dotCast #39 – Globo x Record

Por Pepe em 23 outubro 2009 na categoria Podcast

Boa noite! Está no ar o trigésimo nono dotCast!

Rafa Pepe, Laila Flower e EuMatheus colocam na mesa todos os fatos, argumentos e acusações que estão por aí na mídia sobre a guerra entre as 2 maiores emissoras de TVs do Brasil.

Para isso contamos com a ilustre presença de Marco do QGnet e Alexandre Fernandes – @Cristaoiurd (membro da igreja universal) que estão muito ligados no assunto e na relação da igreja com a Record.

Ouça e tire suas próprias conclusões!

Promoção dotCast Music #20 / 7 anos de Dot

Concorra a mais de 30 prêmios em uma promoção que conta com a participação de 20 bandas (nacionais e internacionais)!

Para concorrer aos prêmios:

- Pelo Twitter twittando esta mensagem
- Sorteio entre as pessoas que estiverem “assistindo” o dotCast Music 20 ao vivo no dia 29 de Outubro as 22hs (vários prêmios!!).
- Sorteio entre membros da comunidade do dotCast no Orkut
- Sorteio entre todos os comentários do dotCast Music #19 e dotCast #39 (comente para concorrer!)
- Os 2 primeiros que responderem para dotcast@dotgospel.com corretamente a data escondida (dia, mês e ano) nesse dotCast!

VENCEDORES (Resposta correta: 11 de Julho de 2003):

23/10 – 22:10 – Luan Fillipy – Cd da banda Nova Versão (Esperando a Vida Mudar)

23/10 – 23:50 – Eduardo F – Cd da banda Ide Rock (Na estrada)

Estão concorrendo todos os comentários do Music #19 e DotCast #39, RT do link oficial da notícia da promoção, membros do Orkut, quem responder primeiro a “surpresa” do dotCast #39 e todos que participarem do Chat ao vivo no USTREAM dia 29 de Outubro as 22hs.

[Confira no programa todos os detalhes da promo e a relação dos artistas e prêmios]

dotLinks:

DotScrap:

Duração: 74 minutos

(parental advisory:  conteúdo extremamente global)

Para baixar o arquivo em audio, clique com o botão direito em download e depois em salvar como.

 
icon for podpress  dotCast #39 - Alta Qualidade: Play Now | Play in Popup | Download

 
icon for podpress  dotCast #39 - Baixa Qualidade: Play Now | Play in Popup | Download
icon for podpress  dotCast #39 (RAR - Parte 1): Download
icon for podpress  dotCast #39 (RAR - Parte 2): Download

40 Comments

  • [...] This post was mentioned on Twitter by Rafael Pepe, samuelvarela. samuelvarela said: RT @rafapepe: dotCast 39 – Globo x Record!!! http://migre.me/9LIH – Comente e concorra a mais de 30 prêmios!! [...]

  • [...] This post was Twitted by KelVelzi [...]

  • Renato Cavallera outubro 23rd, 2009 16:55

    - Sobre o chute na santa, foi dito que foi um fato isolado. Eu discordo. Isso aconteceu porque a cultura criada dentro da IURD é voltada para atacar a Igreja Católica, se o Bispo chutou a santa foi porque ele aprendeu sobre isso na IURD. Um exemplo é só olhar o site da IURD e ver que lá são tratados apenas de notícias sobre a igreja, notícias sobre perseguições contra cristãos e erros da igreja católica, alias, principalmente isso, erros da igreja católica. Isso pra mim já é pelo menos incitar a acontecer essas coisas, como foi o episódio da santa.
    - Discordo da Laila a respeito que a Globo tem problemas com a Igreja evengélica. A “guerra” começou quando a Record foi comprada pela IURD, a Globo não queria e por isso todo esse ataque. Todos os pastores retratados na programação da Globo tinham todo o esteriótipo dos pastores da IURD. Já os pastores bons, como o de uma novela recente, tinha o esteriótipo da Bléia.
    - Falar que a Globo mete o pau em religiões com excessão do espiritismo é maluquísse, visto que a Globo é uma emissora assumidamente CATÓLICA, de família tradicional católica. Um exemplo de que a Globo não é assim, é que ela percebeu que existia essa imagem de que odeia tudo menos os católicos e espiritas que desde o ano passado vem inserindo na programação muitas séries, reportagens e outras coisas falando sobre várias religiões e como trabalham. HOJE, sexta, a Marina de Oliveira teve uma matéria só dela no Bom Dia Rio, principal noticiário da manhã carioca. A série Sagrado e a sobre obras sociais também mostram a vontade de mudar a imagem que eles não querem passar, os ataques a IURD continuam, mas as outras igrejas eles falam bem.
    - O lance da Renascer, é verdade, eles também dão ênfase nas erros dela, mas é com o mesmo peso de outras emissoras, alias, sobre a Renascer a Globo falou menos do que a própria Record, a Band e o SBT, mas o que pode ter ocasionado isso foi o fato de jornalistas e fotografos da Globo e do O Globo, foram agredidos pelos membros da Renascer quando quiseram tirar fotos e escrever sobre o desabamento. Em geral são os evangélicos que dão o porque dos católicos poderem falar a besteira que quiserem deles.
    - O programa Sagrado não passa tão cedo, ele é exibido a primeira vez às 6:05 AM, depois é exibido e discutido no Mais Você e no domingo ainda é rereexido em formato resumo.

