2004 Idade: 97 Mensagens: 10143 Localização: Jurassic Dot Park
|
Enviada: 16-11-2005 5:31 pm |
|
|
Achu q quem escreveu esse site é doente, e quem usa esse site como base é doente tb!!!!!
Criticar Amy Grant e Michael W. Smith....  _________________  |
|
|
 |
|
]: Failed opening '../../assets/simplepie.inc' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in