  • Beto Rodrigues outubro 23rd, 2009 16:56

    To baixando , deve ta show , naum vejo a hora de ouvir

  • Renato Cavallera outubro 23rd, 2009 17:20

    - O terreno da Globo no Rio é concessão do Governo, simples isso. Qual governo não iria querer que uma grande empresa abrisse sua central em seu território? É simples, trilhões de montadoras no Brasil também usam desse recurso até hoje. O mesmo vale para o dinheiro do BNDS, o Record não fala, mas a Globo também ganhou concessão para esse EMPRESTIMO que por sinal acho que ainda não foi pago ou ainda não terminou de pagar. O Criança Esperança por outro lado tem trocentos órgãos fiscalizando, como a ONU e a UNESCO. A Globo não leva nenhum dinheiro dele, mas vende o horário para anunciantes e tira o cascalho dela assim.
    - Na boa, convenhamos a Record só é segunda na audiência porque o Sílvio Santos caducou nesses últimos anos e 40% da audiência é formada por frequentadores da Universal. Pesquisas já apontaram que onde a IURD não é forte a Record também não é. Na minha opinião a Record é só uma genérico dos programas sem conteúdo da Globo.
    - A Universal se tornou empresa sim…. dizer que não só porque está em nome de pessoas físicas não quer dizer nada, já que as pessoas físicas são da Universal. Assim também como dizer que as empresas são só para a Universal é outra coisa que está errada. Porque a Record então tem comerciais, programas voltados para todos os publicos que contrariam a doutrina de sua própria igreja e tudo mais?

  • Muito legal esse pod sobre um dos assuntos mais polêmicos e que está na boca do povo. Essa história da santa deu o que falar mesmo. Tõ tentando ouvir mas meu computador ta dando pau. Eu acho que não vou conseguir mandar o e-mail da promoção :-(

  • Renato Cavallera outubro 23rd, 2009 17:59

    - O fato da Igreja Universal pagar para a Record para ter horário da grade da emissora já poderia ser considerado como lavagem de dinheiro. Visto de que é o dinheiro do dízimo dos fiéis da IURD sendo injetado sem impostos diretamente na Record que possuem os mesmos donos, além do mais é totalmente desnecessário pagar pra si mesmo. Isso é uma das “gambiarras” que a Record não fala, mas é contra a lei e todo o ano é investigado pela receita federal.
    - A Record é lembrada SEMPRE, desde que a IURD comprou e desde sempre é “perseguida”.
    - Uma coisa que deveria ser lembrada e foi falada por parte é o fato que essa última grande investigação foi criada pelo Ministério Público e a Record jogou para os fiéis da IURD que foi a Globo que criou isso, o que é mentira da IURD. Além do mais a Record/Universal claramente usou a Globo como bode espiatório no caso, colocando a culpa nela e desviando o foco para quem realmente fez a denuncia.
    - Marco, eu também tenho uma teoria sobre isso, ela é totalmente o contrário da sua. Na minha teoria a Globo já estaria sendo informada sobre a investigação (visto que o promotor que fez a denúncia é macomunado com a Globo) e aproveitou disso para conseguir ibope, tanto que algumas semanas antes a Globo e várias empresas do grupo notíciaram várias e várias coisas boas sobre os evangélicos e de repente pararam e exatamente uma semana depois a denúncia foi acatada pelo Ministério Público. Na minha opinião a Globo apenas usou isso para mostrar que a Record é a errada e tentar aumentar já a grande vantagem dela no ibope.
    - Sobre o Ibope, a Record só foi líder no dia seguinte da denuncia ter sido acatada e mesmo assim por apenas 5 horas no dia, perdendo nas outras 19 horas, mesmo assim foi o Record de liderança da Record na história. Mas, na boa? Eu também ficaria com a TV ligada na Record o dia inteiro só pra ver o que eles falariam sobre a denúncia e foi assim, que segundo os especialistas, a Record conseguiu aquele Ibope naquele dia. O R7 foi lançado creio que 2 meses depois e não na semana seguinte, e desde então seu número de acessos vem caindo vertiginosamente, ainda mais para um portal cujo investimento foi de 150 Milhões e estreou cheio de bugs e com péssimas críticas. Alias, por bem menos eu faria um portal igual para eles, no Rio esse custo para o site chamasse super faturamento, mas não há nada provado. Ainda sobre o R7, na verdade o G1 e o IG também tiveram um número absurdo de acessos no dia da estreia do R7, visto que as pessoas entravam no portal da Record e viam nele a xerox dos dois sites e ia conferir se era verdade. Um dos maiores fiascos do R7 foi esse.
    - Sobre a arrecadação em dinheiro ela deve ser declarada pela igreja, toda e qualquer arrecadação tem que ser declarada pela igreja, o problema é que a igreja pode passar a sacolinha e declarar só 2% dela, e desses 2% nada terá imposto ou algo assim. Isso no Brasil ainda é muito mal fiscalizado.

  • Renato Cavallera outubro 23rd, 2009 18:26

    - Já li “O Bispo”. Ótima livro de ficção. auhAUHauHAuahUAh
    - Eu acho interessante essa afirmação de que “Record não é IURD e IURD não é Record”, na hora de pedir dinheiro pros fiéis pra comprar ela e pagar as dividas a “IURD era Record e a Record era IURD”, né? Dessas coisas eu me lembro bem.
    - Minha opinião final é a seguinte: também sou totalmente contra tudo isso, não há um certo e nem um errado na história, os dois estão errados. A Record pelo histórico e por tentar ser a Globo e a Globo por ser a Globo. Mas mais errado ainda é aquele que acredita incondicionalmente no que quem tá lá na frente fala. Se a Globo fala mal da IURD o cara vai lá e acredita, se a Record fala mal da Globo o cara vai lá e para de ver a Globo. Isso é falta de cérebro. Cada um faça sua opinião de acordo com o que sabe e não de acordo com o que a mídia publica. Detalhe: eu que sou da mídia e estou falando isso porque sei como é dentro dessa bolha, então abra teu olho e desligue a TV e vá estudar.

  • 1ª vez que eu escuto o DotCast, confesso que esse tema não é o que mais me atrai, pois é uma briga meramente empresarial… p/ mim a record não é uma emissora cristã, pois a programação é voltada ao secular… e a “justificativa” de alto custo na manutenção de uma emissora não cola, pois confessa que está abrindo mão dos principios do reino para arrecadae… não tem como servir a dois deuses!!!!

    quanto a globo a historia dela fala por si só!

    quero presente…hehehe

  • Renato Cavallera outubro 23rd, 2009 18:36

    - Só gostaria de deixar BEM claro que também não tenho nada contra os IURDianos, apesar de ter que aturar muitos barra pesado lá no Gospel+, mas sei que existem pessoas como o Alexandre que simplesmente não saem xingando e amaldiçoado as pessoas, que são pés no chão e não só pés na denominação.
    - Agora gostaria de saber do Alexandre porque você, sendo obreiro e estando na IURD a 20 anos, porque não se tornou Pastor?

  • O que sei que o pior é que estão escadalizando a palavra de Deus.

    Religião não salva e nem nunca vai salvar a vida de ninguem.

    Quem convence o homem do pecado da justiça e do juizo? a IURD ou o ESPIRITO SANTO?

    Se pessoas relamente são salvas na IURD, não é por causa dos pastores que concordam em pregar a tal doutrina da prosperidade(Jesus pregou tanta humildade e simplicidade cara!) e sim porque Deus os salva.

    abraço!

  • Respodendo ao Renato Cavallera.

    Eu não fui pastor acredito que Deus me chamou pra ficar no “átrio”, pra ficar na igreja, trabalhando com os membros e não pra ser pastor. Eu não tive esse desejo.
    Mas eu me converti aos 14 quase 15 anos em 1990. Trabalhando com grupo jovem e em pouco tempo me vi envolvido com música (estudei música/dança 2 anos), teatro e comunicação. Por incrível que pareça o adolescente gago e que falava (ainda falo) rápido demais virou Formador de Opinião.

    Pronto, a partir de 1991, passei a me envolver mais com a junventude, trabalhos em comunidade, banda, trabalho com drogados, hospital e não parei e quando jovem fui militar e nesse momento do militarismo tinha a escolha, ser pastor ou ficar na obra fazendo o que gosto de fazer, ser útil em todas as áreas que minha igreja precisava, como sou até hoje como o assunto necessita de informática, video, som, fotografia e textos.

    Alguém tem mais perguntas?

  • Ao Luciano Regis,
    Não houve debate sobre a manutenção da emissora e através da Laila, houve o comentário do alto custo de manutenção de uma igreja.

  • *O que há por trás dessa guerra é um grande jogo de interresses e poder. Nenhum dos lados está certo nessa história.

    *Acredito q por trás da Globo haja muito mais do que possamos imaginar. Inclusive ela tem grande influência em vários momentos da história recente do Brasil.

    *Eu sempre quis muito que uma Tv competisse com a Globo de igual pra igual, mas não a copiando. É importante destacar que a Record copiou descaradamente a fómula do sucesso da Globo, exibindo novela atrás de novela. Sem contar os inúmeros atores/atrizes/apresentadores que migraram pra emissora do bispo.

    * Não acredito nessa história que ”A malvada Rede Globo quer destruir a imagem dos pobres evangélicos”.

    *Vez por outra, nos anos 90, se via críticas da Record em relação a ”imoralidade” existente na programação da Rede Globo. E agora? Onde foi parar o discurso? O que eu vejo é uma emissora identica a outra.

    Por isso eu prefiro mil vezes assistir Chaves no Sbt.. Hahaha

    Sobre a igreja Universal, eu queria compartilhar algo com vocês: Um amigo meu, que aceitou Jesus na mesma época que eu, em 2007, entrou pra Universal no final do mesmo ano. Com menos de um ano na igreja ele virou Pastor… Isso mesmo, acreditem… O cara com 1 ano e alguns meses de cristão(e menos de 20 anos de idade) já era Pastor. Recentemente ele cansou do ”ministério” e chutou o balde.

    Aaah sim, queria dizer q conheci o Dot há alguns dias e tou achando show de bola. Baixei vários e estou sempre ouvindo no caminho de casa pra faculdade. Um dia eu ainda faço uma loucura como a dos caras q viajam o Brasil de bike. Eles tavam aqui no meu bairro em João Pessoa, mas só ouvi o programa bem depois… Queria ter conhecido os malucos.
    Valeu, galera. Deus abençoe!

  • Uhuuul, muito bom o Cast39.
    Pra mim a televisão inteira é uma baita manipuladora e o povo sempre acaba caindo, o fato é que a Globo é a mais experiente no ramo, tem mais credibilidade e tudo que ela fala é praticamente lida como lei.
    Não sei se vejo ela como a maior perseguidora dos evangelicos, mas sim, vejo como um canal usado para atingir, sempre que tem oportunidade todas as religiões, exceto o espiritismo que ela parece abraçar e levantar bandeira.
    Eu pessoalmente, procuro assistir televisão com um olhar bem critico e tentando nao me deixar levar por tudo que passa, fruto tb das minhas aulas de comunicação da faculdade.
    Quando vc começa a estudar a fundo como tudo rola, como é feito as coisas por tras de tudo, vc aguça seu senso critico.

  • Ah, vale salientar que o programa “Sagrados” que foi citado é apresentado no fds depois da missa! hahaha
    Interessante né?

  • ACONTECE QUE, NA IGREJA UNIVERSAL DA’ DINHEIRO QUEM QUISER.
    MAS QUEM PAGA AS CONTAS DA GLOBO EH O CIDADAO BRASILEIRO, QUE CONTRIBUI COM SEUS IMPOSTOS.

  • Bem,(muita coisa pra comentar).
    Penso que a Igreja não seja tão separada assim da emissora, que foi comprada para um projeto missionário, certo?
    Não acredito que a igreja pague pra usar o horário, afinal a campanha para compra da Record era só pra abençoar a vida do Edir Macedo??
    Ao meu ver a igreja, a emissora e as tais empresas q foram criadas em função da igreja tenham clara conexão entre si.
    Dai onde pode surgir o esquema de fraudes…

    Sobre a teoria da conspiração acho complicado falar da denúncia pelo Ministério Público, já que ela é feita com base na investigação feita pela Receita Federal.

    E, ao que me parece, se foi decretado sigilo os fatos não podem ser comentados pelo jornal da Universal, sigilo é sigilo.

    Pra mim todas as informações são manipuladas, por isso eu ouço a voz do Brasil, notícia nua e crua.
    Só acho que a Globo tomou uma postura muito diferente do costumeiro, já q geralmente não comenta de outras emissoras e isso é curioso.
    No mais a denúncia do MP deve estar justamente falando sobre a falta de pagamento de tributos… Já que a igreja é isenta, mas as empresas e a emissora não.

    Não me considero uma telespectadora, mas o pouco que sei é q a imagem do cristão é sempre representada como de ignorante, abobado ou como enganador, mas essa é a imagem do povo em geral.

    Me empolguei, tenho mais comentários, mas paro por aqui.
    Segunda vez que estou escutando mesmo, mas gosto bastantão daqui…
    Ahhh mandei o email!
    Abs.

  • [...] Ouça Agora! [...]

  • motivo: a record vem crescendo na audiencia, e a fazenda incomodou mutio a Globo

  • RaphaelGarcia outubro 25th, 2009 17:58

    Pode até existir uma perseguição da globo aos evangelicos, mas antes de falar isso, eu prefiro observar os evangelicos e tentar analisar de outra forma. Acho que a globo só passa o que ela vê. Será que não é isso que a igreja evangelica mais transperece hoje? A mmaioria das igrejas estão adotando a teologia da prosperidade, e nela os caras pedem dinheiro mesmo. A IURD é uma delas, faz um terrorismo descarado. Podem até dizer que não obrigam ninguem a dar grana, mas só de falar que as bençãos dependem da sua doação, deixa claro que é preciso desembolsar algo pra ser abençoado! A globo pode até exagerar, mas o que ela passa acho que é o que realmente eles veem! A igreja evangelica no Brasil hoje está fazendo pouca diferença, infelizmente! Estamos mais em evidencias pelos nossos erros e não pelos nossos acertos.

  • Muito bom o podcast…
    Eu preferi nem ver essas reportagens na tv sobre essa briga Globo vs Record… Só li algumas notícias que saíram na internet e alguma repercussão nos podcasts.
    Pra mim isso tudo é uma perda de tempo pois não vai mudar em nada a forma que as emissoras em questão trabalham.
    Isso, de certa forma, só serviu para manchar um pouco mais o nome dos evangélicos.

  • Acho que as duas emissoras são farinha do mesmo saco!
    E é impossível acreditar que a Universal seja um igreja…tá longe disso!

  • Eu acho que a Globo não persegue os evangélicos e sim a “Igreja” Universal. Que deve ser por causa da Record que esta sempre tirando a audiência dela.
    Edir Macedo além de ser bispo ele é presidente da record e usa a igreja para ganhar dinheiro, ao invés de se preocupar com as almas.
    Por isso eu só assisto Cultura rs

  • Em minha opinião, essa briga entre Globo X Record(IURD) é uma discução do sujo falando do mal lavado, do podre falando do extragado, do corrupto falando do desonesto.

    Pra mim são duas empresas corruptas, tendenciosas e sensacionalistas, que usam seu hórário de programação para promoverem seus interesses pessoais, que nada tem haver com o interesse da população.
    A Globo já tem um histórico vergonhoso de corrupção e manipulação da opinião píblica, já a Record é ainda pior, porque usa da influência e do dinheiro dos fiéis da EMPRESA Universal do Reino de Deus, pelos mesmos objetivos.

    Em meio a tudo isso, ao menos uma coisa boa surge para os teleespectadores. A queda da hegemonia da rede Globo na formação de opinião no Brasil. Infelizmente veio através de outra emissora de princíos tão duvidosos quando a Globo.

  • Eu acho que o Renato é neto do Roberto Marinho.

  • hahahaha.. ótima Valder!

  • Jesus falou que nós Cristãos seríamos odiados, assim como à Ele odiaram. Pois então, que vai adiantar ficar discutindo quem ta certo quem ta errado. Tem muita gente aceitando a Cristo e precisando aceitar. Não adianta nada ficar discutindo isso. O que importa é que nosso Senhor Jesus está voltando e devemos manter nossa fé viva e nossos olhos nEle. Deus abençoe a todos.

  • Dizer que IURD não é empresa é no mínimo querer chamar a todos nós de imbecis. Um grande negócio que traz a denominação “evangélico”. A IURD destruiu o referido termo que hoje significa algo como débeis mentais. Tenho nojo das práticas universalésticas de cobrança financeira e manipuladora. Frases como: “Não aceito menos que mil reais! Será que você já ouviu algo do tipo, sr. Alexandre?

    Qualifico como criminoso o que estão fazendo com milhares de pessoas, que por ignorância continuam seguindo àquele cuja mão não sai dos seus bolsos. Lamentável.
    Triste também é a palavra do sr. Alexandre quando diz que a IURD isola-se em seu mundo não participando dos movimentos junto com outras igrejas. Me espanta como falam isso com naturalidade. Naturalidade cristã. Amor puro sendo demonstrado. Parabéns.

    Enfim, o dotcast acerta mais uma vez no tema e no âmbito das disputas da TV, a Globo faz um ótimo serviço ao atacar mercenários, bandidos e manipuladores da fé alheia, que sem nenhum pudor, levam as migalhas do pai de família, que por incidente do destino, adentra templos majestosos, saindo de lá quase sem as ciroulas.

    Tô com a Globo.

  • [...] – Quem twittou esta mensagem – Quem é membro da comunidade do dotCast no Orkut. – Quem comentou no dotCast Music #19 e no dotCast #39 [...]

  • Até q enfim um temão. Os dois últimos, pelo menos, estavam muito viajandão………..

    Globo x Record é no fim uma guerra comercial, não religiosa.

    Globo é a Globo, tem apenas compromisso com ela mesma.
    A questão é que a Record se julga um bastião da verdade e da liberdade da informação, quando na realidade ela quer é tomar o lugar privilegiado da Globo e exercer o mesmo tipo de monopólio. Os programas da Record descaradamente copiados da Globo dão prova disso. Eles estão seguindo a fórmula de sucesso da concorrente. Não estão criando nada novo.

    Como evangélico, não me sinto representado pela Record por estar ligada a um denominação religiosa. Aliás, sinto até aversão. A Universal é classista, não se mistura, como foi falado. Quer ser monopolista na religião assim como a REcord quer ser monopolista na comunicação.

    Ainda prefiro a Globo pela qualidade, capacidade de produção e pioneirismo. Mas não boto a mão no fogo por ninguém. Não há inocentes nesta história.

  • Muito importante a discussão. Tudo que de uma forma ou outra envolve religião, principalmente a evangélica, deve ser do nosso interesse como cristãos. Não que tenhamos que ter esse rótulo de “religioso”, “evangélico”,muitos nem gostam, apesar de terem sua crença pessoal e até estarem vinculados à uma igreja/denominação. Eu particularmente não gosto de me identificar como parte de uma religião, mas sim de uma fé que é fundamentada na Bíblia, mas acontece que as pessoas sempre vão nos ver como “evangélicos”; é essa forma mais simples de falarmos às pessoas no que acreditamos.
    Por isso acredito que essa discussão envolvendo rede globo e rede record, com a iurd (uma igreja que se diz, evangélica)também no meio de tudo isso, acaba nos atingindo como cristãos que somos. As pessoas vão sempre querer nos questionar a respeito, principalmente se todas acusações contra a iurd forem verdadeiras.
    Por isso foi de grande valia a escolha do temão, principalmente porque tivemos uma pessoa membro da iurd na discussão.
    Quanto ao assunto, minha opninião se assemelha a de muitos. O que se tem em primeiro lugar é uma grande concorrência de monopólio entre globo e record, onde vale tudo. O triste incidente, se é que podemos chamar assim, é que o vínculo record/iurd compromete muita coisa, principalmente a imagem (negativa) das igrejas evangélicas como um todo.

    na expectativa da promoção
    Parabéns ao dotcast!

  • Excelente DC acho que faltou uma participação especial do Renato para tornar-lo mais polêmico.
    Depois desse episódio, mudei algumas opiniões que tinha a respeito da IURD. Parabéns pelo ótimo trabalho desempenhado e que venham mais 40 episódios.
    Vida longa e próspera (sem piadinha) para o Dotcast.

  • muito bom! que tal um dotcast sobre dízimo?

  • eu sou a favor da universal…

    (na verdade estou comentando somente por causa dos prêmios…)

  • E aí galera, beleza?!

    Bem, ouvi o cast na semana passada, mas só agora pude comentar mais tranquilamente. Rs. Então vamos lá! Em primeiro lugar quero comentar sobre o que disseram sobre a Globo ser preconceituosa com os evangélicos… Acredito que só quem não foi observador o suficiente para perceber que durante anos essa afirmativa foi e continua sendo verdadeira, e não falo apenas por achar, mas por fatos que confirmam essa condição. Fui funcionário de uma emissora filiada à rede Globo por um período breve de 1 ano, mas pude presenciar o quando as informações, divulgações, notícias que colocam em evidência o povo evangélico são minimizadas ou até mesmo não são levadas em consideração, não são divulgadas; e quando são, na maioria das vezes o assunto é abordado de forma pejorativa.

    É certo que recentemente a Globo tem mudado um pouco sua postura, tendo em vista algumas matérias que foram veiculadas em programas do horário nobre, com um tempo bem mais expressivo e com uma visão bem positiva do trabalho feito por algumas entidades evangélicas… Esse é um fato que reafirma o papel que as emissoras deveriam ter, imparcialidade nas notícias. Por um lado isso é muito bom, pois todos nós brasileiros temos direitos iguais, inclusive os de outras religiões, mesmo não sendo evangélicas. Mas, por outro lado isso me deixa um pouco intrigado, pois ninguém muda assim da noite para o dia… Bem sabemos que o “poder” das instituições evangélicas vem crescendo de maneira muito forte e muito presente em todos os âmbitos da sociedade; esse “poder” já é bastante representativo demograficamente, o que nos dá uma margem para muitas interpretações…

    Agora, partindo para outro assunto que foi questionado… Uma coisa importante que gostaria de colocar é sobre o poder que não só a rede Globo, mas todas emissoras detêm, o de influenciar culturalmente as pessoas, as famílias, um país inteiro. Acredito que, se ainda estamos nesse estado deplorável, culturalmente falando, em parte é culpa dessas emissoras que alimentam a nação inteira com futilidades, com ignorância, com um veneno que impedem as pessoas de sequer reagirem, e o pior é que elas não sabem disso. Querem um exemplo melhor do que as recentes contratações do SBT e da Record?! Eliana e Gugu. A única coisa que aconteceu, é que eles mudaram de canal, uma permuta que culminou na mesma asneira de sempre!

    Como eu ouvi o cast na semana passada, eu não lembro de todas as colocações que fizeram, mas eu me recordo de alguém ter falado sobre as novelas; eu gostaria de comentar sobre isso também. Eu sei que alguns de vocês podem achar as novelas da Globo boas, mas vou deixar minha crítica aqui também… Vocês já perceberam que toda novela das 08 tem quase o mesmo enredo? A maioria delas gravadas no Rio de Janeiro com aquela trilhazinha manjada de bossa nova… Que é isso gente, o Brasil não se resume a uma “criatividade” medíocre dessas, o que é que esses caras fazem da vida que não conhecem sequer a diversidade cultural que este país têm? E as novelas que tentam passar o regionalismo? Geralmente todas elas saem com concepções totalmente equivocadas, deturpando e desrespeitando a cultura brasileira! É um absurdo!

    A minha última colocação é sobre as igrejas grandes e o desvio de doutrina… Bem, isso é algo que é impossível não acontecer, certamente o líder não conseguirá ter controle completo sobre a igreja, é por isso que sou contra as igrejas com “dono”, e isso é algo que está infestando o Brasil, infelizmente. Nessas igrejas é esse “dono” que diz o que pode e o que não pode, o que deve e o que não deve, quando ir, quando ficar, o que fazer, a voz final é dele! O cara é um semi-deus, incorruptível! Na minha opinião, aquela velha assembléia ainda é muito importante, a divulgação do balanço financeiro da igreja, a atenção ao cumprimento das escrituras, o zelo… E por aí vai! Ou seja, a consciência que todos somos iguais, pecadores, mas que fomos alcançados pela mesma graça e juntos trabalhamos em prol do reino!

    É isso amigos e irmão dotianos, como sempre é ótimo estar aqui com vocês e fazer parte dessa família!

    Forte abraço,

    Valder

  • sinceramente falar de religião é chato, falar de IURD É uma merda… não ia escutar esse dotcats ai não… mas serve pra ter argumento sólido quando as bestas quadradas do gnoticia começar a me xingar

  • Tinha algumas coisa que já sabia, mas muitas outras que nem fazia idéia. Realmente, muito esclarecedor…
    Quanto a conclusão disso tudo, acho que quem acaba perdendo mesmo é o povo, pois ao invés de esse corpo (o povo) ser o favorecido com a lucratividade e interesse dessas emissoras, terminam sendo simplismente pegos de supresa e arratados em meio a essa confusão.
    Fala sério!! Em pleno século XXI e ainda agimos como crianças… somos portanto, maiores colaboradores disto do que aqueles que a proporcionam.

  • [...] Teia de Podcasts – Dotcast 39, com o Marco – Podcast Imediato 2, com QGnet – Teste, você sobreviveria a um apocalipse zumbi ? (em [...]

  • Quanto tempo que não ouvia a introdução!
    Essa disputa hoje me parece por audiência somente. A perseguição religiosa já existia na forma de desprezo por parte da Globo e outras emissoras.
    A temática religiosa da Globo sempre foi espírita ou católica.
    O programa Sagrados tem um site: http://www.sagrado.org.br com os vídeos dos programas. É bem legal mesmo, e ainda não percebi tendênciosidade.
    Criança Esperança é furada só pelo embaixador: o Didi é uma farsa como pessoa.
    O Projac também era propriedade do Governo.
    O Projeto Nordeste foi deprezado totalmente por muita gente que poderia ajudar, e é uma excelente idéia: http://www.projetonordeste.com.br
    Sobre a formação de obreiros e pastores da Universal, será que a mudança na formação desssas pessoas é devido ao crescimento da igreja? Essa era pro Alexandre…
    A Universal se isolou como muitas outras denominações, mas como ela tem mais patrimônio, seu destaque é maior.
    ##
    Essas trocas de servidores apagaram meus coment’s dos primeiros casts…
    Meu kit!! Vou achar o Renato…
    O 12562756274º que mandar o e-mail ganha alguma coisa?
    ##
    Apesar de ser idependente a Record da Universal, esse vínculo sempre vai gerar polêmica.
    Essa teoria da conspiração para ganhar a liderança e lançar o portal R7 (que ainda é bem ruimzinho) é bem considerável…
    Eu gostaria de ver a Record ganhando espaço com programas de idéias novas, sem imitar a Globo.
    O fato é que a TV aberta no Brasil não tem qualidade
    ##
    Não achei a mensagem escondida…
    ##

Deixe seu comentário





Atenção à gramática. Não coloque comentários em caixa alta. Algumas tags html liberadas.

Feed!

Coloque seu e-mail abaixo:

Categorias

BlogBlogs.Com.Br